Sabendo o que é ISO 9001
Tanto se fala em sistemas de qualidade atualmente, que os empresários chegam a ter suas dúvidas com relação a eles. O que é ISO 9001, e para que serve, afinal?
Receba orçamentos grátis e sem compromisso de consultorias para implantar ISO 9001.
O oHub faz o trabalho de cotação para você.
- Receba cerca de 5 propostas em até 24 horas
- Economize tempo
- Consiga melhores preços
ISO é a abreviatura da Organização Internacional para Normatização (em inglês, Internacional Organization for Standartization). Trata-se de uma organização não governamental fundada em 1947 e com sede em Genebra, na Suíça, tendo hoje a participação de mais de 170 países que representam cerca de 95% da produção do mundo todo. A sigla foi criada através das iniciais de igualdade, homogeneidade e uniformidade, utilizando as palavras originais gregas para esses conceitos, dando a ideia de sistematização e padronização dos produtos e procurando atender melhor os conceitos de qualidade da produção dos países participantes.
A abrangência da IS0 9000 engloba a garantia da qualidade em projetos, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados, com vistas à satisfação do cliente, buscando criar conformidades em todos os estágios envolvidos no ciclo de produção das empresas.
A série 9000 da ISO envolve um conjunto de 5 normas (da ISO 9000 a ISO 9004), que foram oficializadas em 1987, baseadas em outras já existentes, com as devidas melhorias aplicadas. Além dessas, os sistemas de qualidade ainda contam com a ISO 8402, 1011 e 14000, respectivamente para Conceitos e Terminologia da Qualidade, Diretrizes para a Auditoria de Sistemas da Qualidade e Gestão Ambiental, contando ainda com uma série de guias ISO relacionados à certificação e registro de sistemas de qualidade.
É interessante observarmos que as normas ISO 9000 podem ser utilizadas por qualquer empresa, mas suas regras dizem respeito somente ao sistema de gestão da qualidade aplicado pela empresa e não às especificações dos produtos ali produzidos. Assim, mesmo que o produto seja produzido através de um processo que é regido pelas normas ISO, isso não quer dizer que o produto terá maior ou menor qualidade que outro similar.
Assim, o que podemos entender é que as normas ISO não são a garantida extra da qualidade de um produto, apenas garantindo que qualquer produto ali produzido terá as mesmas características.
Para que serve a ISO 9000
As normas ISO 9000 são aplicadas por situações contratuais que exigem a demonstração de que a empresa produtora (ou fornecedora de serviços) é administrada através de uma gestão de qualidade, ou seja, seus produtos ou serviços tem especificações rigidamente definidos pela legislação e por normas internacionais e nacionais, além de normas criadas pela própria empresa.
Essas normas devem ser demonstradas pelo desenvolvimento de atividades da empresa através do projeto, do desenvolvimento, do planejamento, da pós-produção e instalação, além da assistência técnica e do marketing.
No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que também é representante da IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional), possuindo um Comitê que trabalha exclusivamente com a Gestão de Qualidade.
A implementação das normas da série ISO 9000 tem como objetivo, principalmente, criar algumas condições para que as empresas possam conseguir alguns ganhos e atributos diante dos seus clientes, como uma diferenciação no mercado, oportunidade de alavancar sua imagem, melhoria do seu quadro de pessoal, maior eficácia e eficiência e alguns outros que, em resumo, só buscam a maior satisfação do cliente e o reconhecimento deste com relação à sua produção.
A ISO 9001 e seus critérios
Especificamente tratando da norma ISO 9001:2008 (o ano representa a sua implementação no Brasil), existem nela um conjunto de regras para a total abordagem do processo produtivo, tendo como base os requisitos exigidos pelos clientes e sua satisfação como base principal da produção.
A principal ferramenta para a utilização das normais NBR-ISO-9001:2008 (a sigla completa utilizada pela ABNT) é o ciclo PDCA, que utiliza as palavras em inglês que o definem, como:
- Plan: planejar e estabelecer os objetivos e os processos necessários para gerar os resultados em comum acordo com o que o cliente busca, criando políticas da organização para atender esses requisitos;
- Do: fazer e implementar os processos;
- Check: checar e monitorar, medindo os processos e produtos em relação às políticas implementadas, aos objetivos e requisitos para o produto, relatando os resultados; e
- Act: agir, executar as ações que possam promover continuamente a melhoria do processo e seu desempenho.
Dentro do que é estabelecido pela norma ISO 9001, o ciclo PDCA deve ser mantido continuamente. Assim, quando se chega à execução (o Act), os possíveis erros devem ser detectados e há o retorno ao Plan, com novo planejamento para reestruturar o que for necessário, perfazendo novamente o ciclo até que a garantia de qualidade seja atingida.
O processo de implantação da ISO 9001 estabelece a presença de auditores externos para seu acompanhamento, com a participação de um gestor interno e o conhecimento e treinamento de todos os empregados envolvidos direta ou indiretamente no processo de produção, o que equivale dizer que existe um compromisso desde o mais alto dirigente da empresa até o pessoal de apoio aos processos produtivos empresariais.
A ISO 9001 pode não ser a garantia total de qualidade de um produto, como dissemos, mas é a certeza de que o produto está sendo fabricado de acordo com o que os clientes recomendaram.
E se você optar por contratar uma consultoria de qualidade para implantar o ISO 9001, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de consultorias de qualidade.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer