Home > Gestão Empresarial > Saiba tudo sobre o que é BPO – Business Process Outsourcing
o que é bpo business process outsourcing

Saiba tudo sobre o que é BPO – Business Process Outsourcing

Já cansou de ouvir sobre isso e está querendo saber mais sobre o que é BPO – Business Process Outsourcing? Aqui você vai ficar por dentro do assunto.

Como uma tendência cada vez maior, saber o que é BPO – Business Process Outsourcing se torna obrigatório para qualquer gestor que se preocupa em se atualizar das principais práticas que os mercados atuais seguem.

Esta prática ajuda a empresa a focar em seu core business, confiando atividades que secundárias nas mãos de outras empresas especializadas. 

Existem diversos tipos de BPO e aqui você verá tudo o que você precisa saber sobre esta estratégia.

E para facilitar a sua leitura, dividimos nosso post da seguinte forma:

  • O que é BPO – Business Process Outsourcing?
  • Quais são os tipos de BPO que sua empresa pode utilizar?
  • Quais as vantagens e desvantagens do BPO

Segue com a gente, e vamos aprender tudo sobre o que é BPO – Business Process Outsourcing.

O que é BPO – Business Process Outsourcing?

Vamos finalmente falar sobre o que é BPO – Business Process Outsourcing e tudo o que envolve esta estratégia muito utilizada atualmente.

A sigla BPO de Business Process Outsourcing, como você pode perceber, vem do inglês e pode ser traduzida como: “terceirização de processos de negócios”. Ou seja, é o processo de terceirizar algum processo de uma empresa para outra.

É importante observar que este processo é diferente de uma consultoria, ou assessoria. O processo de BPO consiste na contratação de uma empresa terceirizada especializada naquele processo que sua empresa precisa. Naturalmente, processos que não fazem parte de seu core business.

Ao contrário do que pode parecer, BPO e terceirização não são exatamente a mesma coisa. Enquanto a terceirização simplesmente repassa processos simples para serem prestados por outra empresa, o BPO envolve um cuidado maior nesse mesmo “repasse”.

O BPO envolve toda a avaliação de sua empresa e da empresa contratada para a viabilidade do processo. O desenvolvimento do trabalho se dá em conjunto pelas duas empresas, a fim de seguir as melhores práticas sem que o controle sobre os processos sejam perdidos.

As atividades que podem ser enquadradas no BPO são as mais diversas, e as mais comuns como TI, BPO financeiro ou mesmo o setor jurídico. 

Falaremos abaixo, sobre os diversos tipos de BPO que sua empresa pode utilizar. E também os benefícios que esta prática pode trazer para sua empresa.

Quais são os tipos de BPO que sua empresa pode utilizar?

Existem diversos tipos de BPO que sua empresa pode utilizar. Vamos listar aqui os principais mais utilizados atualmente:

Esses são apenas alguns exemplos comuns de tipos de BPO que sua empresa pode fazer. E como você pode ver são atividades bem comuns como BPO de departamento pessoal, BPO jurídico, BPO Fiscal, BPO comercial. 

Todos que, desde que não façam parte do core business de sua empresa, podem trazer diversos benefícios para sua organização.

É claro, que deve existir um cuidado na hora da contratação e até mesmo do estudo para cada caso. E as vantagens e desvantagens devem ser bem medidas pela sua organização.

A seguir vamos te mostrar as principais vantagens e desvantagens do BPO para as organizações.

Quais as vantagens e desvantagens do BPO

O BPO é uma estratégia que busca melhorar a gestão de sua empresa, repassando para uma outra empresa especializada processos e serviços que possam trazer benefícios.

E para você visualizar melhor quais são estes benefícios e até mesmo algumas das desvantagens que as empresas de BPO podem trazer, separamos os principais.

Vamos começar pelos principais benefícios do BPO.

Redução de custos

A redução de custos é um dos principais fatores que levam as empresas a optarem pelo BPO.

Ao escolherem o BPO boa parte dos custos operacionais são encerrados. Como por exemplo os custos fixos com colaboradores.

Além disso, com o BPO você pode contratar empresas especializadas que poderão cobrar por demanda. Reduzindo os seus custos fixos.

Produtividade

Ao realizar o BPO de algum processo ou atividade, você terá ao seu lado uma empresa especializada e pronta para atender sua demanda.

Isso reflete diretamente na produtividade da equipe interna que não precisará ocupar o tempo para uma atividade que não faz parte do core business.

Qualidade dos serviços

Como o BPO é uma estratégia na qual você busca uma empresa especializada em uma solução que você precisa, você tem total controle sobre as empresas que você vai contratar.

Com isso você pode escolher as empresas que mais te passam segurança. 

Outro fator interessante é a possibilidade de conhecer o trabalho destas empresas em outras organizações antes da contratação. Muitas delas divulgam cases de sucesso e empresas com as quais já trabalharam ou trabalham. Te dando a oportunidade de entender melhor o que esperar do trabalho deles.

Maior foco em seu core business

E como já falamos algumas vezes aqui neste post, ao confiar processos que não fazem parte do seu core business a outras empresas, você terá mais tempo, recursos e facilidade para lidar com o principal foco de sua empresa. O famoso core business.

Desvantagens

É claro que sempre podem haver desvantagens e algumas são fáceis de prever e se precaver. Vamos falar das principais desvantagens do BPO.

Olho no contrato

Ao realizar a contratação de qualquer serviço é preciso ficar de olho no contrato e nas cláusulas que o regem.

Como qualquer prestação de serviços, podem haver diferenças entre o que você acha que está contratando e o que realmente está. Para que você não “compre gato por lebre”, esteja sempre atento.

Comunicação

A comunicação é importantíssima para que sua empresa esteja sempre alinhada com o trabalho da empresa de BPO contratada.

Se a comunicação não estiver alinhada, poderão acontecer erros que não aconteceriam caso tudo estivesse sob o seu “domínio”.

Segurança

A preocupação com a segurança de informações confidenciais é sempre uma constante em qualquer empresa. Confiar as informações de sua empresa em uma outra organização é uma questão que você precisa levar em consideração.

Se informe sobre os processos de segurança utilizados para o tratamento de seus dados.

Ficou mais fácil entender o que é BPO – Business Process Outsourcing?

Agora que você aprendeu o que é BPO – Business Process Outsourcing e seus tipos, as vantagens e as desvantagens, com certeza ficará mais fácil decidir se esta é uma boa saída para sua empresa.

Como você pôde ver, existem diversos tipos de BPO e um deles pode servir como uma luva para sua empresa. 


Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:

Agora que você já sabe  o que é BPO, business process outsourcing, pode começar sua pesquisa por aqueles fornecedores que sua empresa mais precisa.

No oHub você tem acesso a fornecedores de diversas áreas. Basta acessar a plataforma, solicitar uma cotação e com um único pedido você recebe vários orçamentos. Tudo isso, gratuitamente!

Você vai encontrar empresas que podem contribuir com seu negócio a partir da Terceirização de Processos de Negócios como:

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial