O que é cloud computing? Como funciona? Você já deve ter ouvido algo sobre o que é computação em nuvem e se questionado sobre suas vantagens e aplicações. Se sim, esse artigo é para você!
De maneira geral, o cloud computing se refere ao compartilhamento de dados e informações por meio da Internet.
Atualmente o cloud computing se tornou o principal tipo de backup de grande parte das empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas.
Por meio desse sistema as pessoas autorizadas são capazes de acessar os arquivos que estão em backup a qualquer lugar e a qualquer hora.
Leia também: 4 maneiras de otimizar a gestão de backup de uma empresa

O que é cloud computing para backup?
Dentro do conceito do que é cloud computing os arquivos de uma empresa são armazenados em servidores físicos ou virtuais, que são mantidos e controlados por um provedor como a Amazon, Google Drive, Dopbox e mais.
Para começar a usar esses provedores é necessário que sua empresa crie uma conta no sistema que achar mais conveniente.
Quase todas as melhores plataformas do mercado oferecem um pacote inicial gratuito, com um volume de armazenamento menor, mas que pode ajudar você a testar a usabilidade do sistema.
Se você quer uma ajuda para escolher um serviço de nuvem de qualidade, indicamos o vídeo abaixo como um bom ponto de partida para sua pesquisa.
Com a plataforma escolhida você vai precisar de internet para enviar e acessar seus aquivos que estão em backup remoto online.
É comum que as plataformas em nuvem ofereçam um aplicativo para que você faça o download no celular ou no computador, mas também é possível acessar sua conta pela navegador e enviar os arquivos de backup.
Exemplos de computação em nuvem
Nem só de sistemas de backup vive a computação em nuvem. Um enorme número de serviços são sustentados por esse tipo de tecnologia, inclusive sua Netflix de cada dia!
A Netflix conta com serviços de computação em nuvem para executar seu serviço de streaming de vídeo e é um dos exemplos de cloud computing mais atuais e que mais estão inseridos no dia a dia de qualquer pessoa.
Os serviços de e-mail, como o Gmail, também são exemplos de como o cloud computing parece estar em tudo, hoje em dia, incluindo:
- podcasts;
- aplicativos;
- ferramentas e softwares de CRM e automação de marketing;
- sistemas de folha de pagamento e emissão de nota fiscal e mais
Leia mais em: TI para pequenas empresas: 7 benefícios para seu negócio
Segurança na computação em nuvem: como garantir?
Uma das principais preocupações com o uso do que é cloud computing é a segurança de dados.
Entretanto, de maneira geral as plataformas de cloud computing já se mostraram mais seguras em relação a ataques do que um data center comum.
Regulamentações governamentais podem interferir dependendo de qual país estão armazenados os seus dados.
Outras preocupações incluem o risco de interrupções e os custos operacionais de longo prazo dos serviços de cloud computing.
Se a sua preocupação for em relação a perda dos arquivos armazenados saiba que o backup em nuvem é uma das opções mais seguras para manter sua cópia de segurança, afinal, você pode acessá-la em qualquer dispositivo, esmo que seu computador e HD parem de funcionar.
5 benefícios do cloud computing
Vimos até agora o que é cloud computing e listamos alguns exemplos, entretanto, entender os benefícios do uso desse tipo de sistema é fundamental para ter certeza de que essa é uma solução para sua empresa.
1. Capacidade de usar os sistemas a partir de qualquer dispositivo
Já falamos sobre isso algumas vezes durante o texto, mas é importante destacar mais uma vez esse como um dos principais benefícios do cloud computing.
Assim como você pode acessar seu arquivos em backup também poderá assistia a Netflix em outros dispositivos e acessar seu e-mail onde quiser.
2. Compartilhamento fácil de informação
Você já imaginou se o e-mail não existisse? Imagina como você enviaria um arquivo para um cliente?
É claro que antes de existir internet as pessoas conseguiam trabalhar, mas com certeza em um ritmo bem diferente do que hoje as empresas estão acostumadas.
O cloud computing ampliou a facilidade de compartilhamento de dados e informações seja dentro da empresa ou fora.
3. Economia de custos
Antes do cloud computing as grandes empresas gastavam muito para armazenar todo o backup de informações e dados produzidos. Eram muitos dispositivos físicos que hoje pararam de ser necessários.
Antes que a nuvem se tornasse uma alternativa viável, as empresas precisavam comprar, construir e manter tecnologias e infra-estrutura de gerenciamento de informações dispendiosas.
4. Economia de espaço de armazenamento
O cloud computing também permite que as pessoas economizem espaço de armazenamento em seus desktops ou laptops, além de espaços físicos, afinal, onde eram mantidos os servidores e dispositivos?
5. Velocidade de atualização do software
Softwares podem ser atualizados rapidamente sem dependerem de discos ou pen drives.
Por exemplo, os clientes da Adobe podem acessar aplicativos em seu Creative Suite por meio de uma assinatura baseada na Internet. Isso permite que os usuários baixem novas versões e correções para seus programas facilmente.
Agora que você compreendeu o que é cloud computing pode contar com a ajuda de especialistas em gestão de infraestrutura de TI, para saber se essa é a melhor solução para sua empresa.
Está pensando em contratar uma empresa que te ajude a configurar um serviço de cloud computing para que suas possibilidades como negócio se expandam? Você pode encontrar fornecedores de Consultoria de TI, bem como demais serviços que sua empresa precisa em um único lugar com o oHub. Economize tempo e dinheiro e receba diversos orçamentos com um só pedido.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer