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O que é PABX IP e como funciona um sistema de telefonia

Se você já telefonou para uma empresa e selecionou números nas opções de menu ou discou um ramal de escritório específico, utilizou um sistema telefônico de PABX. E hoje existe uma evolução desse sistema: o PABX IP.

Nos primeiros anos das linhas telefônicas, as chamadas eram feitas em centrais telefônicas públicas, onde as operadoras as encaminhavam manualmente para os receptores corretos.

Em meados do século XX, a demanda cresceu e várias linhas foram instaladas para atender ao número crescente de ligações. Então as empresas começaram a usar linhas separadas para cada departamento interno.

No entanto, elas ainda precisavam pagar por cada ligação, incluindo ligações entre departamentos, que custavam tanto quanto uma ligação feita para outro número na cidade.

À medida que esses custos aumentavam, a necessidade de uma solução melhor logo ficou aparente.

Isso desencadeou uma revolução nos telefones comerciais que continuaria a se desenvolver até o século XXI e entraria na revolução digital.

Neste post vamos entender o que é o PABX IP, como esse sistema funciona e as vantagens e desvantagens do PABX IP.

O que é um sistema de PABX IP?

Um PABX IP é uma central telefônica privada (sistema de comutação telefônica dentro de uma empresa) que alterna chamadas entre usuários de VoIP (protocolo de voz sobre Internet ou IP) em linhas locais, permitindo que todos compartilhem um determinado número de linhas telefônicas externas.

O PABX IP típico também pode alternar chamadas entre um usuário VoIP e um usuário de telefone tradicional, ou entre dois usuários de telefone tradicionais da mesma maneira que um PABX convencional.

O PABX IP é uma inovação útil para empresas que já possuem um PABX instalado. Esse sistema telefônico ajuda na velocidade e eficiência da comunicação, fornecendo chamadas mais econômicas.

A vantagem do PABX IP é que ao adicionar um servidor PABX após o VoIP, você obtém todos os benefícios da distribuição de chamadas. É possível adicionar vários dispositivos a um único número de telefone, desde que os dispositivos estejam registrados no servidor VoIP.

Portanto, você tem a opção de redirecionar uma chamada em cascata para vários locais e dispositivos ao mesmo tempo. Por exemplo, o telefone celular, o computador e o telefone de mesa de qualquer funcionário de qualquer departamento.

O sistema VoIP

Antes da internet, todas as chamadas telefônicas passavam pela rede da companhia telefônica, que exigia telefones analógicos em cada extremidade.

Então, a partir dos anos 90, os desenvolvedores criaram a funcionalidade de canalizar chamadas pela rede de dados da internet. Isso é conhecido como Voice over Internet Protocol (VoIP).

O VoIP funciona na seguinte sequência:

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  1. As chamadas telefônicas analógicas são convertidas em sinais digitais.
  2. Os sinais digitais são traduzidos em pacotes IP (Internet Protocol).
  3. Os pacotes IP são convertidos novamente em sinais telefônicos e recebidos por um telefone na outra extremidade.

O VoIP faz convergir as redes de voz e dados: os usuários tinham acesso à internet, ligações telefônicas analógicas e ligações telefônicas VoIP, todas da mesma linha.

Este novo sistema foi revolucionário para muitas empresas, mas ainda era um grande investimento.

As empresas tiveram que substituir novamente seus equipamentos e softwares, desta vez por sistemas e telefones IP mais caros. Apesar das despesas, o sistema PABX IP era uma opção vantajosa para muitas empresas.

Como era menos oneroso que um sistema de PABX, uma opção acessível apenas para grandes corporações, qualquer empresa poderia usar um sistema de PABX IP.

O sistema não era barato, mas economiza custos indiretos e fornece certos recursos estratégicos, o que o tornava um investimento valioso para empresas de todos os tamanhos.

PABX IP: como funciona

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Para o usuário final, a versão PABX IP é essencialmente a mesma. Sob a superfície, porém, há uma grande diferença. O coração do sistema é o servidor PABX IP, que funciona como um servidor proxy.

Com um sistema baseado em Protocolo de Iniciação de Sessão (SIP), os clientes VoIP registram seus endereços SIP no servidor, que mantém um banco de dados de todos os clientes e seus endereços.

Quando um usuário faz uma chamada, o servidor PABX IP reconhece se é uma chamada interna ou externa. As chamadas internas são encaminhadas para o endereço SIP do telefone ou usuário que está recebendo a chamada. As chamadas externas são roteadas para o gateway VoIP.

A empresa pode ter seu próprio gateway de VoIP incorporado ao sistema ou usar o gateway de um provedor de serviços de VoIP. O objetivo do gateway é vincular um sistema IP à RPTC (rede pública de telefonia comutada).

Os gateways VoIP podem conectar-se a linhas telefônicas analógicas ou a linhas digitais (ISDN ou linhas portadoras T multiplex padrão).

O dispositivo de gateway pode assumir a forma de um dispositivo dedicado ou de uma placa de expansão no servidor. Como outros dispositivos de gateway, ele tem duas ou mais portas para permitir a expansão de várias redes.

Prós e contras do PABX IP

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Prós do PBX IP:

Usabilidade: os sistemas PABX IP requerem menos conhecimento técnico para serem usados e mantidos. As empresas não precisam de departamentos de TI dedicados ou treinamento sofisticado para usar e atualizar seus sistemas.

Custo: os sistemas PABX convencionais podem ter altas taxas de assinatura mensal. Os sistemas de PABX IP podem reduzir os custos operacionais mensais, mesmo se houver um número alto de usuários. Suporte, atualizações e manutenção geralmente são baratos e as empresas não precisam assinar contratos com uma empresa de hospedagem.

Mobilidade telefônica: os sistemas de PABX IP são baseados em IP, o que permite aos usuários mover telefones para diferentes conexões sem problemas, como os PCs.

Extensões: para adicionar uma extensão remota ou de filial a um sistema, os usuários precisam apenas de outro telefone IP e conexão à internet. Isso permite que as empresas tenham acesso por telefone de casa e de outros locais.

Contras do PABX IP

Confiabilidade: um sistema de PABX IP é tão confiável quanto a conexão à internet usada. Se uma empresa perde energia, apresenta mau funcionamento do equipamento ou perde a conexão com a internet, o sistema telefônico não funciona.

Qualidade do som: da mesma forma, se o sinal de internet de uma empresa e a força da banda larga estiverem baixos ou com problemas, as chamadas perderão a qualidade do som. Se o provedor de rede da internet não puder suportar uma alta qualidade de som na rede local, a comunicação não será confiável.

Opções limitadas: um sistema de PABX IP está hospedado no local. Embora isso dê à empresa mais controle, também a limita aos recursos que podem acessados e pagos.

Equipamento: as empresas ainda precisam usar telefones IP para operar este sistema.

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