Home > TI e Informática > Outsourcing de TI > O que é outsourcing de infraestrutura de TI? Por que contratar?
Outsourcing de infraestrutura de ti: é o momento pra terceirizar - oHub

O que é outsourcing de infraestrutura de TI? Por que contratar?

Há alguns anos, dificilmente se falava em outsourcing de infraestrutura de TI improvável na maioria das empresas do Brasil.

Portanto, a ideia de terceirizar qualquer tipo de processo tecnológico de uma empresa estava totalmente fora de questão.

Entretanto, essa realidade mudou completamente nos últimos anos. A tecnologia deixou de ser somente uma commodity. Finalmente, se tornou a interface de diversos serviços, sobretudo depois do “boom” da computação em nuvem.

Ainda existem gestores que ficam em dúvida: será que chegou o momento de terceirizar? Chegou a hora de criar uma infraestrutura de TI para minha empresa?

Fique tranquilo! Por mais que o assunto esteja em pauta, a dúvida paira no ar.

Então, o oHub vai ajudá-lo. Confira, em nosso artigo, se chegou a hora de terceirizar a infraestrutura de TI de sua empresa.

Como é a infraestrutura em outsourcing de TI?

outsourcing de infraestrutura de ti

Outsourcing de TI e infraestrutura de TI são as práticas de terceirizar serviços e/ou recursos de infra.

Em vez de a sua empresa criar todo um aparato tecnológico interno, basta contratar um negócio especializado em serviços de infraestrutura de TI. Assim, você tem uma base completa para seus negócios. E o melhor, sem a necessidade de manter uma equipe interna focada somente nesta área.

De maneira geral, empresas que têm outsourcing de infraestrutura podem modernizar por completo seu ambiente de TI. Assim como aproveitar todas as chances de crescimento e de redução dos custos.

Leia também: O que faz um profissional de infraestrutura de TI?

Quais as vantagens do outsourcing de infraestrutura de TI? 

Os benefícios de investir em um outsourcing de infraestrutura de TI são:

  • redução de custos operacionais: ao contratar um especialista, sua empresa não precisa investir no treinamento ou manutenção de uma equipe interna, o que exclui também todos os custos com computadores e licenças relacionadas a TI;
  • acesso à expertise e tecnologia: com essa modalidade de trabalho, sua empresa tem acesso aos melhores talentos da área em diferentes nichos de TI. Além disso, esses profissionais costumam ter as melhores tecnologias disponíveis para atender as demandas solicitadas;
  • foco no Core Business: quando há a contratação de outsourcing, as corporações conseguem focar melhor nas atividades e estratégias da operação, pois deixam as questões de TI e tecnologia nas mãos do profissional contratado;
  • melhoria na qualidade dos serviços e suporte contínuo: como os colaboradores contratados por outsourcing são especialistas no assunto, costumam estar antenados às novidades de TI para oferecer as melhores resolução de problemas.

Serviços de outsourcing de infraestrutura de TI terceirizados

Quando pensamos nos serviços de infraestrutura de TI e outsourcing terceirizados, nem sempre temos clareza de que tipo de serviços são. Confira alguns dos mais comuns:

  • manutenção de hardware: os especialistas garantem que os equipamentos se mantenham atualizados e em funcionamento;
  • gestão de redes: aqui, o monitoramento constante permite uma conexão estável e segura;
  • segurança de TI: nesse caso, os profissionais realizam a implementação de firewalls e aplicativos específicos para detectar intrusões nos sistemas empresariais e garantir a segurança dos servidores;
  • gestão de banco de dados: o profissional dessa área realiza a configuração e a otimização do banco de dados, inclusive do monitoramento do desempenho das informações, backup e recuperação de dados;
  • suporte técnico: por fim, existe a assistência imediata para a resolução de problemas técnicos, a fim de manter toda a operação em funcionamento.

Como saber se sua empresa precisa terceirizar a infraestrutura de TI?

1. As despesas com infraestrutura de TI extrapolam o orçamento?

De antemão, os gastos com serviços de estrutura de TI, ferramentas tecnológicas e recursos ficaram mais caros.

Para alavancar orçamentos limitados, sua empresa precisa contratar a terceirização de TI. E também usar nuvens — privadas ou públicas.

Essa é uma estratégia ágil para complementar os sistemas de infraestrutura de TI da sua empresa sem pesar tanto no seu bolso. 

Quando se trata de vantagem financeira, o outsourcing de infraestrutura de TI consegue ser altamente tangível. Por quê? Por meio dos fornecedores de outsourcing de TI, você tem relatórios periódicos de seus investimentos.

2. Está difícil gerenciar e monitorar a infraestrutura de TI o tempo todo?

A empresa precisa de gerenciamento e monitoramento de infraestrutura sete dias por semana e 24 horas por dia? Chegou o momento de considerar o outsourcing de TI.

O gasto para montar equipes, ferramentas, recursos e aplicações é altíssimo. A maneira mais simples e econômica de manter esse acompanhamento é terceirizar a equipe. O fornecedor entrega tudo de maneira completa e sob controle.

3. Sua infraestrutura já sofreu ataques? Está vulnerável em relação à segurança das informações?

outsourcing de infraestrutura de ti

O Brasil está entre os cinco países que mais sofrem crimes virtuais, em especial contra empresas. Os números de fraudes são alarmantes e causam impactantes prejuízos financeiros anualmente.

Com o outsourcing de infraestrutura de TI você ganha mais proteção — e com o benefício de não onerar seu planejamento financeiro.

Isso porque uma boa empresa de terceirização de infraestrutura de TI conta com excelentes provedores, o que fortalece a segurança da informação.

A empresa terceirizada também faz a filtragem de conteúdo, conta com firewall, monta sistemas de detecção de intrusos e utiliza filtros contra vírus e spam. 

Essas técnicas configuram um gerenciamento de primeira linha para requisitos de urgência em sua empresa.

Leia também: Quais os equipamentos de infraestrutura de TI?

Quais as etapas do processo de terceirização do outsourcing de TI?

Se você chegou até aqui, provavelmente deseja saber como funcionam as etapas para selecionar um outsourcing de TI para seu negócio, certo? 

Preparamos um passo a passo para te guiar nessa escolha. Confira!

1. Identifique suas necessidades

O primeiro passo é identificar as necessidades e quais são os objetivos da sua empresa com a contratação do outsourcing de infraestrutura de TI. 

Nesse caso, você deve se perguntar:

  • de quais serviços específicos sua empresa necessita?
  • qual é o escopo e os objetivos do projeto?
  • quais são os desafios atuais e como essa contratação pode ajudar?
  • qual o orçamento disponível?

2. Analise os fornecedores 

Após entender suas necessidades, a próxima etapa é pesquisar e avaliar quais são os fornecedores que atendem suas especificações. Aqui, você deve considerar:

  • experiência e especialização;
  • flexibilidade e escalabilidade dos serviços oferecidos;
  • feedback de outros clientes. 

Lembre-se de que a escolha do fornecedor é crucial para garantir o atendimento das demandas da sua empresa.

3. Defina o escopo e o contrato

Agora, você, em conjunto com o colaborador, devem discutir e definir claramente o escopo dos serviços, além de todos os termos do contrato. Nesse caso, alguns dos pontos principais são:

  • detalhamento dos serviços prestados;
  • expectativas e resultados esperados;
  • cronogramas e prazos de entrega;
  • valores e condições de pagamento.

Tenha bastante atenção e tire todas as suas dúvidas, afinal, é aqui que se molda o sucesso do projeto.

4. Implemente os softwares e acessos

Depois de concluir as partes burocráticas para contratar sua consultoria de infraestrutura de TI, o fornecedor começa a executar os serviços contratados. O processo de implementação inclui:

  • configuração e instalação de hardware e software;
  • migração de dados e sistemas;
  • treinamento de funcionários (se necessário) e suporte inicial;
  • integração dos serviços de outsourcing de TI com as operações da empresa. 

Durante essa fase, monitore todo o progresso e resolva quaisquer problemas que possam surgir, para facilitar a continuidade do projeto.

5. Acompanhe os serviços

Após essa fase inicial, a gestão contínua dos serviços terceirizados garante que as operações de TI funcionem sem problemas. Para isso, é preciso:

  • monitoramento do desempenho dos serviços;
  • revisão dos relatórios gerados pelo fornecedor.

Como escolher um fornecedor de infraestrutura de TI? 

Para saber como contratar o melhor fornecedor de infraestrutura de TI, siga as 4 dicas que selecionamos para te guiar nesse processo.

1. Analise o desempenho do fornecedor

Um dos primeiros pontos a avaliar sobre sua consultoria de infraestrutura de TI são os resultados e certificações — ótimas provas do conhecimento do fornecedor em tecnologias ou habilidades específicas. 

Busque os resultados e opiniões de quem já foi cliente dele, o que antecipa como será essa experiência e reduz a possibilidade de riscos ou erros antes mesmo de fechar a parceria.

2. Verifique o suporte oferecido 

Este é outro ponto-chave para prevenir dores de cabeça futuras na contratação de sua consultoria de infraestrutura de TI. 

É natural que, durante o projeto, aconteçam falhas ou até mesmo contratempos, mas, são nessas situações que o contratado deve ter a melhor postura para resolver a questão.

Por isso, entenda o tempo de resposta ou estipule um prazo para a solução de possíveis intercorrências. 

3. Compreensão do negócio

Independente do método de contratação (temporário ou integral), o contratado precisa ter o conhecimento completo da operação do seu negócio ou do nicho de atuação.

A experiência do fornecedor em atender empresas similares à sua permite antecipar situações, evitar problemas e solucionar quaisquer empecilhos de maneira ágil.

4. Custo-benefício 

Lembre-se do velho ditado: o barato sai caro. Embora nem sempre o serviço que custa mais seja garantia de sucesso, é preciso estudar com cuidado e encontrar um equilíbrio entre o preço e a qualidade. Além disso, considere o orçamento disponível do seu negócio.

Trabalhar com o melhor parceiro é o que faz a diferença no alcance das metas estabelecidas entre a sua empresa e o especialista de TI.

Veja nossas dicas completas para te auxiliar na escolha do melhor outsourcing de TI para seu negócio!

Como aumentar a flexibilidade de recursos de infraestrutura de TI?

Outro ponto de extrema importância quando se fala de infraestrutura de TI: a flexibilidade das empresas.

Existem negócios com sazonalidades. Ou seja, períodos que exigem mais infraestrutura.

Há também empresas que estão em plena fase de crescimento e precisam organizar seu setor de TI.

Por que em vez de se preocupar com os possíveis altos e baixos, você não opta por um fornecedor que projeta constantemente sua empresa? 

Se você deseja que seu negócio tenha uma excelente estrutura de TI e usufrua de boas ferramentas com segurança, temos uma notícia para você. Chegou o momento de você utilizar o outsourcing de infraestrutura de TI.

Quer encontrar as melhores empresas de outsourcing de TI? Conte com o oHub!

Se você deseja contratar empresas que oferecem esse tipo de suporte com a qualidade e a credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar.

Solicite um orçamento gratuito no oHub, discuta as necessidades específicas do projeto e encontre o melhor profissional de TI para auxiliar o seu negócio.

Faça agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas por meio de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam o serviço de outsourcing de TI

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial