Home > Consultoria > Objetivos financeiros de uma empresa: exemplos e a importância de defini-los
objetivos financeiros de uma empresa

Objetivos financeiros de uma empresa: exemplos e a importância de defini-los

Entre os principais objetivos financeiros de uma empresa podemos citar:

  1. Aumentar a Receita
  2. Ampliar o lucro
  3. Reduzir o custo de aquisição de cliente
  4. Reduzir custos
  5. Eliminar dívidas

Em cada negócio, o planejamento financeiro é responsável por definir as metas financeiras empresariais. Usando a lista de objetivos acima, como base.

A seguir, apresentamos mais detalhadamente cada um dos objetivos financeiros empresariais, afim de te auxiliar a definir as metas do negócio e alcançá-las. Acompanhe!

5 objetivos financeiros de uma empresa para acompanhar

Reduzir custos, ampliar o faturamento, gerar mais lucro, otimizar investimentos são desejos de todas as empresas.

Somente com um controle efetivo desses objetivos financeiros empresariais, um negócio será capaz de aproveitar as oportunidades e fugir das ameaças do mercado.

Por uma questão de sobrevivência qualquer negócio, seja ele grande ou pequeno, precisa ter uma gestão eficiente de seus objetivos, isso porque o setor financeiro atua em todas as frentes da empresa, definindo e arcando com investimentos e custos.

É por isso que conhecer os principais objetivos financeiros de uma empresa é fundamental para quem deseja otimizar a capacidade financeira do negócio.

A seguir, apresentamos, detalhadamente, cada um dos objetivos financeiros empresariais mais estratégicos.

1. Aumentar a Receita

Vender mais. Um dos objetivos financeiros de uma empresa é o aumento da receita, ou seja, o aumento do volume de dinheiro que está entrando na empresa.

Essas  metas financeiras empresariais podem ser medidas em porcentagem, por exemplo: aumento de 10% da receita em relação ao período anterior.

Se você vendeu R$ 10.000, agora a meta é R$ 11.000.

2. Ampliar o lucro

Receita e lucro não são sinônimos. Enquanto a primeira diz respeito apenas ao aumento das vendas e do valor montante final, o lucro diz respeito a quanto sobra dessas vendas depois de deduzidos os custos.

Existem dois tipos de lucro:

  • lucro bruto: receita total – custos diretos do produto ou serviço em questão;
  • lucro líquido: valor que “sobra” após as despesas operacionais serem quitadas.

Sem dúvidas toda empresa deseja isso: aumentar os lucros.

Entre as estratégias que podem ser aplicadas para alcançar esse objetivo estão:

  • estratégia de vendas como controle de preços e promoções;
  • ações de marketing para aumentar a base de clientes;
  • abrir novos canais de vendas como lojas virtuais e abertura de pontos de venda;
  • ampliar o ticket médio dos clientes e mais.

ATENÇÃO: Não considere apenas o lucro para acompanhar a saúde financeira da empresa. Fique atento ao fluxo de caixa para garantir o cumprimento de suas obrigações e analisar o sucesso da empresa.

Leia mais em: Fluxo de caixa para pequenas empresas: 6 dicas de como fazer

3. Reduzir o custo de aquisição de cliente

Esse objetivo financeiro empresarial diz respeito aos custos diretos sobre cada venda realizada.

O CAC representa o valor que você teve que gastar para conquistar um único cliente. Isso envolve desde o custo para produzir o produto ou executar o serviço até custos com estratégias de marketing e vendas, por exemplo.

Para saber um pouco mais sobre como controlar esse objetivo acompanhe o vídeo abaixo.

4. Reduzir custos

Seja para aumentar o lucro ou reduzir o custo de aquisição de clientes, uma meta importante para todas as empresas é reduzir custos.

Faça um análise de seu fluxo de caixa e compreenda onde estão seus maiores custos.

Depois disso identifique o impacto que cada um desses investimentos tem no negócio.

Reduza custos que não contribuem para o crescimento da empresa. Depois de um tempo veja se é possível eliminar essa despesa.

Em algumas situações é possível fazer isso optando pela substituição de investimentos, por exemplo, terceirizando uma área da empresa e assim reduzindo o custo com equipe.

O importante é avaliar periodicamente seu fluxo de caixa e identificar o oportunidades de redução de custos, mesmo em épocas de vacas gordas. 

5. Eliminar dívidas

O pagamento de taxas, juros e empréstimos, podem levar boa parte do lucro da empresa e reduzir sua competitividade de mercado.

Como esse assunto interessa a TODAS as empresas, mesmo as que não tem dívidas (afinal, se você não tem dívidas, deve querer continuar assim), separamos um vídeo com dicas interessantes para você atingir essa meta financeira empresarial:

Benefícios de um planejamento financeiro

O planejamento financeiro e as metas financeiras empresariais ajudam a garantir um equilíbrio entre a saída e a entrada de capital da empresa para que a estabilidade do negócio seja mantida.

Além disso, o plano é importante para estabelecer metas de crescimento e expansão que ajudam na sobrevivência de longo prazo da empresa.

Entre os benefícios de um planejamento financeiro que inclui objetivos claros para a empresa estão:

  • maior controle sobre a volatilidade do mercado;
  • auxilio na ampliação da rentabilidade do negócio;
  • ampliação da capacidade competitiva da empresa;
  • aumento do potencial de crescimento e expansão;
  • maiores lucros e mais.

Analise o estado atual do negócio e estabeleça objetivos financeiros empresariais para seu crescimento.

Faça o controle financeiro periodicamente e atualize suas metas.

Uma das formas de criar metas estratégicas para o negócio é por meio da metodologia de objetivos SMART.

objetivos financeiros de uma empresa

Como definir os objetivos financeiros de uma empresa?

Definir os objetivos financeiros de uma empresa, criar e acompanhar um planejamento financeiro é um trabalho complexo e contínuo. Ele deve ser feito por qualquer empresa, seja ela pequena ou grande, que deseja se manter competitiva em um mercado tão agressivo como o atual.

Entretanto, você e sua equipe não precisam – e nem devem – fazer tudo isso sozinhos. Nessas horas, contar com uma empresa de consultoria financeira vai tornar a gestão mais profissional e pronta para atingir as metas financeiras empresariais.

Um gerente financeiro ou uma consultoria financeira garante que os escassos recursos financeiros sejam utilizados da melhor forma possível, a fim de obter o máximo retorno do investimento.

Se você está preocupado com os custos dessa contratação, pode optar por terceirizar a consultoria financeira. Antes disso, leia o artigo; “Gestão: quanto custa uma consultoria financeira empresarial?”.

Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:

Tomada a decisão, conte com o oHub para encontrar as propostas de trabalho que cabem no seu bolso e se adequa a sua realidade. Oferecemos um sistema em que você solicita apenas um orçamento e recebe propostas de variadas empresas de Consultoria Financeira, da sua região. Clique e peça aqui o seu orçamento.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial