Não importa seu ramo de atuação, todas as empresas possuem peculiaridades em seu processo de funcionamento, mas também semelhanças e uma delas está relacionada aos bens patrimoniais. Você sabe o que são os bens permanentes?
Já falamos em outros artigos sobre bens patrimoniais, incluindo como efetuar a gestão de controle patrimonial. Chegou o momento de saber como classificar cada um dos bens. Começaremos com os bens permanentes.
É essencial efetuar a classificação dos ativos, em especial para quem efetua o controle financeiro e a administração de qualquer tipo de negócio.
Você poderá entender quais são os reais benefícios que esse tipo de controle irá proporcionar para sua empresa.
Pode-se dizer que o real conceito de bens patrimoniais é algo bem simples, porém, é de tremenda importância do ponto de vista de gestão, contábil e jurídico.
Bens materiais são exatamente os patrimônios que a empresa poderá rentabilizar, ou seja, poder transformar em dinheiro.
Podemos dar exemplo como maquinários, a própria sede da empresa e até mesmo o material de escritórios considerados bens materiais. Os bens abstratos são, por exemplo, patentes e registros, assim como direitos e propriedades que não possuem valor financeiro, não podendo ser considerados bens patrimoniais.
Está iniciando o processo de controle patrimonial de sua empresa e quer saber como classificá-los? Acompanhe e acabe com suas dúvidas.
O que são os bens permanentes?
Os bens permanentes de uma empresa podem ser classificados como os bens móveis de uma organização, ou seja, em razão de uso recorrente, possuem durabilidade superior acima de dois anos e não perdem sua identidade física.
Quando falamos em gestão patrimonial, são eles, por exemplo:
- Veículos;
- Computadores;
- Móveis em geral.
Os bens permanentes são avaliados através dos respectivos custos históricos de aquisição. Depois de serem reavaliados poderão ter seus valores correspondentes disponibilizados.
Como é feita a classificação dos bens patrimoniais?
Existem duas maneiras distintas para poder efetuar a classificação de bens patrimoniais. A primeira está relacionada ao tipo de ativo. Pode ser um bem permanente ou bem de consumo.
-
Bens de consumo
São os bens que são adquiridos para utilização imediata, ou seja, período inferior de um ano.
Peças de máquinas que necessitem de constante substituição, alimentos, materiais de limpeza, entre outros.
-
Bens permanentes
São os bens que já possuem maior durabilidade e que possuem expectativa de gerar lucro para a empresa, caso sejam vendidos. São chamados também de ativos imobilizados.
Os bens permanentes são listados de duas formas maneiras. Veja abaixo:
-
Ativos tangíveis
São os bens físicos de uma empresa, como máquinas, móveis, edifícios, computadores, veículos e tudo que envolva esse tipo de categoria.
-
Ativos intangíveis
Direitos autorais, marcas, patentes, softwares são os bens patrimoniais da empresa, no entanto, não existem fisicamente.
Para os administradores é de extrema importância compreender os tipos de classificações. É preciso efetuar o controle patrimonial de forma correta, pois se trata de uma responsabilidade contábil.
Como gerenciar a depreciação desses bens?
Como já citado acima, os bens permanentes de uma empresa são todos os produtos que perdem valor. A partir de um determinado tempo precisará ser acompanhado.
Em determinado momento será necessária precise reposição do bem. Os administradores que ignoram esse fato poderão precisar arcar com custo não previsto no planejamento financeiro da empresa.
O gerenciamento da depreciação dos bens permanentes consiste na redução dos valores dos bens por perda de utilidade por uso ou por seu desgaste, assim como obsolescência ou ações da natureza.
Nesse ínterim, entra a depreciação linear dos bens permanentes, que consiste na divisão do valor total dos bens em partes iguais. Dessa forma, poderá ser contabilizado por períodos – normalmente uma vez por ano – ou em sua total desvalorização.
Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:
Onde encontrar empresas que efetuem o controle de bens permanentes?
Se deseja contratar empresas que efetuem avaliação patrimonial com qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar.
Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam a o serviço de avaliação patrimonial. É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer