É muito comum colaboradores chegarem nas empresas com formações que não comportam as necessidades completas da organização. Conhecimentos incompletos sobre determinados assuntos ou a falta de disciplina são alguns desses problemas. Então que surge o treinamento corporativo (ou empresarial) como estratégia para capacitar as equipes internas.
E esse recurso tem dado resultado? Segundo o Panorama do Treinamento no Brasil, de 2019, o País gasta uma média de R$788 com treinamento para colaborador. Muitos desses investimentos são feitos para 500, 1000 ou para mais de 5000 funcionários.
Ou seja, isso significa que os gestores estão mais preocupados com a capacitação e treinamento das suas equipes.
Mas o que é o treinamento corporativo?
O treinamento empresarial (ou corporativo) é uma técnica que possibilita desenvolver habilidades e conhecimentos aos seus colaboradores. O objetivo é otimizar o trabalho do funcionário e, assim, atender por completo às necessidades da instituição.
O desenvolvimento corporativo tem como benefício fortalecer a capacitação de profissionais e motivá-los.
Essa constatação do conceito de treinamento empresarial fica evidente de acordo com uma pesquisa realizada pela Right Management, especialista global em carreiras. O estudo feito com mais de 30 mil pessoas, sendo 10 mil brasileiras, mostrou que 50% dos profissionais motivados são mais produtivos.
Outro benefício é que o treinamento corporativo bem desenvolvido gera maiores insights aos colaboradores que, por sua vez, tendem a inovar mais e otimizar processos. Isso acontece porque a capacitação leva ao domínio das técnicas essenciais e a uma sensação de produzir além do esperado.
A partir do conceito de treinamento empresarial, você pode perceber até o momento o quão bem ele faz para os funcionários de uma corporação. Mas a estratégia vai além disso!
Quais são os benefícios do treinamento corporativo?
- Conquista de novos conhecimentos para aplicar em diferentes áreas do mercado;
- Maior engajamento e motivação;
- Maior poder de mensurar os resultados e o retorno do investimento (ROI);
- Aprendizado mais fácil de novas ferramentas que serão incorporadas no trabalho;
- Redução do turnover e retenção de talentos;
- Aumento da produtividade com baixo custo;
- Otimização da experiência do colaborador junto à empresa, entre outras.
Contudo, antes de escolher entre as melhores empresas de treinamento para investir em sua equipe, é importante você dominar alguns conceitos.
Não é de hoje que muitas empresas aplicam treinamento e desenvolvimento com foco empresarial, o que significa que existe uma disparidade entre o treinamento convencional e a educação corporativa. Então, qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento e educação corporativa?
Podemos identificar que a educação corporativa foca no desenvolvimento das competências para servir a empresa.
Logo, a diferença entre a educação corporativa e o treinamento está no objetivo final. Isto é, a educação corporativa treina pessoas para torná-las mais aptas a fim de melhorar os resultados da companhia. Enquanto o treinamento tradicional foca em objetivos gerais sem a visão de trazer um retorno esperado para uma instituição.
Diante disso, avalie qual o tipo de desenvolvimento você deseja aplicar aos seus funcionários. É muito comum ver gestores de Recursos Humanos oferecendo topo o tipo de capacitação, o que pode gerar desgaste de tempo, investimento sem retorno e desmotivação.
Como montar um treinamento corporativo?
Agora, se você deseja criar um planejamento de desenvolvimento corporativo, vamos explicar como obter sucesso:
- Faça um planejamento: alguns pontos devem ser avaliados com cautela, como a disponibilidade de orçamento e a quem se destinará o treinamento. Tenha em mente que a aplicação de um programa de capacitação precisa ter um objetivo claro;
- Identifique as necessidades da empresa: observe os resultados de cada setor. É preciso ter uma conversa transparente com gestores e colaboradores para avaliar o cenário da empresa sobre as prioridades e como formar a capacitação;
- Estabeleça um tema e uma meta: defina os temas para o treinamento dos funcionários. Por exemplo, se o RH tem dificuldade de ajustar a tabela de pagamento, um treinamento para minimizar as falhas no setor deve ser útil. Ao ter metas e temas estabelecidos, você conseguirá direcionar o orçamento para essa finalidade;
- Decida a duração do treinamento: o tempo para criar palestras e treinamentos corporativos com o uso de áudio, por exemplo, são diferentes. Para alguns assuntos, o treinamento empresarial dura dias; enquanto outros, apenas uma tarde. Essa análise deve ser realizada conforme as metas estabelecidas.
Percebeu que existem vários detalhes antes de formar um treinamento corporativo? Pois bem, uma questão importante para acrescentar à sua estratégia de capacitação é decidir o tipo de treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Leia também: 4 ideias para a capacitação e motivação da sua equipe
Tipos de treinamento corporativo
- Treinamento técnico: mais tradicional oferecido nas empresas, é realizado por meio de softwares ou equipamentos para apresentar as funções técnicas de cada setor;
- Treinamento comportamental: voltado ao desenvolvimento de conhecimentos de liderança, comunicação interpessoal e gestão de conflitos, ou seja, não está relacionamento diretamente ao cargo;
- Treinamento compliance: capacitação relevante para fortalecer as regulamentações do setor e a legislação trabalhista.
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Este artigo foi escrito por oHub, plataforma que conecta empresas com fornecedores de serviços B2B.