A consultoria de vendas está completamente associada a uma boa estratégia comercial. Você sabe o que é isso?
Estratégia comercial é a alavanca que uma empresa necessita, quando quer ter um diferencial para seu negócio a longo prazo. É imprescindível para quem deseja diminuir as chances de fracasso e quer aumentar sua previsibilidade.
Empresários ainda não dão a atenção merecida a essa área e é exatamente por esse motivo que não decolam. Colocam toda a responsabilidade de suas vendas apenas em seus vendedores.
A falta de estratégia comercial é um dos motivos principais que grande parte dos negócios já fracassam em seu primeiro ano de vida.
Posteriormente, se uma empresa conseguir ter um bom planejamento desde o início de suas atividades, a chance de sobreviver e conseguir se diferenciar dentro de um mercado cada vez mais competitivo, é muito maior!
Consultoria de vendas: não deixar tudo nas mãos de seus vendedores
Segundo o CEO da consultoria comercial Commsulting – Marcus Rossetti – um dos maiores erros é pensar que as vendas estão atribuídas somente aos vendedores , quando isso deve envolver toda a empresa. Uma boa consultoria de vendas e uma excelente estratégia comercial provam isso.
Empresários possuem o que chamamos de visão do “vendedor super-herói”, ou seja, ele acredita que contratando um excelente vendedor, as vendas estarão salvas.
Aprendam: um craque sozinho pode até fazer gols, mas não consegue carregar o time inteiro nas costas.
Entretanto, pensar em um planejamento comercial é essencial para se ter uma boa gestão e operação de vendas. As empresas costumam focar somente na operação, deixando a gestão e planejamento praticamente abandonadas.
Uma boa estratégia comercial consegue estabelecer metas e previsões olhando para o horizonte de forma certa. Manter a previsibilidade de vendas do seu negócio irá permitir um melhor planejamento a médio e a longo prazo.
Conheça os 5 P´s de um bom planejamento comercial
Uma boa estratégia comercial precisa ser amparada dos chamados 6P´s:
- Produto;
- Preço;
- Praça (distribuição);
- Promoção (estratégias de comunicação);
- Pessoas (como satisfazer clientes e funcionários);
Gestores também efetuam pesquisas secundárias, como feiras, livros e internet, mas não realizam a principal função para manter ou melhorar seus negócios: saber a opinião dos clientes sobre seus serviços e produtos.
Não adianta estabelecer estratégias em cima de “achismos”. É o maior erro que empresários podem cometer.
Ferramentas necessárias para uma boa estratégia comercial
De antemão, um ano rentável começa com uma boa estratégia comercial.
Confira ferramentas importantes para uma boa consultoria de vendas para sua empresa:
- Missão, visão e valores;
- Análise completa de oportunidades para o seu negócio;
- Definição de metas para sua empresa;
- RD Station;
- Sistema ERP;
- Mailchimp.
Traçando a melhor estratégia comercial para sua empresa
O termo estratégia comercial é amplo.
Para entender esse conceito é preciso levar em consideração fatores estratégicos de modelo de negócios, sejam operacionais ou táticos sobre gestão da área técnicas de vendas em si.
Veja tópicos que precisam estar presentes para interferir em suas decisões:
Modalidade de venda
Quando se trata de modalidade de venda, estamos falando de meios de vender seus serviços ou produtos.
Um dos modelos mais comuns são Field Sales, Inside Sales, Self Service, Indicação, Canais e Market Place.
É preciso definir como sua consultoria de vendas irá gerar leads: inbound marketing, outbound marketing, canais de sua empresa, entre outros.
Depois de definir qual será o canal para gerar leads, ou seja, escolher o modelo que mais faz sentido para seu negócio, chega a hora de analisar fatores que irão decidir a modalidade de vendas.
Fatores de análise para modalidades de vendas
– Ticket médio;
– Complexidade de vendas;
– Precificação;
– Valor;
– Discurso;
– Processo.
Depois de sua estratégia comercial iniciada, após sua avaliação adequada sobre seu público-alvo, mercado e concorrência, será necessário entender quais são as capacidades internas de sua empresa e como poderá acessar e trabalhar o mercado de maneira correta.
Como fazer isso?
Utilizando uma consultoria de vendas que irá entender o quanto sua empresa pode gerar em resultados.
Onde encontrar empresas que auxiliem na estratégia comercial de sua empresa?
Se você deseja contratar empresas que efetuem esse tipo de suporte com a qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar.
Nesse ínterim, você encontrará empresas que atuam em estratégias comerciais de acordo com a necessidade de sua empresa sem custos abusivos e falsas promessas. Tudo é feito as claras e de maneira objetiva trazendo o que o seu negócio precisa de fato.
Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido ou, caso prefira, veja a lista de empresas que realizam a o serviço de consultoria de vendas. É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer