Limpeza e higienização são etapas necessárias para garantir que os alimentos sejam seguros para os consumidores. Logo, se equipamentos, utensílios e pratos não forem limpos ou higienizados corretamente, os patógenos podem se espalhar para tudo o que tocam.
O assunto é sério e não deve ser subestimado. Pois, além de doenças e muito mal estar, a falta de higienização pode levar até a morte.
Sendo assim, proteja seus clientes e seu trabalho aprendendo a limpar e higienizar adequadamente. Veja o porquê
- Leia também: Como fazer higienização em seu Escritório
Por que limpar e higienizar?
Patógenos podem ser encontrados em quase todas as superfícies – balcões, tábuas de corte, facas, tachos e panelas e até mesmo em suas mãos! Assim, sem práticas de segurança adequadas, como limpeza e higienização, lavagem das mãos e uso de luvas, esses patógenos podem se espalhar e crescer.
Ou seja, causando potencialmente doenças transmitidas por alimentos. Ademais, a contaminação cruzada também pode contribuir para a disseminação de patógenos.
Limpeza x desinfecção
Primeiro, vamos falar sobre a diferença entre limpeza e higienização. Limpeza é a remoção de sujeira de utensílios, equipamentos e outras superfícies de contato com alimentos.
Já a desinfecção envolve o uso de uma solução desinfetante ou calor elevado para matar as bactérias restantes.
Assim, sempre limpe e higienize seu equipamento e a superfície de contato com alimentos nas seguintes situações:
- Depois de trabalhar com carne crua;
- Se você estiver alterando entre alimentos que está preparando;
- Após quatro horas de uso constante;
- Depois de algum tempo sem usar.
Desinfetantes aceitáveis para superfícies de contato com alimentos
Patógenos podem ser mortos usando calor, radiação ou produtos químicos. Na indústria de alimentos, a maneira mais popular de higienizar é com os desinfetantes químicos. A Anvisa identifica alguns desinfetantes químicos aprovados para uso em superfícies de contato com alimentos, incluindo cloro e iodo.
Sendo assim, para aproveitar ao máximo seus desinfetantes, lembre-se de três fatores:
- temperatura;
- concentração;
- tempo.
Use desinfetante na temperatura certa
Se um desinfetante não for preparado e usado com água na temperatura correta, a eficácia do desinfetante poderá diminuir. Assim, a temperatura ideal depende do seu tipo de desinfetante.
Misture o desinfetante na concentração correta
Se a concentração do desinfetante estiver incorreta, pode ser ineficaz ou até perigoso de usar. Sempre siga as instruções do fabricante ao preparar sua solução desinfetante.
Aguarde a ação do desinfetante
Para que um desinfetante seja eficaz, ele deve estar em contato com o item que você está limpando pelo período recomendado. Siga as instruções do fabricante para o seu desinfetante.
Teste a concentração do desinfetante
Para um desinfetante, concentração é tudo. Se a concentração for muito alta, você poderá arriscar níveis perigosos de produtos químicos deixados nas superfícies de contato com os alimentos, potencialmente causando contaminação química.
Verifique se o seu desinfetante foi misturado corretamente usando tiras de teste para verificar sua concentração.
- Leia também sobre: Serviços de limpeza em restaurantes
Armazenando produtos químicos e desinfetantes adequadamente
A rotulagem correta de produtos químicos e desinfetantes é um passo importante para manter as superfícies de contato com alimentos em segurança. Se um produto químico estiver etiquetado incorretamente ou se você não tiver certeza de qual produto químico é, descarte-o imediatamente.
Além disso, sempre armazene produtos químicos longe de alimentos e superfícies de contato com alimentos. Sua área de armazenamento de produtos químicos deve ser separada da área de armazenamento de alimentos para evitar contaminação.
Assim, se os produtos químicos são armazenados perto de áreas de preparação de alimentos, é muito fácil que sejam derramados nos alimentos.
Por isso, evite usar produtos químicos onde o alimento está sendo preparado. Inclusive, gotas de produtos químicos podem ficar no ar e entrar contato alimentos próximos.
Por fim, ao usar diariamente o desinfetante é interessante atentar-se para algumas orientações. Você deve usar desinfetante sempre que estiver lavando pratos ou equipamentos de limpeza.
Além disso, é prudente lavar a louça em uma pia de três compartimentos. Pois, as pias de três compartimentos tornam a limpeza e a higienização da louça fáceis e eficientes.
Se deseja contratar empresas que trabalham com sanitização, com qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar. Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam esse tipo de serviço.
É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer