A segurança patrimonial é uma atividade profissional exercida com o objetivo de proteger os bens e ativos de uma empresa, organização pública ou privada, condomínios e residências. O que é segurança patrimonial envolve prevenção, detecção, reação à problemas que podem abalar a integridade dos recursos de uma empresa ou condomínio.
É bastante comum ter dúvidas sobre o conceito de segurança patrimonial. Afinal, o que é entendido como patrimônio que deve ser protegido? A seguir criamos um artigo com tudo sobre segurança patrimonial. Vale a pena conferir!
Para fins contábeis, o patrimônio é aquilo que pode ser medido em financeiros, entretanto, para a segurança patrimonial, outros aspectos devem considerados como funcionários, dados e informações.
A segurança patrimonial então tem como função proteger esse patrimônio, incluindo todos os ativos de uma empresa. Ou seja, tudo o que gera capital e está envolvido com a garantia da manutenção do negócio.
Nessa lista podemos incluir ativos tangíveis, ou seja, bens que existem fisicamente, e ativos intangíveis, como licenças, direitos autorais, clientes e mais.
Se você tem alguma dúvida sobre ativos tangíveis e intangíveis indicamos o vídeo abaixo. 😉
Em uma empresa de transportes, os veículos são ativos que garantem o funcionamento da empresa, por exemplo.
Os profissionais que trabalham dentro das empresas também são ativos intelectuais a serem protegidos.
A sede da empresa e seus equipamentos também permitem a execução das atividades empresariais.
A segurança patrimonial, então, vai além da portaria especializada. Ela é estratégica para empresas e condomínios, bem como as pessoas que ali transitam.
O que é segurança patrimonial?
A definição de segurança patrimonial está relacionada a uma atividade que cria estratégias de prevenção a sinistros, desde incêndios a assaltos, com o objetivo de garantir a segurança, reduzir e evitar as perdas patrimoniais.
Entre os ativos que devem ser protegidos estão patrimônios físicos e o patrimônio intelectual da empresa.
Esses aspectos incluem proteção à sede (e filiais) da empresa, equipamentos, veículos e máquinas, além da proteção aos funcionários, gestores e proprietários.
Também incluímos nessa lista a proteção de matérias-prima, estoque e produto final da empresa sejam joias, máquinas, aço, ou qualquer outro produto que seja comercializado pela organização.
Perceba que a perda de qualquer um dos exemplos que listamos até aqui, sejam máquinas, profissionais, produto final, estoque, entre outros, pode acarretar grandes prejuízos para a empresa, prejudicando sua capacidade de atingir os objetivos estratégicos e, em casos mais graves, sua continuidade.
Dentro desse cenário, a segurança patrimonial:
- participam da gestão administrativa;
- utilizam recursos de segurança física, como portaria virtual;
- implementam atividades de inteligência, avaliação das ameaças.
Isso quer dizer que uma empresa de segurança patrimonial planeja, executa e monitora ações de preservação da instituição, condomínio ou residência contratante.
Função da segurança patrimonial: objetivos e atividades
Entre as atividades da segurança patrimonial para empresas e condomínios estão:
- controle de acesso;
- vigilância;
- prevenção e combate a incêndios;
- proteção da integridade física das pessoas;
- integridade do patrimônio.
É função segurança patrimonial prevenir, identificar e reagir a problemas como:
- furtos e assaltos;
- incêndios;
- violação da segurança de dados e informações conectados à internet;
- sabotagens de processos por funcionários da empresa ou externos;
- uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho;
- acidentes de trabalho como desabamentos;
- sequestros de gestores e mais.
Todas as ações que envolvem o que é segurança patrimonial devem ser realizadas de maneira integrada. Ou seja, é preciso que o profissional ou a equipe contratada:
- considere todos os aspectos do negócio;
- avalie os riscos;
- discuta sobre as opções de práticas a serem adotadas;
- crie um plano de segurança;
- implemente esse plano;
- monitore a execução de forma constante;
- gerencie riscos e mais.
Além disso, o papel da segurança patrimonial envolve pensar na empresa como um todo. Desde a segurança na portaria, até um sistema antifurtos, incluindo segurança de dados, riscos internos, sistemas de câmeras e mais.
Leia também: Portaria virtual inova conceito de segurança
Como área estratégica de uma empresa, o papel da segurança patrimonial envolve a gestão da segurança, o que inclui mais do que o uso de equipamentos para a vigilância do local, mas também:
- planejamento de procedimentos de segurança do local, como adoção de câmeras, barreiras físicas, iluminação de proteção, equipamentos de detecção de incêndio e mais;
- definição de normas de segurança que devem ser seguidas por todos da empresa e, em alguns casos, de maneira específica dentro de cada setor;
- gestão de riscos;
- participação no planejamento financeiro, melhoria de processos e avaliação de recursos humanos.
De maneira geral, o objetivo da segurança patrimonial é garantir a segurança da empresa como um todo, contribuindo para o cumprimento do planejamento estratégico, protegendo seus profissionais e garantindo a tranquilidade para a execução de processos e suas melhorias.
O papel da segurança patrimonial e como contratar com segurança
Perder patrimônio pode trazer consequências que vão muito além da perda material, mas que impactam diretamente na capacidade da empresa gerar recursos e se manter em funcionamento.
Uma joalheria que tem suas joias roubadas pode ser incapaz de dar continuidade aos negócios.
Uma transportadora que sofre com um incêndio perdendo seus veículos tem riscos de não sobreviver.
Além disso, é importante lembrar que a segurança patrimonial garante a integridade física das pessoas que trabalham na empresa ou moram nos condomínios que contam com esse tipo de proteção.
Por último, a capacidade de segurança de uma empresa é um critério fundamental para determinar o seu nível de confiabilidade. Garantindo sua capacidade de entrega, a confidencialidade dos dados de clientes, entre outros fatores.
Agora que você já sabe o que é segurança patrimonial é importante que também entenda que seu funcionamento só é possível por meio de uma autorização da Polícia Federal.
As atividades estão regulamentadas pela Lei nº 7.102, de 1983. Sendo necessário o cumprimento de uma série de exigências para vigilância patrimonial, transporte de valores e mais.
É exatamente por isso que a terceirização da segurança patrimonial é a escolha de grande parte das empresas que buscam por esse serviço.
Além da confiança de ter ao seu lado profissionais capacitados e treinados, conta com uma empresa autorizada pela própria Polícia Federal para funcionar.
Antes de contratar uma empresa terceirizada de segurança patrimonial confira se ela está legalizada acessando o site da Polícia Federal.
Conheça a lista completa de empresas de Segurança Patrimonial cadastradas no site da oHub.
O passo a passo para solicitar uma proposta é simples e em menos de cinco minutos você contacta diversas empresas com apenas um pedido:
- preencha as informações básicas sobre o serviço que você precisa;
- especifique a localização da sua empresa;
- forneça os dados para contato do fornecedor.
Pronto! Agora é só aguardar as propostas comerciais de fornecedores qualificados.
Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:
Economize tempo e obtenha melhores preços. Solicite hoje seu pedido de orçamento.