O que é outsourcing de TI? É a terceirização da gestão e do controle de sistemas relacionados à Tecnologia de Informação.
A utilização da terceirização de TI está se tornando bastante comum nas empresas que precisam de maior fluxo de comunicação, uma vez que, com o outsourcing, não existe a necessidade de contratar profissionais fixos destinados especificamente a esse tipo de função.
Ao entender o que é outsourcing de TI e optar por ele, as empresas podem contratar o serviço de gestão para a Tecnologia de Informação em vez de montar o seu próprio núcleo de TI, garantindo, dessa forma, melhor utilização e desempenho desse serviço.
O que é outsourcing de TI?
Então, a compreensão sobre o que é outsourcing de TI, está relacionada ao entendimento de que a atividade pode oferecer essas vantagens.
Atualmente o outsourcing é um componente indispensável para que as empresas possam:
- otimizar seu desempenho;
- aumentar a qualidade de seus produtos e serviços ofertados.
Esses efeitos ocorrem na terceirização de TI, principalmente porque, ao contrário do que se possa supor, nem todos os recursos exigem maiores investimentos.
Os serviços de TI estão acessíveis à empresas de qualquer porte e atendem a variados tipos de orçamento.
Em matéria de Tecnologia de Informação, o Brasil está colocado como a 7ª economia no mundo e, conforme dados apresentados pela IDC – International Data Corporation, nosso país contabilizou um investimento de US$ 60 bilhões no setor no último ano.
O outsourcing de TI é um método que permite às empresas:
- investirem melhor e mais racionalmente na Tecnologia de Informação;
- promoverem redução de custos operacionais;
- se dedicarem à sua atividade fim sem grandes preocupações com o processo de comunicação.
Entendendo melhor o outsourcing de TI
A expressão “outsourcing de TI” pode ser descrita como a utilização de prestadores de serviços externos para fazer uso das atividades relacionadas à Tecnologia de Informação.
Dessa forma, como em outras áreas terceirizadas, a responsabilidade por serviços ou tarefas estratégias é transferida para um ou mais fornecedores externos, voltados especificamente para essa atividade.
Antes da mudança na legislação trabalhista brasileira, a terceirização era indicada apenas para atividades que não faziam parte do produto ou serviço final de qualquer empresa, ou seja, o denominado “core business”. Assim, por exemplo, os serviços de limpeza, alimentação, manutenção de equipamentos e outros, não diretamente ligados à produção, poderiam ser terceirizados.
Quando falamos em outsourcing, no entanto, estamos nos referindo a áreas-chave para a empresa, como:
- controle financeiro;
- gestão de sistemas;
- setor de Tecnologia da Informação.
Através do outsourcing de TI, tanto a gestão da infraestrutura necessária quanto a contratação de profissionais habilitados e capacitados, ficam sob a responsabilidade das terceirizadas, que oferecem garantia de manutenção e resolução dos problemas, a qualquer hora do dia ou dia da semana.
3 modelos de outsourcing de TI
Agora que você aprendeu o que é outsourcing de TI, é hora de buscar qual é a melhor opção para sua empresa.
O mercado oferece 3 modelos de outsourcing de TI, como podemos analisar mais detalhadamente a seguir:
1. Offshore outsourcing
O offshore outsourcing de TI envolve tarefas como:
- desenvolvimento de softwares;
- suporte;
- manutenção de infraestrutura que são transferidos para empresas de outros países, principalmente onde a área de TI tem bom desenvolvimento (como Rússia, China e Índia).
O offshore é especialmente interessante para empresas de maior porte, principalmente as multinacionais, que exigem essa atividade em filiais localizadas em países diferentes.
Esse método apresenta algumas desvantagens, principalmente com relação ao choque de culturas e possíveis falhas de comunicação, já que se trata de idiomas diferentes. Isso dificulta, muitas vezes, a correta interpretação de necessidades.
2. Onshore outsourcing
O onshore outsourcing de TI, por outro lado, é a terceirização de TI para uma empresa que, mesmo externa, esteja situada na mesma cidade, estado ou país em que o cliente está localizado. Isso vai facilitar as questões de comunicação, já que se trata de uma empresa cujos profissionais falam a mesma língua.
3. Nearshore outsourcing
Por fim, o método nearshore outsourcing é a terceirização de serviços entre:
- países vizinhos ou que estejam na mesma região;
- falam a mesma língua;
- tem costumes semelhantes;
- apresentam fusos horários iguais.
A prática é hoje adotada por consultorias de TI e call centers dos Estados Unidos, que utilizam serviços de empresas localizadas no Canadá.
| E se você quer contratar um fornecedor para realizar um serviço de outsourcing de TI, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam outsourcing de TI.Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes. |
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer