Com o pensamento voltado para reduzir custos e ganhar vantagem competitiva, tanto multinacionais, como startups e, até mesmo, pequenas empresas, estão adotando a telefonia VoIP para agregar acessibilidade e flexibilidade aos seus negócios. Nesse cenário, surgem dúvidas, como: quais são as melhores operadoras VoIP?
Segundo dados, um serviço de voz pela Internet economiza em até 70% nas ligações. Ou seja: adotar a telefonia VoIP para empresas é uma decisão acertada. Sendo assim, o próximo passo é escolher que operadora VoIP melhor se alinha à realidade de seu negócio. Para isso, é precisa avaliar algumas questões. Quer saber quais são elas e conhecer dicas essenciais para escolher a melhor operadora VoIP? É só ler este post até o fim!
Como funcionam os serviços das operadoras VoIP?
As operadoras VoIP são responsáveis pela propagação da voz pela Internet. Semelhante a uma companhia de telefonia tradicional, é a operadora VoIP que viabiliza a entrega da voz para o seu destino permitindo, também, que a chamada seja realizada.
Nesse contexto, o mercado conta com diferentes tipos de operadoras VoIP: as pré-pagas e as pós-pagas. Dessa forma, é possível escolher qual empresa combina melhor com o perfil de seu negócio.
Por exemplo, se quiser economizar e não pagar mensalidade, pode escolher por uma operadora VoIP pré-paga. No entanto, muitas vezes, esse plano é selecionado apenas para companhias que desejam fazer ligações e não recebê-las. Ou seja, pode ser uma alternativa interessante para quem tem um pequeno negócio, mas não para uma companhia que esteja em franca expansão.
Leia também: “Diferença entre VoIP e telefonia IP: o que é cada sistema”.
Operadoras VoIP: dicas para escolher a melhor
Como o mercado apresenta várias opções de operadoras VoIP, é preciso analisar algumas questões para escolher a ideal para seu negócio. Para ajudar em sua tomada de decisão, elaboramos os principais pontos a serem avaliados.
1. Estude os planos e serviços oferecidos pelas operadoras VoIP
É importante analisar se a operadora VoIP conta como planos para chamadas internacionais e locais, assim como é fundamental saber como funciona a portabilidade e se é possível migrar para outro tipo de plano. Avalie também a tecnologia oferecida pela companhia, como a disponibilidade de equipamentos como telefone IP, PABX e outros.
Aproveite e questione também:
- quais são os serviços disponíveis;
- se é possível fazer transferência de chamadas;
- qual é a velocidade da Internet;
- se há suporte técnico;
- quantos ramais são disponibilizados;
- se há garantia de receber o valor de volta, caso o serviço não agrade;
- se há chamada de espera e se as ligações são gravadas, entre outras questões.
Este é o momento de elaborar vários orçamentos com diferentes operadoras VoIP. Desconfie se os planos oferecidos custarem muito pouco. Isso porque, no geral, eles contam apenas com os serviços básicos o que, comumente, não agrega muito.

Crédito: Freepik
2. Verifique se a operadora VoIP tem credibilidade no mercado
Saber se a operadora VoIP é confiável é, sem dúvida, um passo fundamental. Para isso, você pode:
- pesquisar em sites de reclamações como o Reclame Aqui. Assim, você saberá se a empresa conta com muitas objeções e qual é a sua taxa de problemas resolvidos;
- verificar se a companhia está autorizada pela ANATEL. Para isso, basta ter o CNPJ da operadora e pesquisar no site da ANATEL;
- perguntar para a própria operadora se há depoimentos de clientes e cases de sucesso sobre a qualidade dos serviços da empresa.
3. Estabeleça as prioridades de seu negócio
Para isso, você pode contabilizar todos os custos que seu negócio tem com ligações. Feito isso, faça um quadro comparativo sobre os valores e serviços oferecidos pelas operadoras VoIP selecionadas. Analise, nesse cenário, questões como mobilidade e escalabilidade. Em seguida, você conseguirá avaliar se o custo-benefício vale ou não a pena.
Estabelecendo as prioridades de seu negócio, você conhecerá as reais necessidades de sua empresa. Logo, ficará sabendo quais serviços e planos melhor se alinham à sua realidade.
4. Avalie a qualidade de áudio das operadoras VoIP
De nada adiantará contar com pacote robusto se a operadora VoIP não oferecer uma qualidade de áudio impecável em relação às chamadas. Para isso, é fundamental descobrir se a empresa escolhida apresenta boas soluções tecnológicas.
Para tanto, você pode solicitar um teste gratuito ou, então, assinar um plano mais barato para, assim, experimentar a qualidade de chamada de áudio da companhia.
5. Investigue se a operadora VoIP oferece um acordo SLA
Uma SLA (Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço) é um contrato que estabelece o acordo entre empresa e cliente.
Nesse documento, várias questões contratuais são estabelecidas, como a qualidade dos serviços e a entrega. Contar com um acordo desse gênero é muito importante para alinhar expectativas.

Crédito: Freepik
Exemplos de empresas VoIP de autoridade no mercado
Agora que você já sabe o que é preciso avaliar para escolher uma entre tantas operadoras VoIP, que tal conhecer algumas empresas que prestam serviços nesse segmento e que podem ajudar a potencializar os seus negócios? Confira a seguir:
1. Fat3ch Tecnologia e Facilities
Localizada em São Paulo, a Fat3ch Tecnologia e Facilities é uma empresa genuinamente brasileira focada na prestação de serviços para as áreas de manutenção e facilities, atendendo os principais setores da economia. A companhia conta com cobertura nacional e é muito bem-avaliada por seus clientes, apresentando as seguintes notas:
- atendimento – 9.9;
- prazo de Entrega – 9.9;
- qualidade – 9,9;
- preço – 9,5.
2. Tms Telecomunicações
Localizada em Belo Horizonte, a Tms Telecomunicações vende e loca equipamentos de telefonia, central telefônica, PABX, telefones, VoIP, URA e gravação. A companhia conta com um serviço de excelência, que pode ser comprovado por meio de suas notas:
- atendimento – 10;
- prazo de Entrega – 10;
- qualidade – 10;
- preço – 10.
3. Hiseg Soluções Tecnológicas
Localizada em Fortaleza, a Hiseg Soluções Tecnológicas conta com mais de 10 anos de mercado. Em apenas 4 anos, a empresa conquistou mais de 60 clientes e tornou-se referência nacional. Trabalha com questões de segurança e também com serviços de Telecom, entre eles, o VoIP.
Suas notas são:
- atendimento – 10;
- prazo de Entrega – 9.7;
- qualidade – 9.7;
- preço – 9.7.
Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:
Quer saber quais são as outras empresas que oferecem este tipo de serviço? Então, clique aqui e conheça a lista completa. Aproveite também para fazer um orçamento. No oHub o processo é muito simples:
- em até 5 minutos a sua cotação é iniciada;
- logo, você recebe o contato dos fornecedores mais qualificados do Brasil com apenas um único pedido;
- assim, você economiza tempo e conta com os melhores preços do mercado.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer