Imagine que uma empresa é semelhante ao corpo humano: cada membro tem sua função. Em sua opinião, como o coração é representado?
Se você respondeu que os funcionários são o coração da empresa, você acertou.
É através da equipe que a missão, os valores e os objetivos da marca são passados para o público.
Sendo assim, como a liderança e gestão de pessoas fazem para manter a equipe motivada. O que fazer para continuar lutando pela excelência todos os dias?
Por que a motivação no trabalho é tão importante?
Motivação é a razão pela qual alguém irá agir ou se comportar de determinada maneira, ou, conforme for, deixar de realizar determinada ação.
A motivação pode ou não ser benéfica, portanto, descobrir o que motiva – da melhor maneira – seus funcionários é a chave para uma boa administração
Funcionários motivados são mais produtivos e mostram orgulho em relação ao trabalho realizado. As taxas de rotatividade são significativamente menores quando a motivação é alta e, como é possível imaginar, o desempenho coletivo fica mais qualitativo.
Os benefícios de ter uma força de trabalho motivada podem ser medidos de várias formas, como no aumento do comprometimento dos funcionários e na satisfação e eficiência em realizar as atividades rotineiras. Os efeitos positivos das boas estratégias motivacionais são perceptíveis para os funcionários e para a empresa.
Como a liderança e gestão de pessoas pode motivar sua equipe?
Há muitas maneiras pelas quais as pessoas podem ser motivadas. Os quesitos evidentes são baseados em remuneração, competitividade, pacote de benefícios para empregados e folgas pagas.
Há motivações baseadas em razões menos tangíveis, como orgulho, reconhecimento, realização e desenvolvimento pessoal. Tem até motivações são até baseadas em questões negativas, como o desejo de não ser demitido ou repreendido.
Encontrar o equilíbrio de fatores motivadores é o que determina a disposição do funcionário em realizar com capacidade suas funções.
Seguem algumas maneiras eficientes de extrair o que há de melhor nos funcionários para benefício pessoal e da empresa:
1) Ouça seus colaboradores
É importante que os funcionários sintam que têm voz ativa na empresa. Neste caso, é importante ressaltar que não é exigido que os líderes realizem integralmente as solicitações vindas da equipe, afinal ninguém é senhor da razão e nem todas as soluções são de fácil acesso, mas é fundamental que os integrantes da equipe percebam que as opiniões, sugestões e reclamações são analisadas pelos diretores e gerentes, ainda que não atinja o efeito desejado. É o modo mais genuíno de dizer “a empresa olha por você”.
Lembre-se que as opiniões podem ser coletivas como também individuais, portanto, escolha diversas formas de coletar a opinião de sua equipe. Agende com regularidade breves reuniões para colher o feedback do grupo e, em seguida, marque conversas individuais oferecendo a oportunidade do colaborador de falar sobre assuntos de cunho mais particular, caso seja necessário.
A caixinha de sugestões é um excelente formato para extrair informações da equipe. Se preferir um modelo mais atual, sugerimos o mural de ideias. Mensalmente é extraída uma ideia – viável – e implementada na empresa. Este modelo, com certeza, motiva todos os setores.
É importante ter uma escuta ativa. Seja intencional sobre o reconhecimento das contribuições de seus funcionários e a resposta a perguntas ou comentários em tempo hábil.
2) Demonstre confiança
A confiança é uma via de mão dupla.
Não apenas o “patrão” precisa ter confiança nos funcionários. É preciso perceber que ao se desligar de uma empresa, a real decisão do funcionário é se desvincular de gestores que não apoiam e incentivam seu trabalho.
A comunicação transparente e frequente sempre é a melhor solução. Por vezes, o tempo investido numa conversa franca com um funcionário insatisfeito transforma seus planos de mudança de empresa e melhora seu rendimento.
A confiança é o catalisador do empoderamento e, quando a equipe se sente fortalecida, ela está mais disposta a ir além.
3) Estabeleça alvos
A melhor maneira de motivar as pessoas é dar-lhes um objetivo a ser alcançado, seja uma promoção, aumento de salário, um bônus ou qualquer conquista significativa.
Agindo dessa forma, os colaboradores estão sempre querendo saber o que precisam fazer para chegar ao próximo nível.
Estabelecendo metas claras para os funcionários, eles sabem exatamente o que fazer e quais alvos devem alcançar. Boa parte dos colaboradores das empresas dizem que perdem muito tempo no trabalho porque não sabem por onde começar ou qual tarefa condiz com sua função.
Descreva clara e completamente (por escrito) as métricas necessárias para um avanço específico. Depois, esteja preparado para recompensar os funcionários que atingirem a meta.
4) Ajuda para expandir
Reconhecer e apoiar os interesses e objetivos individuais dos membros da sua equipe é uma maneira forte de incentivo.
O gestor que se interessa em saber dos projetos de seus funcionários é um motivador nato. Como fazer isso? Perguntando como está a pós-graduação, conversando sobre algum projeto individual, sendo ele ainda um esboço ou já na etapa final, trocar figurinha sobre conhecimentos que podem acrescentar no desempenho profissional dele, entre outras atenções simples e vitais.
Não se trata de diminuir a relação empregado e empregador, e sim de mostrar interesse no sucesso do funcionário.
Quer saber outra forma de mostrar interesse pelo funcionário? Permita que uma vez por mês (ou a periodicidade que for mais adequada para o cargo) ele pode sair mais cedo para tratar de seus projetos ou até para pegar estrada com a família e curtir um fim de semana relaxante.
Seja um líder incentivador que procura fomentar nos funcionários a ambição de novas conquistas e descobertas, seja no âmbito profissional ou pessoal.
Pequenas gentilezas geram grandes profissionais.
5) Seja flexível
No mundo atual de obrigações e prioridades concorrentes, as pessoas valorizam mais a flexibilidade do que nunca e trabalham diligentemente para respeitar o privilégio.
O que for possível fazer para facilitar a rotina dos funcionários, faça.
Os líderes também precisam de uma pausa, mas ela é possível quando a equipe está em perfeita sintonia, por isso não hesite em conceder pequenos (e importantes) privilégios para seus parceiros de trabalho. Sair mais cedo para buscar o filho no colégio, oferecer a opção de home office, esticar o almoço de sexta-feira…
Pequenas atitudes impactam a turma e plantam em cada membro a vontade de permanecer na empresa.
Embora nem todos os modelos de negócios possam acomodar os mesmos tipos de flexibilidade, procure maneiras de permitir aos funcionários a flexibilidade necessária para manter o equilíbrio.
6) Treinamento para equipe
O treinamento é uma alavanca de motivação muito eficaz. Mostra a vontade de investir no desenvolvimento dos funcionários e eles, por sua vez, se sentem extremamente valorizados.
Investir em treinamento para empresa é um facilitador em dose dupla: mantém a equipe motivada e torna a empresa mais competitiva e preparada. Os funcionários aderem mais conhecimento e preparação para colocar o nome da firma em destaque no mercado.
7)Dê o devido valor
Nada é mais desmotivador do que a empresa que exige excelência de seus funcionários pagando salários abaixo do mercado. A atitude imprime mais do que deslealdade, como também não oferece o mínimo de oportunidade para o desenvolvimento profissional e até mesmo para manter uma qualidade básica de vida.
Dinheiro – atrelado ao respeito – é a forma mais apreciada de valorização e motivação.
Não queira perder bons profissionais por falta de planejamento financeiro ou por avareza. Se o apego pelo dinheiro é seu combustível, apenas entenda que não formando uma boa equipe, não haverá rendimento. É isso que você deseja para seu patrimônio?
8) Ambiente agradável para trabalhar
Boa iluminação e espaço limpo são dois quesitos importantíssimos que nunca saem de moda, exceto para empresas que necessitam da escuridão para as atividades, como os antigos laboratórios de fotografia. Ter acesso à iluminação natural energiza a equipe e controla a rotina.
Não é necessário realizar reformas anuais no ambiente corporativo, porém é indicado modificar a decoração para tornar o espaço mais contemporâneo e funcional. Cuidados simples, como trocar as cadeiras com estofado velho por modelos em bom estado ou passar uma mão de tinta nas paredes encardidas dão um novo ar para o local e para os funcionários.
Tenha um setor ou ao menos um funcionário responsável por controlar os materiais utilizados com frequência na empresa. Por exemplo, vistoriar produtos de papelaria e, inclusive, de higiene. O local de trabalho é o lugar onde a maioria das pessoas passa a maior parte do dia, por isso o básico é obrigatório.
O ambiente saudável é estimulante, ou seja, motivador.
9) Não castigue os erros
A punição não apagará o erro, logo, não é necessário reprimir o funcionário que cometa algum deslize. Obviamente estamos tratando de falhas corriqueiras e que não ferem as regras da empresa.
Se os erros cometidos forem por inexperiência ou qualquer motivo decente, a melhor maneira de motivar o funcionário é disponibilizar nova oportunidade de mostrar que é capaz de realizar uma boa função. Se ainda assim apresentar dificuldade, escolha uma maneira de ensiná-lo: treinamento, curso (presencial ou online), oficina de atualização, por exemplo.
O erro é passível do ser humano.
Por fim, gestores e líderes precisam estar a todo instante atentos ao que motiva o time. Oferecer diferentes formas de aprendizado e motivação é um presente para os membros da empresa e para a própria companhia.
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