Home > Treinamento > Palestra motivacional para empresa: quando isso é um problema?
Palestra motivacional para empresa:

Palestra motivacional para empresa: quando isso é um problema?

Imagine que engraçado seria se em uma palestra você pudesse levar uma varinha mágica. Nesse momento você chamaria um voluntário e, com o objeto em mãos, acenasse sua varinha mágica sobre sua cabeça da pessoa, declarando-a “motivada”.

Embora essa abordagem seja concebivelmente absurda, muitos livros e palestras motivacionais implicam que, simplesmente seguindo as orientações do autor você ficará instantaneamente motivado. Os autores desses livros declaram que seus métodos são comprovados: quando alguém segue explicitamente sua fórmula, resultará em intenso impulso e sucesso imediato, levando, é claro, a uma fórmula massiva de sucesso.

Essas alegações duvidosas geralmente são apoiadas pela descrição de um registro de conquista pessoal de um indivíduo altamente carismático e experiente que obteve sucesso em um campo e acredita que sua experiência é suficiente para motivar pessoas em diversas disciplinas, carreiras e situações da vida.

Ao examinar essas afirmações em detalhes, geralmente encontramos pouco conhecimento da ciência motivacional real ou qualquer evidência replicável para apoiar as sugestões do autor. A maioria dos “segredos” gira em torno de falar, pensar e agir como o autor.

Ou seja,  “faça o que eu faço e você também terá sucesso” é essencialmente o mantra e a sabedoria motivacional. Infelizmente, esses autores não percebem que a motivação não pode ser imposta, independentemente de usar uma varinha mágica ou apenas palavras em um livro ou discurso, gerando, como consequência, um efeito inverso dentro da empresa, trazendo ainda mais problemas para a equipe.

Existem vários problemas de motivação decorrente de palestra motivacional

Primeiro, o “especialista” está operando sob a premissa de que uma estratégia funcionará para você porque funcionou para ele. Muitos prognósticos motivacionais são muito bem-sucedidos em suas próprias carreiras. No entanto, dependem quase exclusivamente de abordagens privadas e não testáveis. Que inclusive ​ podem não se aplicar necessariamente a outros em situações semelhantes.

A menos que a abordagem tenha sido submetida a rigorosos testes científicos com condições controladas, não há maneira precisa de atestar a superioridade. Ou, até  mesmo a eficácia de seus métodos. Se você vir ou ouvir algum autor ou palestrante sugerir que seus métodos são “comprovados”, execute o contrário.

Sua sabedoria não pode ser desmascarada

Segundo qualquer pesquisador respeitável defende, nada é considerado prova absoluta porque evidências contraditórias podem falsificar qualquer teoria. Nem a popularidade das ideias nem a fonte da retórica determinam o mérito. Se você se lembra da história e das ciências no Ensino Médio, verá um exemplo.

Lembre que durante séculos muitas pessoas acreditaram que a terra era plana e a escravidão era uma maneira apropriada de sustentar um negócio colonial em crescimento. Na década de 1800, as doenças médicas foram diagnosticadas de maneira inadequada, examinando a forma do crânio do paciente.

Essas teorias e estratégias predominantes da época foram desmentidas quando evidências não descobertas foram posteriormente realizadas. Ironicamente, quando a “fórmula comprovada” de um vendedor ambulante motivacional falha dentro da empresa, algo acontece. O usuário geralmente é responsabilizado por não seguir a fórmula prescritiva ou castigado por não acreditar na terceira pessoa.

Como identificar melhorias na equipe com base em palestra motivacional

Mesmo com benefícios que podem ser gerados na equipe com uma palestra motivacional, aprender, diagnosticar e mediar desafios motivacionais não pode ser alcançado por meio de generalizações. A motivação está constantemente em fluxo, com base na tarefa em questão, nas crenças do funcionário e nas condições do local. Além disso, os motivos evoluem rapidamente devido ao progresso ou ao fracasso da tarefa. Em outras palavras, as soluções motivacionais mudarão com base na pessoa e no problema.

Infelizmente, muitos líderes excessivamente zelosos e desinformados em salas de aula, casas e locais de trabalho adotam métodos estranhos. São projetados para atingir os mesmos objetivos que os especialistas em motivação, que elogiam suas alegações em palestras e livros.

Frequentemente, confiando na autoridade, esses líderes bem-intencionados se consideram “coaches”. Eles apontam deficiências motivacionais, fornecem apoio e incentivo e descrevem comportamentos idealistas que implicam absolutamente que qualquer pessoa pode transformar magicamente o desempenho.

Muitas pessoas sucumbem a essas abordagens persuasivas porque o palestrante as faz se sentir bem consigo mesmas e está oferecendo uma solução simples. A abordagem deles não é muito diferente da varinha mágica apresentada lá no começo. Ou seja, criando um enorme erro de liderança.

Líderes de equipes precisam acompanhar os avanços de seu time

Delegar motivação é um dos piores erros que os líderes cometem na tentativa de motivar uma equipe de trabalho. A motivação pessoal não pode ser terceirizada por outras pessoas, a menos que a pessoa que está tentando motivá-lo tenha as mesmas experiências, crenças e oportunidades únicas que você – uma impossibilidade logística e científica.

Além disso, as pessoas que seguem uma fórmula prescritiva de outras pessoas perdem poder motivacional e independência de pensamento. Esses tipos de estratégias parecem corretas, mas muitas vezes acabam desmotivando os indivíduos. Isso porque os resultados prometidos muitas vezes não seguem, levando à frustração e a auto visões negativas, sentimentos que geralmente promovem maior dependência do “especialista” para se sentir melhor.

Apesar das limitações de uma abordagem universal para motivar os outros, os indivíduos podem aumentar o sucesso profissional observando o comportamento de líderes qualificados. Primeiro, você deve perceber que comportamentos avaliados como apropriados e desejáveis ​​em um ambiente de trabalho podem não se aplicar universalmente.

Seja construtivo

Portanto, certifique-se de modelar comportamentos organizacionalmente adequados. Outro ponto é que, independentemente da cultura da empresa, o sucesso individual exige uma disposição de aceitar críticas construtivas. O feedback percebido não é um sinal de fraqueza ou uma avaliação crítica, e sim uma oportunidade de aprender e acelerar o crescimento pessoal.

Saiba que solidificar seu futuro em uma organização exige trabalho e esforço. Parte do desafio é não se deixar cair na armadilha de exibir automaticamente padrões de comportamento habituais e confortáveis. Isso significa resistir ao desejo de ficar na defensiva quando alguém oferece um feedback honesto.

Leia também sobre: Objetivos de uma palestra motivacional

Por fim, se você é o coach, verifique se sua mensagem aos constituintes e colegas é clara e específica tendo o cuidado de evitar a interpretação de significados ocultos.

O indivíduo deve perceber sua mensagem como relevante e você, o líder, como uma fonte credível e confiável. Caso contrário, a probabilidade de uma séria consideração ou mesmo a adoção temporária de sugestões serão extremamente limitadas.

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial