A brigada de incêndio é um grupo de pessoas capacitadas, que tenham participado do treinamento brigada de incêndio, que se disponibiliza para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, orientação para abandono da área e também nos primeiros socorros, se necessário.
O treinamento brigada de incêndio pode ser realizado em 3 níveis: o básico, o intermediário e o avançado. No caso de condomínios, exige-se pelo menos o conhecimento básico, devendo ser aplicado por profissionais capacitados e reconhecidos pelo Corpo de Bombeiros.
As bases para o treinamento brigada de incêndio estão contidas na legislação, tomando como base as seguintes:
- NBR (Norma Brasileira de Registro) n° 14.276, da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas;
- IT (Instrução Técnica) n° 17/2014, constante do Decreto Estadual n° 56.819/2011, que faz referência ao Corpo de Bombeiros da Política Militar do Estado de São Paulo;
- NR (Norma Regulamentadora) n° 23, da Portaria n° 3.214/1978, do Ministério do Trabalho e Emprego.
O treinamento brigada de incêndio orienta com relação aos primeiros socorros, com procedimentos de emergência que devem ser aplicados a possíveis vítimas de acidentes, que tenham mal subido ou que estejam em perigo de morte, procurando manter os sinais vitais até a chegada do socorro profissional.
O treinamento de primeiros socorros, dentro do treinamento brigada de incêndio, orienta os participantes sobre as principais técnicas de socorros de emergência, como aplicar em vítimas de acidentes traumáticos, utilizando materiais de fácil aplicação.
Receba orçamentos grátis e sem compromisso de treinamento de brigada de incêndio.
O oHub faz o trabalho de cotação para você.
- Receba no mínimo 5 propostas em até 24 horas
- Ganhe tempo
- Tenha os melhores preços
Ações de prevenção no treinamento brigada de incêndio
No treinamento brigada de incêndio os participantes são orientados com relação à avaliação dos riscos existentes, com a inspeção dos equipamentos de combate a incêndio, com orientações sobre rotas de fuga, elaboração de relatórios de irregularidades encontradas no sistema contra incêndio, encaminhamento desses relatórios aos órgãos competentes e ainda orientação das pessoas que moram no condomínio, realizando ainda exercícios simulados.
Com relação às ações emergenciais, os participantes do treinamento brigada de incêndio são treinados para identificação de situações de risco, alarme e abandono de área, para o corte de energia quando necessário e para o acionamento do Corpo de Bombeiros, solicitando ajuda externa. Também recebem o treinamento para combate a princípio de incêndio, para recepção e orientação ao Corpo de Bombeiros – buscando agilizar os procedimentos dos mesmos – e preenchimento de formulário de registro dos trabalhos dos bombeiros.
Entre os brigadistas também é escolhido um responsável por cada edificação com mais de um pavimento, escolhido entre os participantes do treinamento brigada de incêndio.
Exigência do treinamento brigada de incêndio
O treinamento brigada de incêndio é exigido por lei e a formação da brigada de incêndio é uma condição necessária para a obtenção do AVCB, o Auto de Vistoria do Corpo de bombeiros. O documento certifica que a edificação está com todas as condições de segurança contra incêndios, contemplando as medidas estruturais para a prevenção, as técnicas necessárias para o combate, garantindo, assim, proteção aos condôminos contra sinistros.
O brigadista que participou do treinamento brigada de incêndio tem conhecimentos e habilidades para prevenir incêndios, avaliando os riscos e fazendo a correta inspeção dos equipamentos e das rotas de fuga, inclusive com orientação dos moradores acerca de procedimentos que devem ser tomados em caso de incêndio.
Além disso, o brigadista ainda tem condições de avaliar corretamente uma situação de emergência, tomando as medidas necessárias para o seu combate, acionar os serviços de emergência, orientando para a otimização das ações de combate ao incêndio e socorro às possíveis vítimas.
O treinamento brigada de incêndio deve ser aplicado aos moradores voluntários que queiram participar da equipe da brigada, devendo haver reciclagem periódica para manter o conhecimento atualizado segundo a legislação.
Dentro do que estabelece a legislação, os condomínios precisam de pessoas treinadas, que tenham conhecimento da operação dos equipamentos de combate a incêndio, criando maior segurança para os moradores contra eventuais sinistros. Com a presença da brigada de incêndio, além de haver a redução da probabilidade de propagação do fogo, evitando maiores prejuízos, os próprios moradores sentem-se mais seguros e mais atentos com relação ao problema.
Para participar do treinamento brigada de incêndio, os requisitos são mínimos: basta que o brigadista tenha idade mínima de 18 anos, escolaridade de nível fundamental e que tenha condições físicas e de saúde adequadas à sua atividade voluntária de brigadista, apresentando um atestado de saúde, emitido por um profissional médico.
Depois do treinamento brigada de incêndio, os integrantes da brigada recebem orientação para estabelecer estratégias que ofereçam a reflexão sobre a segurança, através de palestras aos moradores do condomínio, discussões, pesquisas e outros procedimentos para manter os moradores em alerta com relação a possíveis situações de risco que possam provocar incêndios.
Para promover o treinamento brigada de incêndio, o condomínio deve buscar uma empresa especializada, credenciada pelo Corpo de Bombeiros, garantindo assim a certificação dos brigadistas e maior segurança para o condomínio.
Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:
E se você quer contratar um fornecedor para realizar um treinamento de brigada de incêndio, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam treinamento de brigada de incêndio. Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes. |