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Treinamento Motivacional

Passo a passo para fazer um plano de treinamento motivacional

Motivar os seus funcionários é fundamental para que sua empresa tenha sucesso e colha bons resultados. Para isso, você pode fazer um treinamento motivacional. É importante que seus funcionários tenham um bom desempenho. E isso só vai acontecer se eles tiverem motivados.

Fora isso, um treinamento motivacional possibilita que as pessoas desenvolvam suas habilidades e descubram seu potencial. Isso é excelente para que seus funcionários mudem para melhor, tanto no campo profissional como no pessoal.

E o melhor é que os benefícios de um treinamento motivacional podem ser percebidos em pouco tempo. Quando os colaboradores desenvolvem suas competências, a produtividade e o clima da empresa tendem a melhorar.

Por isso, preparamos esse artigo para que você descubra o passo a passo de como fazer um plano de treinamento motivacional. Não deixe de conferir e boa leitura!

 

Como fazer um plano de treinamento motivacional – passo 1: conheça quem é o seu público-alvo

Provavelmente não são todas as áreas da sua empresa que estão precisando de um treinamento motivacional. Por isso, é importante que você defina quem serão as pessoas que receberão o treinamento.

Além disso, saiba porque as pessoas estão desmotivadas e quais fatores estão determinando essa insatisfação. É importante também que as pessoas se identifiquem com o assunto que será abordado. Dessa forma, o treinamento será mais eficaz e o seu público se manterá engajado.

 

Como fazer um plano de treinamento motivacional – passo 2: determine objetivos

É importante que você defina objetivos claros para o seu treinamento. Através deles, você vai conseguir passar uma mensagem mais assertiva para seus funcionários. Há vários tipos de objetivos para um treinamento motivacional. Vejamos alguns deles.

  • Melhorar a produtividade dos seus funcionários
  • Melhorar o clima entre as equipes
  • Informar sobre a importância de seguir as regras da empresa, por questões de segurança, por exemplo
  • Fazer com que os profissionais participem de projetos internos
  • Dentre outros

Vale ressaltar que um bom treinamento motivacional não exige um grande gasto de capital. Por vezes, um bom direcionamento já é suficiente para engajar a equipe e motivá-los para trabalharem de forma mais produtiva.

 

Como fazer um plano de treinamento motivacional – passo 3: identifique qual metodologia será empregada

Depois que você responder aos pontos anteriores, é hora de pensar como você vai desenvolver seu treinamento motivacional.

O treinamento será dado em apenas um dia ou vai durar uma semana? Terá dinâmicas para integrar a equipe? Apenas uma pessoa será o palestrante ou terá mais pessoas? Quem dará a palestra é uma pessoa da empresa ou você contratará alguém de fora?

Essas e outras perguntas precisam ser respondidas. Também é importante definir onde o treinamento será realizado e quais equipamentos serão utilizados. Vai precisar de projetor? Usará um quadro? Terá música?

Respondendo essas perguntas, você saberá como organizar o seu treinamento da melhor forma, uma vez que será possível definir todo o seu cronograma.

 

Como fazer um plano de treinamento motivacional – passo 4: escolha o melhor palestrante

Falar em público não é uma tarefa fácil. Por isso, é necessário que você escolha alguém preparado e dedicado para realizar essa ação. Se você escolherá alguém da própria empresa, se atenha a algumas características.

Por exemplo, a pessoa precisa ser comunicativa, precisa saber interagir com o público, ser simpática e falar de forma correta e coerente. Se você não tem uma pessoa com essas características, o ideal é que você contrate profissionais especializados em treinamento.

 

Como fazer um plano de treinamento motivacional – passo 5: estimule a participação do seu público 

Não adianta que o treinamento seja apenas o palestrante falando lá na frente, sem conseguir a interação do público. As pessoas só perderão tempo e não captarão nada do que é preciso.

Por isso, é importante que a interação com o público aconteça durante e depois do treinamento motivacional. Dessa forma, você mantém seus funcionários engajados e ainda favorece o desenvolvimento da empresa.

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