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O que é outsourcing de TI? Vantagens e como contratar

Para empresas modernas, a tecnologia tornou-se essencial para o sucesso. Por isso, cada vez mais negócios optam pelos serviços de outsourcing de TI no Brasil e no mundo, conforme indica a pesquisa realizada pela Mordor Intelligence

Para você ter uma ideia, o relatório mostra que o tamanho do mercado de terceirização de TI deve crescer de US$ 617,69 bilhões em 2024 para US$ 806,53 bilhões até 2029.

Além da redução de custos, empresas impulsionam a terceirização de TI para garantir melhor experiência ao cliente, expandir seus negócios e aumentar sua competitividade no mercado. 

Para quem procura serviços de outsourcing em TI, o oHub se destaca ao conectar corporações a fornecedores especializados. Nossa plataforma facilita o acesso a tecnologias avançadas e serviços de alta qualidade. 

Continue neste artigo exclusivo do oHub para saber o que é outsourcing de TI, os formatos de serviços existentes, as vantagens da contratação, exemplos das maiores empresas do setor e como o oHub pode ajudar sua empresa nesse processo. 

O que é outsourcing de TI? 

Outsourcing de TI, ou terceirização de TI, é a prática em que uma organização contrata os serviços de tecnologia da informação de uma empresa externa em vez de desenvolver e manter esses serviços internamente. Essa abordagem proporciona acesso a especialistas e recursos avançados de TI.

Os serviços abrangem desde suporte técnico e manutenção de sistemas até desenvolvimento de software e gestão de infraestrutura de rede, por exemplo. 

A contratação do outsourcing de TI no Brasil é feita diretamente com a empresa parceira. Ou seja, você não precisa lidar com verbas e encargos trabalhistas — o que, em médio e longo prazo, pode representar uma economia significativa no seu orçamento. 

Para contratar os serviços de outsourcing em TI, é importante identificar as necessidades que o fornecedor externo pode atender. Em seguida, ocorre a seleção do profissional ideal, com base em sua experiência, custos e compatibilidade com as exigências técnicas e culturais da empresa. 

Portanto, é fundamental estabelecer um contrato bem estruturado, especialmente na fase inicial, para organizar serviços e prazos. Além de evitar erros, você garante que ambas as partes compreendam suas responsabilidades e obrigações. 

Quais são os tipos de outsourcing de TI? 

Existem quatro tipos de outsourcing de TI no mercado: onshore, offshore, nearshore e cloud outsourcing. Basicamente, são formas de delegar serviços de tecnologia para empresas externas, cada um com suas próprias características e benefícios. Assim, conhecer os diferentes tipos ajuda empresas a escolher a melhor estratégia de terceirização.

Entenda como funcionam os diferentes tipos de outsourcing de TI:

1- Onshore outsourcing 

O onshore outsourcing de TI é a terceirização para uma empresa que, mesmo externa, se encontra na mesma cidade, estado ou país onde se localiza o cliente. 

Essa escolha oferece proximidade cultural e, geralmente, melhor alinhamento com as regulamentações locais. Logo, facilita o gerenciamento e a comunicação, já que se trata de uma empresa cujos profissionais falam a mesma língua.

2- Offshore outsourcing

Já o offshore é quando a terceirização de TI acontece em países estrangeiros, muitas vezes com custos mais baixos de mão-de-obra. Essa estratégia permite acesso a talentos globais, economia e, em alguns casos, alguma experiência específica que pode não estar disponível localmente.

Entre os tipos de outsourcing de TI, o offshore é especialmente interessante para empresas de maior porte, principalmente as multinacionais que oferecem atividades em filiais localizadas em países diferentes.

Entretanto, o método apresenta algumas desvantagens, sobretudo com relação ao choque de culturas e possíveis falhas de comunicação, já que se trata de idiomas diferentes. Essa situação dificulta, muitas vezes, a correta interpretação de necessidades.

O offshore outsourcing de TI envolve tarefas como:

  • desenvolvimento de softwares;
  • suporte;
  • manutenção de infraestrutura transferida para empresas de outros países, principalmente onde a área de TI tem bom desenvolvimento (como Rússia, China e Índia).

3- Nearshore outsourcing

No método nearshore outsourcing, a terceirização de serviços ocorre entre países que:

  • ficam na mesma região ou sejam vizinhos;
  • falam a mesma língua;
  • têm costumes semelhantes;
  • apresentam fusos horários iguais.

4- Cloud outsourcing

Por fim, o cloud outsourcing, ou terceirização de serviços de TI na nuvem, é quando uma empresa contrata fornecedores externos para hospedar e gerenciar seus recursos de TI em ambientes de computação em nuvem.

Em vez de manter servidores e infraestrutura interna, as empresas transferem seus dados, aplicativos e sistemas para plataformas de nuvem de fornecedores especializados, como Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e Google Cloud Platform, por exemplo. 

Leia também: vantagens e desvantagens do cloud computing 

Principais serviços de outsourcing em TI 

Os serviços de outsourcing em TI incluem suporte técnico, desenvolvimento de software, gerenciamento de infraestrutura e segurança da informação. Confira cada um em detalhes.

1- Suporte técnico

O suporte técnico terceirizado não se limita apenas a resolver problemas imediatos de hardware e software. Ou seja, o especialista também garante a implementação e monitoramento contínuo dos sistemas, ideal para identificar potenciais problemas antes que afetem os usuários finais. 

Este serviço inclui suporte técnico e help desk, oferece assistência e mantém a produtividade da empresa.

2- Desenvolvimento de software

O desenvolvimento inclui a terceirização e manutenção de software, desde aplicativos simples até sistemas complexos, por exemplo.

Essa solução permite que empresas alcancem seus objetivos sem a necessidade de uma equipe interna e, dessa forma, se beneficiem da experiência e eficiência de desenvolvedores externos. 

3- Gerenciamento de infraestrutura

No outsourcing de TI, o gerenciamento de infraestrutura inclui o suporte de servidores, redes e a implementação de novas tecnologias como armazenamento em nuvem, por exemplo.

Além de garantir a segurança dos dados com firewalls e backups, os serviços externos auxiliam a empresa a cumprir regulamentações do setor.

4- Segurança da Informação

Este serviço envolve a implementação e gerenciamento de medidas de segurança para proteger os dados e sistemas da empresa

O objetivo é prevenir ataques cibernéticos, assegurar a privacidade e integridade dos dados e manter a continuidade das operações empresariais.

Confira também: quais são as ferramentas de segurança da informação para empresas

Como fazer um contrato de outsourcing de TI? 

Para criar um contrato de outsourcing de TI eficaz, ou seja, que beneficie a empresa contratante e os profissionais contratados, é necessário estabelecer alguns pontos que definam claramente os termos e responsabilidades de ambas as partes. 

Além de identificar os envolvidos no contrato, é importante determinar o escopo completo dos serviços fornecidos, o que inclui detalhes técnicos, prazos e metas de desempenho. Ainda, é fundamental definir as responsabilidades de cada parte e abordar aspectos como manutenção de equipamentos, suporte técnico e segurança de dados. 

Adicione também termos e condições que especifiquem a duração do contrato, condições de rescisão, penalidades por descumprimento e eventuais reajustes de preços ao longo do tempo.

Portanto, no contrato de outsourcing de TI é crucial incluir cláusulas detalhadas como:

  • SLAs (Service Level Agreements): defina métricas claras de desempenho e as consequências em caso de não cumprimento;
  • segurança da informação: estipule medidas de proteção de dados, conformidade com regulamentações de privacidade e responsabilidades em caso de violação;
  • suporte técnico e help desk: especifique a disponibilidade, métodos de suporte e tempo de resposta esperado para problemas técnicos;
  • mudanças no escopo: coloque pontos para gerenciar alterações no escopo dos serviços e como essas mudanças vão integrar o contrato.

Quais as vantagens e desvantagens do outsourcing de TI? 

O outsourcing de TI oferece vantagens e desvantagens que a empresa precisa considerar antes de decidir por essa estratégia. Dentre as vantagens estão redução de custos, acesso à tecnologia de ponta e foco no core business. Já as desvantagens incluem os riscos de segurança e a dependência do fornecedor. 

Veja mais detalhes desses prós e contras a seguir.

Vantagens do outsourcing de TI 

1- Redução de custos

Especialmente para pequenas e médias empresas, manter uma equipe de TI interna representa um custo muito alto. Por isso, a terceirização surge como uma opção.

Ao optar pelo outsourcing de TI, divide-se os custos entre vários clientes, o que gera economia. Aqui, o ideal é estabelecer um contrato mensal que defina um valor fixo para os serviços essenciais que a sua empresa precisa.

2- Acesso à tecnologia de ponta

O principal negócio de uma empresa que presta serviços de TI é exatamente a tecnologia. Ou seja, a empresa que terceiriza os serviços de tecnologia da informação está sempre à frente quando o assunto são as novidades da área. 

Ao contar com uma fornecedora terceirizada, sua empresa tem acesso a novas tecnologias e know-how de profissionais em constante atualização.

Além disso, uma empresa qualificada testa seus profissionais contratados e mantém seus treinamentos continuamente.

3- Foco no core business

Imagine que você tenha uma empresa de contabilidade. É bem provável que vocês utilizem muita tecnologia no dia a dia. Dessa forma, contar com um suporte efetivo de profissionais de TI é uma necessidade para garantir que tudo funcione e a empresa não pare.

Entretanto, criar um departamento de gestão de infraestrutura de TI exige muito esforço, tanto financeiro como de tempo. Ao contratar um outsourcing de TI, você libera tempo e capital e os reinveste estrategicamente no seu negócio.

Desvantagens do outsourcing de TI 

1- Riscos de segurança

Ao compartilhar dados e informações confidenciais com terceiros aumenta o risco de segurança cibernética, além de violações de dados, caso a empresa não implemente medidas adequadas de segurança. 

2- Dependência do fornecedor

Depender de um fornecedor se torna uma desvantagem, caso surjam problemas de desempenho ou dificuldades na comunicação. Nestes casos, o melhor é procurar outra empresa que forneça serviços de qualidade e que atendam às exigências do contrato. 

Quais as maiores empresas de outsourcing de TI? 

As maiores empresas de outsourcing de TI oferecem diversos serviços para ajudar outras empresas a gerenciar e otimizar suas operações de tecnologia da informação. Confira algumas das principais companhias de terceirização de TI no mercado: 

1- IBM Global Services

Uma das maiores empresas de outsourcing de TI, a IBM Global Services — divisão de serviços de TI da IBM — conta, em seu portfólio, com uma vasta gama de serviços de TI, que inclui consultoria em transformação digital, gerenciamento de aplicativos e serviços de nuvem. 

Com um forte foco em inovação, a IBM investe em pesquisa e desenvolvimento e se mantém à frente do mercado quando o assunto é tecnologia. 

Dentre os benefícios que a empresa oferece estão as opções de pagamento baseadas no consumo, que permitem que as empresas paguem apenas pelos serviços que realmente utilizam.

Além disso, utiliza tecnologias de segurança para proteger os dados de seus clientes, como criptografia, firewalls e monitoramento contínuo.

2- Tata Consultancy Services (TCS)

Conhecida pelas soluções personalizadas, a Tata Consultancy Services, parte do conglomerado indiano Tata Group, é uma das maiores empresas de outsourcing de TI do mundo. Além da terceirização de infraestrutura, desenvolve aplicativos e serviços em nuvem.

A TCS também oferece suporte global, adaptação rápida às mudanças de mercado e agilidade na entrega de projetos. 

3- Accenture

Já a Accenture é uma empresa de TI conhecida por combinar consultoria estratégica com execução prática. Além de serviços de tecnologia e outsourcing, inclui soluções que melhoram a eficiência operacional e competitividade no mercado. 

Dentre os benefícios que a Accenture oferece a seus clientes se destacam a implementação de tecnologias avançadas, melhoria da agilidade empresarial e redução de custos operacionais. 

4 – Stefanini

Empresa brasileira, a Stefanini é uma das maiores empresas de outsourcing de TI do mundo, presente em 41 países. Além da terceirização, inclui serviços de robotização, analytics e inteligência artificial. 

A Stefanni se destaca pela capacidade de fornecer equipes especializadas para gerenciar processos secundários nas empresas de seus clientes. Além disso, oferece eficiência operacional e soluções adaptadas às necessidades dos contratantes. 

5 – UDS Tecnologia 

Com atuação em mais de 30 países, a UDS Tecnologia é outra empresa brasileira referência em desenvolvimento de software e outsourcing de TI. A companhia de tecnologia está entre as que mais crescem nas Américas, conforme indica o ranking The Americas’ Fastest-Growing Companies 2024

A UDS conta com uma abordagem consultiva, na qual ajuda seus clientes a alcançar seus objetivos de negócios por meio de soluções personalizadas de TI. Além disso, flexibilidade nos modelos de serviço e suporte contínuo são alguns dos benefícios que a UDS oferece a seus clientes.

Apesar dos variados serviços que as maiores empresas de outsourcing de TI oferecem, às vezes, podem não proporcionar um atendimento atencioso. Devido ao tamanho e à quantidade de clientes que atendem, a tendência é padronizar soluções e processos e não atender às necessidades específicas de cada um. 

Muitas vezes, empresas menores garantem um serviço mais personalizado e flexível e se adaptam melhor às particularidades e demandas exclusivas de cada negócio. Essa condição assegura um atendimento mais próximo e dedicado. 

Por que considerar oHub para o outsourcing de TI?

Ao longo do artigo , vimos como é importante contratar serviços de outsourcing de TI. Logo, contar com uma empresa especializada na terceirização, como o oHub, é fundamental para garantir que a equipe contratada atenda às necessidades de cada projeto. 

A terceirização oferece diversas vantagens, como a possibilidade de focar nas atividades principais da sua empresa enquanto especialistas externos cuidam dos serviços de tecnologia da informação.

Além disso, reduz investimentos em equipamentos e infraestrutura tecnológica, que ficam por conta da empresa terceirizada

O oHub facilita o outsourcing de TI ao conectar empresas a uma rede de fornecedores especializados em tecnologia.

Nossa plataforma oferece acesso a profissionais qualificados e facilita a escolha dos melhores parceiros e a administração eficiente dos projetos. Além disso, assegura uma terceirização de alta qualidade e eficiente.

Se você precisa de ajuda, acesse o site do oHub e confira a lista das melhores empresas de outsourcing de TI, peça um orçamento e receba diversas propostas com um só pedido.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
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