Home > Administrativo e Financeiro > Avaliação Patrimonial > Avaliação patrimonial: o que é e quando aplicar
o-que-e-avaliacao-patrimonial

Avaliação patrimonial: o que é e quando aplicar

Como uma assessoria especializada pode ajudar uma empresa ou pessoa física a realizar uma avaliação patrimonial de qualidade?

Manter atualizado o valor dos bens acumulados com muito esforço é uma condição necessária para se ter ideia de como anda a saúde financeira da empresa ou da pessoa física.

A avaliação patrimonial é uma ferramenta que indica, com precisão, a direção que se deve tomar com relação aos investimentos.

Além de proporcionar uma tomada de decisão consciente, racional e de forma segura para reduzir riscos nos investimentos e projetos, conservando ou aumentando o valor patrimonial.

O que é a avaliação patrimonial?

Uma avaliação patrimonial toma sempre por base as demonstrações financeiras da empresa, utilizando os seus números contábeis para fazer a apuração do real valor de seu patrimônio líquido.

No entanto, a avaliação patrimonial deve utilizar uma série de fatores para conseguir fazer a apuração real e atual do patrimônio da empresa.

Esse fato se dá, principalmente, em virtude de serem lançados na contabilidade os valores de compra de equipamentos, utensílios, máquinas, imóveis e outros itens que fazem parte do ativo imobilizado, criando assim um custo histórico, sem que se tenha os valores atualizados desse ativo.

Uma boa avaliação patrimonial que reflita a situação atual do patrimônio líquido, deve utilizar métodos para atualizar os valores.

Na contabilização, que trabalha segundo o princípio de competência, deve associar os valores aos conceitos de realização de receitas em confronto com as despesas.

Isso leva a demonstração total sem uma consonância com relação aos ativos, principalmente quando nos focamos no conceito do valor real de um bem no tempo, que deve ser atualizado segundo sua idade e o risco a ele associado.

A contabilidade tradicional possui algumas formas de atualizar os valores, mas nem todas as operações podem trazer à mostra os valores reais dos bens.

Algumas operações, entretanto, não são registradas nas demonstrações contábeis, como por exemplo, as operações de arrendamento mercantil, as garantias oferecidas e os derivativos.

Além dos ativos intangíveis, como o goodwill, que é um ativo intangível decorrente da aquisição de uma empresa por outra, onde geralmente existe uma diferença entre o valor pago e o valor patrimonial dessa empresa.

Embora a contabilidade possua diversas técnicas, acaba trabalhando através dos registros por valores de entrada e não por valores de saída.

O melhor modelo de avaliação patrimonial deve fazer com que os ativos sejam precificados por princípios que não sejam tão divergentes dos seus valores de mercado.

A avaliação patrimonial precisa mostrar o seu real valor de patrimônio, uma informação útil que serve como ponto de partida para a correta análise da situação econômica e financeira da empresa.

Para que seja um retrato fiel dessa situação, a avaliação patrimonial deve seguir procedimentos técnicos de avaliação do bem dentro de uma metodologia que é definida pela ABNT, pelo IBAPE e pelo INMETRO, através de suas normas técnicas.

Evidentemente, é um trabalho bastante complexo que exige a participação de técnicos especializados de empresas que possam fazer essa avaliação, utilizando o conhecimento de economistas, de contadores ou mesmo de engenheiros que saibam aplicar as normas técnicas e aplicá-las na avaliação patrimonial.

Onde a avaliação de patrimônio é aplicada

onde aplicar-avaliacao-patrimonial

Um laudo de avaliação patrimonial é um documento que resulta do estudo técnico, sendo o melhor informativo para dar sustentação às operações da empresa, como podemos destacar:

  • Operações de compra, venda e locação que é a finalidade mais comum quando se trata de compra ou venda de imóveis, ou mesmo ao se buscar a avaliação de máquinas, equipamentos e outros bens ativos envolvidos em qualquer transação comercial;
  • Incorporação, fusão ou cisão que são operações que precisam do real valor dos ativos da empresa antes de sua realização, já que, em sua maioria, o valor contábil não reflete o valor real do bem ativo;
  • Garantia para financiamentos quando a avaliação patrimonial é o principal suporte para essas operações, comprovando para a instituição financeira o valor real dos bens oferecidos em garantia;
  • Operações de seguro quando a empresa pode oferecer um valor real para contratar o seguro mais adequado, evitando disparidade em seus valores de contratação;
  • Avaliação econômica ou Valuation que tem como objetivo avaliar o valor do negócio, ou seja, o valor comercial da empresa, quando se apresenta o valor real dos bens tangíveis e intangíveis;
  • Demonstrações contábeis fornecendo um laudo que pode dar suporte à legislação e aos pronunciamentos técnicos, como a determinação da vida útil do bem e o seu valor residual.

A adequação das normas contábeis brasileiras às normas internacionais exige que uma empresa nacional tenha a sua avaliação patrimonial dentro do exigido. Uma vez que toda e qualquer documentação deverá seguir novos formatos, tanto para licitações quanto para operações financeiras.

Além de todas essas utilizações, a avaliação patrimonial também poderá atender outros requisitos, como a avaliação de ativos biológicos, para as empresas que atuam em agronegócio ou mesmo para contratos de concessão.

O empresário que percebe essa necessidade deve buscar a ajuda de empresas que tenham uma equipe multidisciplinar, que atendam aos requisitos exigidos pela legislação e que possa dar a garantia de uma avaliação patrimonial dentro dos padrões internacionais, apresentando um retrato fiel de sua empresa.

Vantagem em realizar avaliação patrimonial

Esta é uma tarefa que possui grande importância por apresentar a situação financeira atual da pessoa física ou pessoa jurídica, com números exatos, que podem ser visualizados com clareza, para a melhor compreensão da situação econômica.

Quando realizada regularmente, a avaliação patrimonial serve como uma preciosa fonte de informações seguras.

Este procedimento contábil é indispensável para gerenciar o patrimônio e quando mensurado e interpretado de forma correta, torna-se uma ferramenta estratégica, muito útil nas tomadas de decisões.

Por isso, é importante depositar a confiança em uma empresa que possa realizar este serviço e prestar a devida assessoria profissional de qualidade para obter uma excelente avaliação patrimonial.

Precisa de um orçamento? No oHub, você encontra várias empresas que prestam a consultoria de avaliação patrimonial e ainda permitem um acompanhamento do processo para garantir a perfeita execução dos procedimentos, dentro das normas atuais.

Faça um pedido de orçamento através de um pedido único utilizando nossa plataforma e recebe propostas dos melhores prestadores de serviço do mercado.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial