Vigilante patrimonial é o profissional responsável pela segurança do patrimônio de uma empresa, instituição, condomínio ou residência. Mas, o que faz um vigilante patrimonial no dia a dia de suas funções?
Antes de respondermos a essa pergunta, é importante destacar as regras para a contratação e para o exercício da função de vigilante.
Atualmente, a profissão de vigilante é a única, dentro da segurança privada, regulamentada pela legislação do Brasil. Isso quer dizer que para se tornar um vigilante ou para contar com seus serviços é preciso estar alinhado à Lei no 7.102, de 20 de junho de 1983, que regulamenta o cargo.
A Polícia Federal é o órgão responsável por definir os requisitos, direitos e deveres do vigilante. Tudo isso é feito a partir dos critérios definidos na PORTARIA Nº 3.233/2012-DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012.
De maneira geral, o que está definido nesta portaria é que, para exercer a profissão de vigilante o profissional deve:
- realizar e ser aprovado no Curso de Formação de Vigilante;
- passar por curso de reciclagem a cada 2 anos;
- ser contratado em CLT por empresa especializada em gestão de segurança patrimonial ou empresa possuidora de Serviço de Segurança Orgânico.
É importante que não apenas o profissional possua todas as credenciais para o exercício da profissão mas que a empresa de segurança também seja credenciada junto à Polícia Federal.
Para encontrar a empresa que poderá realizar o serviço de segurança patrimonial indicamos que acesse a lista completa de empresas de Segurança Patrimonial cadastradas no site da oHub, que possuem documentação verificada. Também é indicado que você faça uma análise final no site da Polícia Federal, onde é possível conferir se a empresa escolhida está devidamente regulamentada.
Dessa forma, caso você esteja considerando contratar os serviços de um vigilante, o caminho mais eficaz é a terceirização da segurança patrimonial.
Para entender se esse é o profissional que você está buscando para sua empresa, indicamos que continue a ler este artigo para compreender o que é e o que faz um vigilante patrimonial.
O que é um vigilante patrimonial?
O vigilante patrimonial é o profissional que realiza a proteção do patrimônio, geralmente, da empresa ou condomínio contratante.
A partir dos cursos de formação o vigilante pode ter acesso a porte de arma de fogo, quando em exercício, deve estar uniformizado e seguir as normas que apresentamos acima.
É direito do profissional receber treinamento regular e ter seguro de vida em grupo, que é de responsabilidade do empregador.
Ao contratar uma empresa de serviço de segurança patrimonial a organização contratante não têm responsabilidade do pagamento de impostos trabalhistas nem do seguro de vida. Isso deve ser realizado pela empresa que foi contratada para a realização do serviço. Essa deve arcar com todos os direitos de seus colaboradores.
Leia também: Vantagens da terceirização de segurança
O que faz um vigilante patrimonial?
Afinal, o que faz um vigilante patrimonial? Encontrar a resposta para essa pergunta deve ser uma preocupação antes de assinar qualquer contrato.
Somente com ela será possível compreender se o cargo realiza as funções que você está buscando e atende suas necessidades de segurança patrimonial.
Isso é especialmente válido porque existem outras funções dentro da gestão de segurança patrimonial, como gestores que irão realizar análise de risco para segurança patrimonial e profissionais que irão lidar com a inteligência em segurança privada.
Resumindo, quando o assunto é segurança patrimonial o vigilante é apenas uma das funções exercidas.
Mas, voltando a nos concentrar no que faz um vigilante patrimonial, de maneira geral ele pode realizar atividades de vigilância em estabelecimentos públicos e privados com o objetivo de garantir a segurança das pessoas que transitam pelo local e a proteção do patrimônio, seja a sede da empresa, seus equipamentos, veículos e demais recursos.
Confira a seguir a lista de funções que esse profissional está apto a exercer:
- controle de acesso de pessoas, encomendas, objetos e produtos;
- identificar visitantes e encaminhá-los às dependências da empresa de acordo com as normas de segurança;
- realizar rondas pela empresa, garantindo a cobertura de todo o local, incluindo áreas de acesso que não sejam a principal;
- realizar a inspeção das áreas da empresa a fim de evitar incêndios, roubos, furtos, sabotagens;
- examinar portas, janelas, portões de garagem e outros acessos, e assegurar que estão trancados e protegidos;
- acompanhar imagens de câmeras de segurança, internas ou externas, na guarita da portaria;
- acionar chave de contato em caso de emergências;
- realizar escoltas de pessoas e bens;
- prevenir e combater princípios de incêndio;
- realizar ações de Primeiros Socorros.
Dentro do conceito sobre o que é segurança patrimonial existem outros tipos de vigilantes que exercem outras funções como:
- Transporte de Valores:
- Escolta Armada;
- Segurança Pessoal Privada.
Agora que você sabe o que faz um vigilante patrimonial é hora de procurar por empresas sérias que podem te ajudar na proteção dos recursos do seu negócio.
Onde encontrar empresas de segurança patrimonial?
Você até pode procurar no Google para ter acesso a empresas de segurança patrimonial, entretanto, o tempo gasto para pesquisa, contato, recebimento de proposta pode demandar algumas horas do seu dia.
Por isso, nós indicamos que você tenha acesso à lista completa de empresas de Segurança Patrimonial cadastradas no site da oHub.
Reunimos fornecedores qualificados e empresas, como a sua, que estão em busca de serviços de segurança patrimonial.
Por meio do sistema, com uma única solicitação de proposta, você recebe orçamentos de diversas empresas. Para isso basta:
- preencher as informações básicas sobre o serviço que você precisa;
- especificar a localização da sua empresa;
- fornecer os dados para contato do fornecedor.
Pronto! Agora é só aguardar as propostas comerciais de fornecedores qualificados para a terceirização do trabalho de vigilante patrimonial.
Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:
Economize tempo e obtenha melhores preços. Solicite hoje seu pedido de orçamento.