Para manter a produtividade da empresa em alta, gerando resultados, que demonstram um crescimento econômico exponencial, o treinamento organizacional desempenha papel decisivo, para o alcance de metas e objetivos. De acordo com um estudo, feito pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento – ABTD, as empresas no Brasil direcionam somente uma média de 22 horas de treinamento e capacitação profissional, por ano.
São dados preocupantes, que apontam uma negligência generalizada, por partes dos empresários. Portanto, é fundamental que a comunidade empresarial compreenda a importância do treinamento organizacional para o futuro das companhias brasileiras, e conheça mais a fundo suas aplicações práticas.
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Viabilizando as atividades de uma empresa, o treinamento organizacional promove a integração dos funcionários com os objetivos e princípios basilares da companhia, através da internalização de sua cultura e história no mercado. Resta provada, portanto, a imprescindibilidade da adoção destes métodos de treinamento e orientação empresarial, sendo dever de todo bom gestor da atualidade.
Para que o treinamento organizacional seja realizado de maneira adequada, a empresa deverá contar com uma equipe de direção preparada, que seja constituída por profissionais qualificados e especializados, que promovam um treinamento diferenciado.
A administração da companhia, através da pesquisa de mercado, decidirá pela equipe que melhor atender às demandas, oferecendo a orientação e treinamento completos. O treinamento organizacional, quando atinge seus objetivos, proporciona melhores resultados para a empresa, que apresentará saldos positivos, ao final de cada período.
Os fatores que indicam a necessidade de aplicação do treinamento
Alguns fatores, por apresentarem a queda dos resultados obtidos pela companhia, em um determinado período, irão apontar a necessidade de aplicação do treinamento organizacional na empresa, como medida de recuperação da saúde do negócio.
Queda do número de vendas
Quando os resultados da empresa não são satisfatórios, na maioria das vezes, a causa principal é o declínio do número de vendas realizadas, em um certo período de tempo.
São muitos os fatores que ensejam esta queda, como a má qualidade de produtos ou serviços, baixo desempenho do time de vendas, preços altos e incompatíveis, atendimento ineficiente, entre outras hipóteses. O declínio das vendas resulta, ainda, na redução dos lucros da empresa, representando um momento de crise econômica interna.
Falta de motivação dos profissionais
A falta de motivação dos profissionais, seja qual for a função desempenhada, repercute nos resultados de toda a empresa, pois cada funcionário exerce um papel de importância, que viabiliza o bom funcionamento do negócio.
Logo, quando há o declínio motivacional do corpo de funcionários, a empresa também tende a declinar, pois é reflexo da atividade de seus profissionais.
Conflitos internos
Os conflitos internos, principalmente quando recorrentes, acabam por afetar o andamento das atividades rotineiras, prejudicando a produtividade. Divergências de opiniões, e interesses conflitantes, podem desviar os profissionais dos objetivos primordiais da empresa, resultando em balanços desfavoráveis.
Estagnação no tempo
Quando a companhia para no tempo, deixando de acompanhar as tendências do mercado, sua competitividade reduz drasticamente. É fundamental que a administração empresarial busque sempre atualizar seus procedimentos internos, bem como seus produtos e serviços, valendo-se amplamente das novidades tecnológicas, como forma de promover o crescimento econômico constante.
Má qualidade dos produtos ou serviços
Por se tratar da atividade econômica principal da empresa, é crucial o cuidado com a manutenção da qualidade dos produtos ou serviços, que são oferecidos, atualizando-os periodicamente, de forma que evoluam em termos de qualidade e eficiência.
Para a verdadeira satisfação e fidelização do cliente, é essencial que a companhia forneça produtos e serviços, que possuam qualidade diferenciada, e acima da média de mercado.
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As espécies de treinamento organizacional para empresas
Como são variados os fatores, que apontam a necessidade de aplicar o treinamento organizacional, em uma determinada companhia, existem espécies diferentes de programas de treinamento, que atendem a finalidades próprias.
Uma vez feito o diagnóstico completo, da situação em que a empresa se encontra, será possível a determinação de qual o melhor tipo de treinamento organizacional a ser aplicado.
Treinamento para orientação profissional
Sendo aplicável tanto para empresas nascentes, quanto para os negócios de longa data, o treinamento organizacional, que visa a orientação profissional, permite que sejam transmitidas as principais diretrizes da companhia, bem como seus princípios condutores, sua história, sua cultura, e seus objetivos no mercado.
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Este treinamento proporcionará a construção de maior responsabilidade dos profissionais, de acordo com a importância das funções que exercem, promovendo o sucesso da companhia e de todos seus integrantes.
Treinamento para desenvolvimento de habilidades técnicas
Para que a empresa possa se atualizar, e manter-se competitiva no mercado, o treinamento organizacional, voltado para o desenvolvimento de habilidades técnicas, possibilita a evolução dos profissionais, que irão aprimorar suas aptidões já existentes, e descobrirão novas habilidades práticas, melhorando seus desempenhos, no exercício de suas atribuições.
Treinamento por promoção
Nas hipóteses em que um funcionário é promovido, mudando de setor, e, consequentemente, de função, o treinamento organizacional por promoção será fundamental. Esta espécie de treinamento permitirá que o funcionário aprenda, efetivamente, as atividades realizadas rotineiramente no novo setor, bem como se acostume com suas novas atribuições.
Este treinamento organizacional é recorrente nas companhias, possuindo papel crucial, pois confere ao profissional maior segurança e confiança, para iniciar em mais uma jornada.
Treinamento para desenvolvimento de habilidades sociais
Para que os funcionários da companhia interajam melhor entre si, o treinamento para desenvolvimento das habilidades sociais promoverá dinâmicas de grupo, contendo atividades diferenciadas, que irão estimular o diálogo e o trabalho em equipe. Este tipo de treinamento permitirá que a convivência, no ambiente empresarial, torne-se mais amigável, estimulando a produtividade.
Treinamento para estimular a produção criativa
Para que os funcionários contribuam, efetivamente, para o crescimento da empresa, através de ideias inovadoras, o treinamento, que busca estimular o desenvolvimento da capacidade de produção e criatividade, proporcionará meios de os profissionais tornarem-se mais participativos, mostrando ideias criativas, que podem revolucionar os modelos de negócio da empresa.
Com o trabalho realizado, pela equipe de direção do programa de treinamento, os profissionais se sentirão mais confiantes, acreditando que podem participar, de maneira ativa, para a evolução empresarial.
Portanto, o treinamento organizacional, como medida de prevenção e correção, deve ser adotado em toda e qualquer empresa, garantindo maiores faturamentos, e competitividade no mercado.
Na plataforma oHub, estão reunidas as melhores empresas e equipes de treinamento empresarial, que realizam um trabalho diferenciado, facilitando a busca pela melhor opção de contratação.
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