Bons vendedores são essenciais para qualquer ramo de negócio, afinal são eles os responsáveis por entregar o resultado do esforço coletivo de toda a empresa para o cliente. Para isso acontecer, é necessário que ele consiga transmitir todas as qualidades dos produtos e serviços ao potencial cliente. Na teoria parece simples, mas na prática existe uma série de fatores que diferenciam um vendedor comum de um vendedor de sucesso.
Veremos no decorrer do texto as principais características que fazem com que as vendas aconteçam.
4 Diferenciais de um vendedor de sucesso
1. Atitude vendedora
Falaremos primeiro sobre a atitude de um vendedor, pois, sem esse atributo, tudo o que veremos em seguida não servirá de nada. Há uma história de um vendedor de uma indústria de sapatos que estava sempre reclamando por não receber as oportunidades que merecia da direção de sua empresa, até que um dia recebeu uma grande chance: foi enviado como único representante da empresa para um pequeno país na África. Chegando lá, logo notou que as pessoas daquele país não costumavam usar sapatos, e por isso ficou muito chateado com seus gestores e pediu para retornar ao Brasil.
No mês seguinte a empresa enviou outro vendedor para o mesmo país, que, ao final de uma semana, pediu que fosse enviado um navio carregado de mercadorias. A justificativa era simples: se ninguém tinha sapatos, ele tinha um grande mercado para explorar.
A partir desse exemplo é possível notar que o simples modo de encarar as oportunidades e as dificuldades enfrentadas faz toda a diferença para um vendedor. Enquanto alguns se apegam e se deixam abater por pequenos problemas, outros são capazes de enxergar oportunidades.
2. Persistência
Ter muita persistência é outra característica básica para o sucesso nas vendas. A verdade é que é muito comum ter propostas rejeitadas, mas cabe a cada um conseguir tirar o melhor proveito disso, identificando os fatores que levaram à negação e buscando evoluir para não pecar novamente na próxima venda.
Além disso, é preciso compreender que muitos potenciais clientes tendem a dizer “não” na primeira abordagem por uma simples pré-disposição a recusar, sem nem mesmo pensar a respeito dos produtos e serviços. Sendo assim, muitas vezes insistir um pouco pode fazer a diferença e mudar a situação – mas sempre tomando cuidado para não ultrapassar o limite.
3. Ambição
O vendedor de sucesso não limita-se ao que a empresa exige dele, ele busca estar em evolução constante para ser o melhor. Para isso, impõe a si mesmo metas pessoais e vai em busca delas com toda a vontade do mundo. É sempre bom lembrar que quem busca o local mais alto nem sempre chega lá, mas com certeza chega bem mais longe do que aqueles que se propõe a chegar apenas até a metade do caminho.
4. Trabalho duro
Assim como em qualquer outra profissão, não basta ater-se às características principais e achar que tudo vai se resolver sozinho. Por mais que todas as características apontadas sejam potencializadas, é só a partir do trabalho duro que o sucesso virá. Não será do dia pra noite – muito pelo contrário – levará tempo e esforço para chegar lá.
Você adicionaria mais alguma característica que diferencia um vendedor de sucesso? Deixe seu comentário!