Home > TI e Informática > O que é controle de acesso segurança da informação e sua importância nas empresas
o-que-e-controle-acesso-seguranca-informacao

O que é controle de acesso segurança da informação e sua importância nas empresas

O controle de acesso na segurança da informação das empresas é um conjunto de processos que gerencia quem pode acessar (autenticação), o que cada usuário tem permissão para fazer (autorização) e a checagem das ações realizadas (auditoria) pelos usuários no sistema de uma empresa.

Um estudo da Verizon apontou que 58% das vítimas de violações de dados são pequenas empresas. Esse dado é preocupante, pois a medida que os negócios crescem aumentam o número de informações e um ataque pode prejudicar toda a operação.

E os hackers usam meio simples de invadir os sistemas. O estudo da Verizon mostrou também que 93% dos malwares vêm de e-mails e que roteadores e câmeras conectadas nos computadores correspondem a 90% dos dispositivos infectados.

Se o seu negócio não tem uma estratégia de controle de acesso para segurança da informação, é hora de começar a planejar sua implementação.

Quer entender melhor o que é controle de acesso na segurança da informação, como funciona cada etapa e a importância para os negócios? 

Continue lendo e saiba tudo sobre este assunto, inclusive, como contratar uma empresa especializada para orientá-lo.

O que é controle de acesso na segurança da informação?

O controle de acesso na segurança da informação é um processo de três etapas que auxilia na proteção contra violação de dados. São elas:

  • Etapa 1 – Autenticação: é um processo que dá autorização para determinada pessoa acessar o sistema. O ideal é que apenas pessoas autorizadas possam ter acesso aos dados da empresa.
  • Etapa 2 –  Autorização: é a etapa na qual é determinado o nível de acesso que o usuário terá no sistema, ou seja, o que ele terá permissão de visualizar, editar, criar, fazer cópias e compartilhar.
  • Etapa 3 – Auditoria: é um processo de checagem importante que permite visualizar todos os passos de um usuário no sistema. É possível ver as datas de acesso, às informações visualizadas, download de arquivos, etc. Pode acontecer de tempos em tempos para garantir a segurança dos dados.

Como vimos, o controle de acesso na segurança da informação é uma forma de colocar limites para que cada pessoa tenha acesso ao que é necessário para o seu trabalho. Isso evita vazamento de informações e documentos confidenciais.

Quem é o responsável por liberar o acesso às informações?

Cada etapa do processo de controle de acesso é implementada e gerenciada pela equipe de suporte de TI da empresa ou por uma prestadora de serviço terceirizada.

Para que o controle seja realmente eficiente é importante que todos os funcionários estejam cientes das políticas de segurança da informação da empresa e a respeitem.

Por isso, os treinamentos para a conscientização de todos são extremamente importantes para que as ferramentas de controle sejam eficientes. 

Como funciona cada etapa do controle de acesso

como-funciona-controle-acesso-seguranca-informacao

A gestão de documentos digitais de uma empresa é considerada um ativo, pois são informações e dados que geram valor para o negócio.

Por isso, quando vaza o lançamento de um produto ou serviço inédito no mercado, a empresa alvo deste ciberataque perde muito, já que o fator surpresa permitiria que ela saísse na frente da concorrência.

Para evitar ataques internos e externos, é importante cumprir as três etapas identificadas acima para criar um controle de acesso na segurança da informação que realmente funciona.

Dentro da equipe de TI pode existir um Gerente de Sistemas que é quem vai receber as solicitações de acesso, criar logins, etc.

Então para estruturar uma dinâmica eficiente, seguem-se as três etapas abaixo:

1. Autenticação

A autenticação e a autorização são duas etapas da segurança da informação que acontecem ao mesmo tempo, mas para fins didáticos vamos separar as explicações.

Então o primeiro passo do controle de acesso na segurança da informação é a autenticação, o processo que dá autorização para determinada pessoa acessar o sistema.

Ou seja, quando chega a solicitação para acesso de um novo membro ou quando um funcionário muda de cargo, por exemplo, sua autenticação é criada/alterada para que ele tenha acesso aos documentos necessários para o seu trabalho.

Para que isso aconteça de forma organizada, é importante que haja um responsável por encaminhar o pedido ao sistema.

No caso de um novato, o departamento de RH que passa as informações sobre qual o departamento do novo funcionário e seu cargo. Já na promoção de cargo, o diretor do departamento notifica a mudança.

2. Autorização

A autorização é a segunda etapa do controle de acesso na segurança da informação que acontece ao mesmo tempo da etapa anterior, e determina as permissões de acesso ao sistema.

Por exemplo, um funcionário do almoxarifado, não tem acesso as planilhas de controle de gastos do departamento Financeiro, mas os consultores e gerentes do departamento acessam as planilhas do almoxarifado para pegar dados.

Dessa forma, é estruturada toda a rede de controle de acesso para que ninguém autorizado interna ou externamente tenha permissões desnecessárias no sistema.

Empresas que escolher por organizar documentos na nuvem, por exemplo, conseguem fazer a separação das pastas de forma que quem não é autorizado a editá-las nem visualize que os arquivos existem. 

3. Auditoria

Como nenhum sistema está livre de invasões, a auditoria é uma etapa importante do controle de acesso na segurança da informação de uma empresa.

Essa etapa consiste em analisar os acessos para verificar as barreiras de segurança do sistema, fazer melhorias, descobrir pontos vulneráveis e monitorar os acessos que acontecem pelos computadores da empresa.

Assim, ao sinal de qualquer suspeita, os protocolos da auditoria podem monitorar horário de acesso, de qual máquina foi, qual o login utilizados, etc. 

De acordo com a necessidade e volume de dados, a auditoria é realizada seguinte a frequência ideal para a empresa. 

Importância do controle de acesso nas empresas

Entender o que é controle de acesso na segurança da informação e como funciona para colocá-lo em prática, é fundamental para toda empresa que deseja ser competitiva no mercado atual.

Alguns fatores que reforçam a importância desse procedimento nos negócios são:

Simplificar os meios de acesso

Ao invés de ter várias senhas, uma para cada coisa, as empresas podem ter um sistema integrado com uma senha única para que o usuário possa acessar todos os níveis de informação aos quais está autorizado. Isso facilita a auditoria na hora de percorrer os caminhos acessados.

Criar uma hierarquia da informação na empresa

A hierarquização da informação é importante no controle de acesso na segurança da informação porque simplifica o dia a dia dos funcionários, permitindo que eles encontrem rapidamente o que precisem. Assim, evitam a perda de tempo no trabalho abrindo diversas pastas até encontrar o que precisam.

Digitalizar e automatizar processos

Digitalizar os documentos da empresa é uma facilita muito o dia a dia e o arquivamento das informações. Além disso, automatiza processo que feitos a mão demorariam muito mais tempo. 

Como contratar uma empresa de segurança da informação

Agora que você sabe o que, como funciona e a importância do controle de acesso na segurança da informação pode encontrar um fornecedor qualificado para estruturar essa infraestrutura na sua empresa.

Para encontrar o fornecedor ideal você pode contar com a ajuda gratuita do oHub. Em cinco minutos, você preenche um único pedido de orçamento e recebe o contato de fornecedores qualificados na área.

Confira a lista completa de empresas de Segurança da Informação no site. É gratuito e super rápido. Confira!

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial