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O que é liderança e gestão de pessoas?

Como gestor, não é fácil liderar uma equipe. Às vezes, parece que seus colaboradores não estão prestando atenção ou que você não está fazendo um trabalho adequado de gerenciamento.

Você sempre pode melhorar a maneira de gerenciar pessoas. Basta saber realmente o que é a liderança e gestão de pessoas, bem como se preparar com treinamento para exercer a melhor gestão de todas.

Antes de escolher uma empresa de treinamento empresarial eficiente, aqui estão alguns passos para melhorar as habilidades de gerenciamento de pessoas.

É delinear os objetivos

Se você acha que suas estratégias de liderança não são eficazes ou simplesmente quer trabalhar continuamente para melhorar a si mesmo, é importante definir uma intenção e documentar suas metas para se tornar um gestor melhor.

Certifique-se de colocá-los literalmente no papel. Curiosamente, aqueles que escrevem seus objetivos são mais propensos a alcançá-los.

Identificar fraquezas e trabalhar nelas

Somos todos diferentes e suas áreas de fraqueza serão diferentes de outros gestores ou membros da equipe. Depois de delinear suas metas, você deve determinar suas áreas para melhoria.

Considere fazer uma variedade de avaliações profissionais e testes de personalidade para avaliar onde você está.

É conversar com sua equipe

Sua equipe tem uma riqueza de informações sobre seu desempenho de liderança que podem ajudá-lo a melhorar, então converse com ela para obter ajuda.

Diga à sua equipe que você está trabalhando para melhorar suas habilidades de liderança.

Envie uma pesquisa, mas cuidando para que os participantes permaneçam anônimos. Pergunte aos funcionários como você está se saindo como gestor, onde você pode melhorar, o que eles gostam ou não sobre sua forma de liderar.

Realize reuniões com seus subordinados diretos e pergunte em detalhes como você poderia ser um gestor melhor.

É se organizar

Uma das razões pelas quais os líderes são ineficientes é porque eles querem “abraçar” tudo sem se organizar antes. Eles não têm as soluções de software corretas, não têm certeza de seus objetivos e têm dificuldade em resolver conflitos. Organização vai com certeza ajudar.

No início de cada mês ou trimestre, defina as áreas que são desorganizadas e confusas e crie estratégias para que possam ser aprimoradas. Talvez você precise de uma solução de software para ajudá-lo a organizar sua agenda ou uma nova agenda separada de reuniões com seus relatórios.

É realizar treinamento

Às vezes, é difícil melhorar sozinho. Cursos podem ajudar. Olhe para suas faculdades e universidades locais para ver se eles oferecem cursos sobre liderança. Há vários cursos on-line que você pode fazer no seu próprio ritmo.

O oHub oferece a seleção das melhores empresas para treinamento de liderança. Assim, você se aperfeiçoara sobre tomada de decisão, pensamento crítico, como discordar de maneira agradável e como liderar a mudança de forma eficaz.

 É absorver todo o conteúdo possível

Todos os dias você é confrontado com os mesmos problemas e é improvável que sua mentalidade mude sozinha.

Os materiais e conteúdo que você tiver à disposição irão permitirá que você olhe para sua situação a partir de novas perspectivas.

É saber ouvir

Uma das maiores reclamações dos funcionários em todos os lugares é que eles não se sentem ouvidos. Eles não se sentem como se tivessem a capacidade de expressar sua opinião ou positivamente fazer uma mudança na organização.

Quando eles falam, eles se sentem ignorados, e isso os torna infelizes e desmotivados.

Perceba que há cinco aspectos de boa audição – receber, entender, lembrar, avaliar e responder. Você precisa entender todas essas cinco etapas para ouvir seus funcionários.

Leia também sobre: Importância de um treinamento comportamental

É reconhecer e recompensar

Para ser um bom líder, você precisa dar feedback aos seus funcionários, especialmente elogios e recompensas. Quando você está elogiando um empregado, seja específico.

Em vez de dizer “você está fazendo um ótimo trabalho”, destaque um projeto específico e explique por que a ajuda deles era tão importante. Tente algo como “o projeto para o cliente foi muito difícil, mas a forma como você comunicou suas necessidades para toda a equipe é o que nos fez acertar. Fiquei realmente impressionado com isso. Bom trabalho!”

Acredite, o reconhecimento tem grande impacto no engajamento dos funcionários. Dessa maneira você se tornar um bom líder.

Busque exemplos

Pode ser difícil avaliar com precisão suas próprias habilidades de liderança. É por isso que muitos recorrem a treinadores, mentores e outros em quem podem confiar.

Talvez você já tenha um mentor ou  alguém a quem possa recorrer para uma avaliação honesta de suas habilidades.

Como dissemos anteriormente, o treinamento empresarial é uma ótima opção. Aqueles que se especializam em liderança podem trabalhar com você para identificar seus pontos fortes e fracos e, em seguida, ajudá-lo a criar um plano para lidar com suas metas.

É ter uma comunicação assertiva

A comunicação eficaz é uma das partes mais importantes da liderança, e os diferentes membros da equipe responderão a estilos diferentes.

Ao ler e entender esses quatro estilos, você será mais capaz de se comunicar com aqueles com quem trabalha.

Pensadores

Os pensadores precisam de tempo para processar e pensar nas coisas antes de responder. Eles trabalham devagar, deliberadamente e querem ter certeza de que tudo está certo.

Socializadores

Os socializadores prosperam em conversar com os outros e obter energia de seus colegas. Os socializadores trabalham rápido, têm ótimas ideias e processam informações muito rapidamente.

Diretores

Os diretores são conhecidos por fazer as coisas de maneira rápida e eficiente. Ele processa as coisas rapidamente, toma decisões rápidas e gosta de pesquisas e fatos comprovados.

Relacionadores

São orientados a relacionamentos e gostam de trabalhar com os outros. Ao contrário do socializador, eles se movem em um ritmo mais lento e calmo.

É ser transparente

As empresas estão começando a adotar a transparência no local de trabalho. Como líder, você deve abraçar essa forma de trabalhar juntamente a sua equipe.

Os funcionários que não confiam em sua empresa ou em seu gestor dificilmente se colocam em risco por sua empresa, mas isso pode ser consertado.

Como líder, você está em uma ótima posição. Você pode ser transparente com os funcionários e deixá-los saber o que está acontecendo. Por sua vez, eles estarão mais envolvidos e o considerarão um líder melhor.

É ter um sistema de feedback

É ótimo que você tenha investido tanto em se tornar um líder melhor, mas você tem que continuamente voltar para o seu pessoal para descobrir como você está indo.

Como fazer isso? Implemente um sistema para dar feedback, para que seus funcionários sempre sintam que podem se expressar quando algo estiver errado.

Por exemplo, as empresas que oferecem revisões de desempenho trimestrais devem permitir que os funcionários façam sugestões para seus gestores.

Sabemos que gerenciar pessoas não é fácil, e é por isso que muitos líderes gastam um tempo significativo investindo em suas habilidades.

Liderança e gestão de pessoas são funções que vão além de dar ordens e delegar atribuições aos colaboradores. É seguir esses passos para ser um exemplo aos seus funcionários, e dessa maneira, extrair o melhor deles.

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