“O que é segurança da informação?” Esse é um dos termos mais procurados atualmente por diversos tipos de profissionais que começam a entender os riscos que sua empresa pode correr ao não se preocuparem com esta questão.
Informação hoje é um dos ativos mais valorizados no mundo. Tudo o que nós fazemos está, cada vez mais, registrado em máquinas, computadores, celulares e tablets.
Hoje, praticamente todas as empresas precisam de um computador ou um dispositivo tecnológico com acesso direto a internet. Tudo isso para armazenar e gerir as informações necessárias para o bom funcionamento de seu negócio.
Mas o que aconteceria se você perdesse estas informações?
Ou mesmo, se tivesse estas informações usadas contra você e sua empresa?
E se os dados de seus clientes fossem vazados?
Em um mundo onde geramos cada vez mais dados, a pergunta: “o que é segurança da informação” deveria ter sua importância ainda maior do que nós normalmente nos preocupamos. Pessoalmente, e profissionalmente.
Mas, o que é segurança da informação? Qual é a sua definição? Quais são os pilares e princípios que norteiam suas ações?
Neste post você vai aprender tudo o que você precisa saber sobre segurança da informação e como ela é usada para proteger você e sua empresa.
O que é segurança da informação (definição)
Podemos dizer que a definição de segurança da informação é um conjunto de ações que visam garantir a proteção de todo os tipos de dados que uma empresa tem, incluindo os dados de seus clientes, do acesso não-autorizado. Sejam eles dados físicos ou digitais.
Os pilares da segurança da informação são conhecidos como CIA, do inglês:
- Confidentiality,
- Integrity,
- Avaliability.
Levando em consideração estes 3 pilares o que faz a segurança da informação?
Vamos falar um pouco mais sobre como eles são usados para garantir a segurança dos dados de sua empresa.
Confidencialidade (Confidentiality)
A confidencialidade garante que o conteúdo das informações apenas seja acessado por pessoas ou processos autorizados.
Garantir a confidencialidade é o primeiro passo para que suas informações não caiam em mãos erradas.
Muitas vezes, um simples acesso a uma informação sigilosa pode trazer diversos problemas para uma empresa. Desde a espionagem industrial, que pode ser usada por empresas concorrentes, ou mesmo governos, até acesso a informações confidenciais que possam trazer prejuízos a empresa.
Nesse âmbito, a segurança da informação também garante a confidencialidade e a gestão de documentos digitais e outros dados importantes para a empresa.
Este é um problema sério que acomete até mesmo grandes empresas como Facebook que teve dados de mais de 267 milhões de usuários expostos ou mesmo a gigante Sony, que também já passou por problemas de confidencialidade.
Leia também: Empresas de gestão de documentos: o que analisar antes de contratar? 4 pontos cruciais!
Integridade (Integrity)
Integridade dos dados é o pilar que garante que cada um dos dados sejam originais, ou mesmo, apenas sejam modificados por pessoas autorizadas.
Nenhum dado pode ser modificado sem a devida autorização, garantindo assim a integridade da informação ali presente.
Muitas empresas sofrem ataques à integridade de suas informações. Esse tipo de ataque à segurança da informação têm crescido em empresas do mundo inteiro, inclusive no Brasil.
Há poucos anos atrás 74 países, incluindo o Brasil, foram alvos de um ataque em larga escala dos chamados “vírus de resgate”.
Neste tipo de ataque, os arquivos da empresa são modificados e encriptados. Dessa forma os criminosos pedem dinheiro como forma de resgate à integridade dos arquivos, que continuam de posse da empresa.
Disponibilidade (Availability)
A disponibilidade garante que as informações necessárias estejam sempre disponíveis para seu propósito.
Isso significa que as informações não podem deixar de serem acessadas sempre que necessário, seja por uma pessoa autorizada ou um sistema de processamento.
Garantir o acesso às suas informações dentro da empresa, é garantir o pleno funcionamento dela. O que faz a segurança da informação estar presente até mesmo nos sites e nos sistemas de TI para pequenas empresas, por exemplo.
Existem diversos tipos de ataques que focam neste princípio da segurança da informação, visando tirar algum serviço, ou empresa do ar.
Um exemplo do uso deste tipo de ataque aconteceu em 2016 e derrubou diversos sites como o Twitter e o Spotify, onde um ataque DDoS fez com que eles saíssem do ar.
Qual a diferença entre cibersegurança e segurança da informação?
Não se trata exatamente da diferença entre cibersegurança e segurança da informação. Mas sim da forma como estes termos estão ligados.
A segurança da informação não trata apenas de dados ligados à internet. Assim como você viu na definição de segurança da informação, ela está presente em todo tipo de dado que sua empresa possui. Por outro lado, a cibersegurança tem foco em proteções digitais.
Portanto, basicamente, a diferença entre cibersegurança e segurança da informação é que a cibersegurança é um “braço” da segurança da informação.
Importância da segurança da informação
Em um momento onde todos trabalhamos com cada vez mais dados, a quantidade de informações que as empresas precisam lidar trazem desafios diários em diversos níveis.
Da mesma forma, a segurança da informação cresce em importância.
Todo o dia dezenas de novas ameaças aparecem em diversas brechas de segurança em softwares, hardware ou mesmo entre pessoas mal intencionadas.
O trabalho das empresas de segurança da informação se tornam cada vez mais importante na busca de soluções de prevenção para este tipo de problema, seja para grandes ou pequenas organizações.
Pronto para cuidar melhor da segurança da informação de sua empresa?
Agora que você aprendeu tudo sobre o que é segurança da informação, ficou fácil perceber a importância que ela tem em qualquer tipo de negócio. Sua definição, e até mesmo o que a segurança da informação faz.
Portanto não deixe este assunto para depois. Tratar da segurança de sua empresa é um assunto para ontem!
Se você está pensando em contratar uma empresa de Segurança da Informação, o oHub pode te ajudar. Em 5 minutos, você preenche um único pedido de orçamento e recebe o contato de fornecedores qualificados na área.
Confira a lista completa de empresas no site. É gratuito e super rápido. Confira!