Gestores não podem esperar que suas contratações sejam produtos acabados quando passam pela porta da empresa. O crescimento dos funcionários depende de como você irá molda-los para atender as demandas de sua empresa.
Ao estabelecer um local de trabalho que incentive a comunicação e o equilíbrio, você pode aumentar a produtividade de seus funcionários e ajudá-los a alcançar a satisfação no trabalho em sua empresa.
O local de trabalho deve estimular o crescimento de habilidades para promover um ambiente de trabalho estável e produtivo.
Ao selecionar as pessoas que irão compor sua força de trabalho, não basta contratar funcionários com as habilidades técnicas certas. As pessoas que sua empresa contratar devem poder usar suas habilidades interpessoais em diferentes contextos.
E para que isso aconteça entre em cena o treinamento comportamental.
O que é o treinamento comportamental?
O treinamento comportamental ensina a aplicar habilidades e conhecimentos adquiridos em todos os tipos de situações. Sendo assim, vamos usar o exemplo de dirigir. Os estilos de direção podem variar entre os motoristas, isto é certo!
Embora a habilidade e o conhecimento sejam teoricamente os mesmos, pode haver uma diferença significativa no comportamento de dirigir, ou seja, no desempenho.
Seria necessário treinar o comportamento do motorista para tornar o estilo de condução de todos eficaz e compatível. Para exemplificar ainda melhor vamos aos outros tipos de treinamento comportamental.
Leia também: O que fazer para manter a equipe motivada?
Treinamento cognitivo
O treinamento cognitivo é um treinamento baseado no conhecimento. O objetivo deste treinamento é obter informações e ser capaz de lembrar, recitar e entender as informações aprendidas. Por exemplo, na forma de uma prova escrita para adquirir novos conhecimentos.
Treinamento de habilidades
O treinamento de habilidades consiste em aplicar o conhecimento adquirido em uma situação prática. Voltamos ao exemplo de dirigir.
Aprendendo a dirigir, uma das primeiras coisas ensinadas é onde estão os pedais e a qual propósito eles servem. Consequentemente, o motorista aplica esse conhecimento ao praticar em um veículo, usando os pedais enquanto dirige de acordo com as informações obtidas, adquirindo a habilidade de dirigir.
O que são habilidades comportamentais?
Essas são habilidades que devem ser aprendidas e praticadas. É inteiramente possível desenvolver essas habilidades comportamentais a qualquer momento.
Muitos desses treinamentos de habilidades comportamentais são de natureza social. A preocupação deles é como ter um bom relacionamento com outras pessoas, incluindo seu supervisor, seus colegas e clientes.
Os funcionários que são novos na empresa não podem ser considerados completamente qualificados. Sendo assim, o crescimento dos funcionários depende de como o empregador fornece treinamento comportamental e os estabelece no local de trabalho.
Ao estabelecer um local de trabalho que incentive os funcionários a melhorar suas habilidades, você pode extrair a produtividade dos funcionários. Sem contar que irá ajudá-los a alcançar a satisfação no trabalho dentro da organização.
O local de trabalho deve estimular o crescimento e as habilidades comportamentais dos funcionários. A ideia é estabelecer um ambiente de trabalho estável e produtivo.
Quais são os tópicos de treinamento de Habilidades Comportamentais?
Abaixo estão os tópicos de treinamento de habilidades comportamentais, essenciais no local de trabalho.
Comunicação
A boa comunicação consiste num conjunto de habilidades desde padrões adequados de linguagem corporal e contato visual, bem como a capacidade de escrever relatórios claros e precisos.
A escuta precisa e a capacidade de seguir as instruções são especialmente importantes. No entanto, geralmente são ignoradas ou tidas como desnecessárias.
Muitas pessoas simplesmente não prestam muita atenção ao que os outros dizem ou escrevem, e assim, não fazem perguntas de acompanhamento para verificar sua compreensão.
Como resultado, os indivíduos agem de acordo com suas próprias suposições imprecisas e criam ineficiências e frustrações no trabalho. O treinamento em comunicação os ajudará a superar esses desafios.
Estabelecimento de metas e planejamento
Qualquer um pode desejar que algo aconteça, mas para realizar qualquer coisa é preciso planejar. E isso, é o que surpreendentemente poucas pessoas sabem como fazer.
O planejamento requer o estabelecimento de metas concretas, a identificação de etapas de ação viáveis e o comprometimento de executar o plano.
Mesmo definir o objetivo principal pode ser difícil quando vários problemas estão competindo por atenção. O planejamento eficaz requer a organização dos problemas por importância e delegação.
É impossível fazer tudo de uma vez, mas se alguém se concentrar nas tarefas mais importantes e pedir ajuda poderá realizar muito.
Gerenciamento de tempo
Um atributo frequentemente subestimado dos funcionários, o gerenciamento de tempo não se refere à capacidade de um funcionário cumprir um prazo, mas à organização e execução de seu trabalho para concluir uma tarefa no prazo.
Embora essa seja mais uma habilidade do trabalhador, você pode ajudar a desenvolver as habilidades de gerenciamento de tempo das pessoas durante as apresentações.
A remoção de distrações, como telefones celulares e mídias sociais, é uma maneira de garantir que os funcionários cumpram o cronograma, mas em casos como trabalho em casa ou sem um escritório tradicional, você terá que se concentrar em promover boas práticas por meios mais sutis.
Por exemplo, escalonar suas atribuições em vários marcos ou metas pode ajudar a orientar seus funcionários, bem como pressioná-los a ver o ritmo adequado para concluir o projeto. Separar o trabalho nesses segmentos convence seus funcionários a ver sua tarefa como mais imediata.
Oferecer treinamento de habilidades comportamentais relacionadas às habilidades de gerenciamento de tempo, como concentrar-se na tarefa mais difícil no dia de trabalho, em meios como anúncios, e-mails e anotações para os funcionários os ajudarão.
Leia também:Terceirizei: serviço de limpeza mal feito, como proceder?
Autoaperfeiçoamento
A vida no local de trabalho não deve impor estagnação.
Deve haver uma necessidade ou desejo constante de melhoria. A satisfação leva a uma repetição, que é a essência de um trabalho percebido como incontestável.
Os funcionários devem melhorar para evitar a frustração da inexperiência e aproveitar o contentamento com o trabalho.
As pessoas sempre têm espaço para crescer e as habilidades comportamentais avançadas são sempre bem-vindas.
O treinamento de autoaperfeiçoamento ajudará a fornecer feedback e críticas que eles podem usar para beneficiar suas próximas tarefas. Uma parte essencial da promoção da melhoria é comunicar aos funcionários essa falha.
Leia também: Benefícios de um treinamento empresarial eficiente para seu negócio
Empatia
Ser um indivíduo empático vem naturalmente para alguns e pouco natural para outros, portanto, comportar-se com empatia significa mais do que se sentir mal por alguém que está triste ou compartilhar da alegria de outra pessoa.
Significa ser capaz de entrar no mundo de outra pessoa para entender não apenas qual é o ponto de vista dela, mas também por que ela têm esse ponto de vista.
A empatia é uma habilidade comportamental que pode ajudar não apenas a manter a paz de espírito, mas também a crescer na carreira porque pessoas empáticas tendem a deixar os outros à vontade.
Resolução de Conflitos
Em pontos de desequilíbrio e atrito, os funcionários devem ser capazes de enfrentar a tensão entre eles e resolver qualquer desacordo que surgir.
Este é um ramo de comunicação, embora seja uma habilidade distinta que pode ser difícil de desenvolver devido à hesitação e à natureza íntima do local de trabalho.
Programas de treinamento de habilidades comportamentais são altamente eficazes no local de trabalho, o componente do aprendizado pode ser incorporado se os funcionários desenvolverem o hábito de aprender, reaprender e desaprender.
Trazer uma mudança positiva em termos de atitude, valores e normas é muito significativo no mundo hipercompetitivo de hoje.
As organizações estão gradualmente percebendo que o treinamento comportamental é altamente importante para realizar e se aventurar em direção a metas estabelecidas.