Home > TI e Informática > Outsourcing de TI > Outsourcing de TI: Quando vale a pena terceirizar
Outsourcing de TI: Quando vale a pena terceirizar - oHub
Technology or IT Professionals as a Career in Development

Outsourcing de TI: Quando vale a pena terceirizar

Para possui uma estrutura de TI eficiente sua empresa não precisa, necessariamente, de uma enorme equipe interna. Basta terceirizar o serviço utilizando o outsourcing de TI. Em nosso post de hoje, você vai entender melhor como funciona e como pode aumentar a produtividade de sua empresa, sem pesar no seu orçamento.

Você já ouviu o famoso dito popular de que “santo de casa não faz milagre”. O mercado atual está em constante busca de como resolver suas dificuldades através da ajuda externa.

O outsourcing de TI vem sendo muito procurado por empresas dos mais variados segmentos. Os empresários entenderam o tamanho da importância dessa estratégica de efetuar uma infraestrutura de TI que seja eficiente.

Se você já se perguntou se esse tipo de terceirização é para sua empresa ou é melhor investir em contratações de equipes internas, confira nosso artigo para retirar as dúvidas e conhecer mais sobre outsourcing de TI.

O que é outsourcing de TI?

A tradução livre para outsourcing é fonte externa.

No caso do TI significa a contratação de uma equipe terceirizada para realizar os serviços dentro da empresa. Ao invés de se preocupar com inúmeras contratações para montar uma boa equipe interna, é muito mais simples e fácil utilizar os conhecimentos de uma equipe altamente capacitada e externa.

Este modelo de serviço está inclusa a atuação de uma equipe terceirizada na gestão, manutenção e controle dos sistemas de informação, por meio de uma equipe especializada a atuar na área.

O modelo de negócio vem sendo utilizado por inúmeras empresas que possuem fluxo maior de comunicação em seus sistemas, porém sem a necessidade e/ou interesse de criar um núcleo exclusivo e de maiores proporções para profissionais de TI.

A partir da terceirização dessa área, você ganha em facilidade e econômica no momento de contar com profissionais especializados. Também existem empresas que mantém uma equipe interna, mesmo utilizado os serviços de outsourcing de TI, para apoio especializado.

Quais os tipos de outsourcing de TI existentes?

É preciso dividir o outsourcing de TI em três tipos:

  • Offshore Outsourcing

Esse modelo funciona como a migração das funções terceirizadas para outros países, em especial para países que estão em pleno desenvolvimento e que possuem mão de obra barata e com custos reduzidos. Atualmente é comum observar esse tipo de contratação, por exemplo, em empresas na China e na Índia.

No Brasil, também somos destaques ao oferecer esse tipo de serviço para diversos países. De acordo com pesquisas, o Brasil ocupa o quinto lugar entre os mais bem cotados em oferecer outsourcing de TI para outros países.

  • Onshore Outsourcing

Este formato de outsourcing trata da terceirização dentro de uma mesma cidade, estado ou país. São as contratações de companhias externas contínuas, evitando dificuldades de localização, moeda, cultas e linguagem para poder adaptar uma equipe local.

  • Nearshore Outsourcing

A opção une as duas opções citadas acima. O nearshore é o tipo de outsourcing de TI com contratação para regiões próximas ou países vizinhos. É possível a diminuição de diferenças de cultura, linguagem e fuso. Além de oferecer inúmeros benefícios de legislação e custos, quando se faz necessário.

Benefícios da utilização desse serviço

A necessidade de um melhor serviço de TI com eficácia aumenta na mesma proporção que o crescimento da empresa. A contratação de outsourcing de TI se torna a melhor alternativa.

Conheça os benefícios que esse tipo de serviço pode trazer para sua empresa:

  • Gestão correta de todos os sistemas;
  • Foco em core business;
  • Maior agilidade na correção de falhas;
  • Aumento da produtividade e redução de custos;
  • Demanda para rotinas modernas.

Conquistas são alcançadas através da inovação e sustentabilidade. O crescimento do mercado que vem ocorrendo de maneira exponencial é a principal prova.

Quando uma empresa concentra seus esforços em seus propósitos, é possível atingir o nível de qualidade que antes era impensável. No entanto, não é alcançado por qualquer tipo de outsourcing, e sim quando se tem foco no nicho do seu negócio. E claro, saber contratar empresas de qualidade e que possam lhe trazer um serviço de alta qualidade.


Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:

Onde encontrar as melhores empresas para a terceirização desse tipo de serviço

Se você deseja contratar empresas que efetuem esse tipo de suporte com credibilidade e qualidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar.

Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido ou, caso prefira, veja a lista de empresas que realizam a o serviço de outsourcing de TI. Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.

Sobre Luiza Guimarães

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial