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PABX Virtual: como funciona e benefícios para empresas

A comunicação interna e externa de uma empresa é um dos pontos que deve funcionar com mais eficiência em um negócio. E a tecnologia chegou para tornar a troca de informações ainda mais eficientes e dinâmicas como o sistema de PABX Virtual.

Também chamado de PABX na nuvem, o PABX Virtual tornou o processo de intercomunicação mais ágil, prático e barato. Isso, claro, sem perder a qualidade.

De pequenas empresas a grandes call centers, o sistema de ramais virtuais trouxe mobilidade, permitindo que os funcionários tenham sempre a disposição um canal de atendimento, independente de onde estiverem.

Toda essa rede só é possível com a existência da internet que permite a hospedagem dos softwares e a transmissão e conversão de dados de voz de forma rápida e com qualidade de som.

Deu para perceber o quanto o PABX Virtual é uma solução promissora, não é mesmo? Continue lendo para entender melhor como funciona esse serviço e os benefícios para a comunicação corporativa

O que é PABX Virtual?

Para entender o que é PABX Virtual, vamos dar um passo atrás e relembrar o PABX tradicional.

PABX vem da sigla em inglês Private Automatic Branch Exchange, ou troca automática de ramais privados, em tradução para o português. Esse sistema é bastante comum em órgãos de serviços públicos ou governamentais, como prefeituras. 

Esse sistema é composto de uma estrutura física de linhas telefônicas e equipamentos de telefone, além da estrutura central que recebe e repassa as ligações entre os ramais.

Para funcionar, o PABX tradicional exige um espaço dentro da empresa e um funcionário dedicado a função para fazer os redirecionamentos das chamadas.

O PABX Virtual é um serviço que funciona de maneira 100% virtual através de um SaaS (Software as a Service ou Software como Serviço). 

Ou seja, o data center está localizado na nuvem, o que torna o PABX Virtual acessível de qualquer lugar do mundo. Basta configurar o computador, tablet ou smartphone como um ramal.

Esse sistema é chamado de all in one (tudo em um), pois é linha telefônica, atendimento eletrônico (menu de opções), ramais e filas de atendimento.

Com um PABX Virtual é possível adicionar ramais, por exemplo, sem precisar pagar pela adição de mais um canal. Tudo já faz parte do serviço.

É prático e econômico! Continue lendo entenda como funciona PABX Virtual.

PABX Virtual: como funciona

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Entender como funciona o PABX Virtual é também entender um grande benefício desse serviço.

O PABX Virtual ou PABX IP funciona através da internet que hospeda o data center que controla as linhas e ramais na nuvem.

Um sistema Virtual é ajustável com linhas analógicas ou digitais e a configuração pode ser realizada em vários dispositivos diferentes. 

Dessa forma, os serviços de PABX Virtual são adquiridos através da compra de um software, estruturado para fornecer o serviço de troca de dados de voz através da internet.

Recursos do PABX Virtual

Atendimento eletrônico automático (URA)

Sabe quando você liga para uma empresa e ao iniciar a chamada ouve uma voz passando as opções de comunicação em formato de menu? “Para contato com o setor financeiro, digite 1”, lembrou?

Os softwares de PABX Virtual permitem fazer este tipo de configuração para ajudar o cliente a chegar na pessoa certa com quem ele deseja falar. 

Essa configuração é chamado de Unidade de Resposta Audível (URA) e é útil tanto para pequenas empresas quanto call centers. 

Gravação de chamadas

Usando o PABX Virtual é possível gravar as chamadas realizadas nos ramais para serem analisadas posteriormente.

Tanto se houver algum problema ou falha de comunicação com o cliente quanto para avaliar como está o desempenho da equipe de atendimento.

Os gerentes de cada setor podem ouvir as chamadas e dar feedback e aprimorar o treinamento da equipe de vendas.

Imagine cada  funcionário esperando sua vez para usar o telefone durante o trabalho. Com o PABX Virtual cada um tem sua linha e pode fazer um atendimento com tranquilidade e qualidade.

Funcionamento em tempo real

Quer analisar como está a atividade da empresa e quais ramais estão ativos em um determinado momento do dia?

No painel do software de PABX Virtual você acompanha o andamento e uso diariamente, em tempo real e na hora que quiser. 

Satisfação do cliente

Os serviços de PABX Virtual também costumam oferecer a opção de criar pesquisas de satisfação do cliente ao final das chamadas.

Assim, é possível analisar a qualidade do trabalho de cada funcionário, permitindo monitorar aqueles com bom desempenho e investir em treinamentos para os que precisam de melhoria.

Além de ter um feedback do cliente sobre o serviço da empresa de forma rápida e honesta, com a opinião fresca na cabeça.

Benefícios de usar o PABX Virtual

Reduzir custos com serviços telefônicos

Com o PABX Virtual, uma empresa não tem custos extras para manter uma infraestrutura física funcionando, espaço exclusivo ou funcionário responsável. 

Cada funcionário tem a autonomia de ter seu ramal pessoal, podendo gerenciá-la do próprio computador.

Além disso, nos PABXs comuns os ramais extras são pagos e um técnico precisa fazer ajustes no sistema físico para que ele funcione. 

No PABX Virtual não há intermediários e nem cobrança extra. Ou seja, o serviço é mais barato e a mão de obra adicional não é necessária.

Dessa forma, a empresa enxuga os gastos de operação e melhora a estrutura de trabalho da equipe.

Baixo custo de instalação

Comparada às tarifas de um PABX convencional, o PABX Virtual tem um custo benefício muito mais vantajoso.

A empresa paga pelo uso do serviço com uma tarifa única mensal e utiliza linhas, configura ramais padrão e extras, grava ligações, etc sem precisar pagar a mais.

A estrutura all in one colabora para que a implementação seja rápida e em pouco tempo é possível ver o sistema funcionando. 

Mobilidade para a equipe

Poder atender uma chamada para seu ramal de onde estiver é uma mão na roda no dia a dia de trabalho.

Profissionais de vendas que lidam com clientes rotineiramente devem estar sempre disponíveis e o PABX Virtual contribui para essa mobilidade.

É útil também para os dias de home office de um colaborador, permitindo que ele se comunique e esteja acessível a todo o momento. 

Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:

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