O inventário empresarial é um dos principais pontos no momento de implantar uma gestão de patrimônio, assim como para que as demais etapas fluam de maneira correta, o seu sucesso é imprescindível.
O processo do inventário empresarial consiste em diversos detalhes e etapas, por isso é necessário o máximo de atenção por todos que estão envolvidos, em especial, pelo responsável deste projeto.
Essa é umas principais atividades que uma empresa necessita implantar. Através da sua implantação que sua empresa terá uma construção de todos os bens de maneira atualizada e organizada.
Simultaneamente, na prática, isso irá assegurar diversas decisões gerenciais, principalmente as que se baseiam em informações assertivas e que possam evitar prejuízos financeiros para o seu negócio.
Afinal, qual empresa que não deseja evitar gastos que não sejam necessários?
E é exatamente, por meio de um inventário físico, periódico e um controle individualizado que isso é possível. Nesse ínterim, esses são requisitos essenciais para assegurar autenticidade de todas as demonstrações contábeis. Em especial as que são referentes aos ativos imobilizados.
Mesmo que seja um processo trabalhoso, é necessário efetuar um inventário físico patrimonial de sucesso. Como? Através de um bom planejamento e seguindo um passo a passo estruturado.
Conheça agora tudo que entra ou não no inventário de uma empresa.
O que é o inventário empresarial?
O inventário empresarial, consiste no que está presente no inventario patrimonial do ativo imobilizado de uma empresa. Ou seja, é um processo onde é realizado um registro, que irá permitir a qualquer momento saber os bens ou montantes de bens.
Bem como, os direitos de caráter permanente, que são necessários para as mais diferentes atividades empresariais.
Simultaneamente, é a atividade que irá verificar a existência dos bens físicos, sociedades etc.
Veja abaixo o que está presente entre os bens do ativo imobilizado:
- Veículos;
- Prédios;
- Equipamentos de informática;
- Máquinas e equipamentos;
- Utensílios e móveis;
- Eletrônicos;
- Ativos no banco etc.
Mais do que somente manter as informações dos bens de sua empresa atualizadas, os dados que serão coletados serão fontes confiáveis para diversas tomadas de decisões. Além de ainda fornecer suporte para outras áreas de sua empresa.
Por que fazer o inventário empresarial?
Realizar a identificação dos tipos de bens de sua empresa é de extrema importância. Entretanto, são somente parte de um processo bem maior, que leva o nome de gestão patrimonial.
É através dessa atividade que se tem o controle de todos os bens permanentes de um negócio. Basicamente, o inventário empresarial é responsável pela identificação dos bens imobilizados da empresa, com o intuito de determinar a existência de cada um deles.
Os principais consistem em:
- Identificação;
- Adequação contábil;
- Gestão adequada;
- Verificação de depreciação.
Em caso sociedade na empresa, se ocorre o falecimento de um dos sócios, o que é necessário fazer?
Em casos como esse, os procedimentos legais precisam ser adotados. Já no momento que ocorre o falecimento de um dos sócios de uma empresa Limitada, ou mesmo de uma empresa EIRELI ou EI.
Por exemplo, o direito de sucessão irá normatizar situações jurídicas obrigatórias, já no momento do falecimento. Bem como, será orientado para que ocorra os trâmites de repasse de propriedades, incluindo a empresa para os sucessores do sócio que faleceu.
- Leia também o que é um inventário patrimonial?
Para cada o de empresa a sucessão dos deveres e direitos são distintos, veja como são eles:
- Falecimento do empresário de uma empresa individual – EI
Esse é o caso onde o patrimônio da pessoa natural e/ou empresário individual são os mesmos. Ou seja, o inventário do empresário responderá pelo titular de forma ilimitadas pelas dívidas. A empresa também irá se extinguir e poderá ocorrer a sucessão legítima ou testamentária.
Bem como, pode-se liquidar o patrimônio da empresa, e assim os bens serão partilhados de acordo com a lei de sucessões.
De acordo com o código de 1916, artigo 1.603 a sucessão é prevista da seguinte maneira:
– Descendentes em concorrência com o cônjuge sobrevivente;
– Ascendentes, em concorrência com o cônjuge;
– O cônjuge sobrevivente;
– Os colaterais.
Falecimento de empresário de uma empresa de responsabilidade limitada – EIRELI
Em casos de falecimento de empresários desse tipo de empresa, será permitida a sucessão. Porém, respeitando os procedimentos que constem no inventário empresarial de partilha.
Os sucessores poderão decidir sobre como será a liquidação da empresa ou se darão continuidade do negócio.
Enquanto se decide pela continuidade da empresa, será necessária a autorização judicial enquanto não ocorre a partilha.
Assim, o inventariante terá meios para poder administrar a empresa. Como? Através da apresentação de uma escritura pública de partilha de bens.
- Leia também sobre: O que é inventario geral?
Em casos de mais de um herdeiro, a empresa deverá ser alterada para outro tipo de sócio. Que dessa forma, irá permitir a entrada de mais um sócio.
Já quando se trata da liquidação de quotas, se dará por meio de um balanço especial dos bens.
Ou seja, efetuando o levantamento da participação proporcional do patrimônio líquido e proporcional dos lucros do sócio que faleceu na sociedade.
Existem empresas que façam o inventário empresarial de maneira terceirizada?
Se deseja contratar empresas que forneçam o serviço de inventário empresarial, com qualidade e credibilidade que o sua empresa merece, o oHub pode ajudar.
Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam o serviço de inventário empresarial.
É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.