Um consenso geral é que 2020 não foi um ano fácil, então como transformar 2021 em um ano com melhores resultados? A resposta está na construção de um planejamento financeiro para pequenas empresas que seja atingível, mensurável e específico.
Entretanto, muitos pequenos empreendedores têm dúvidas sobre como fazer um planejamento financeiro para uma pequena empresa.
Se este é o seu caso, você chegou no lugar certo. A seguir separamos um p
asso a passo prático, com apoio de vídeos e imagens que vão te ajudar a:
- entender qual é a importância do planejamento financeiro para as empresas,
- a criar um plano eficaz para sua pequena empresa crescer.
Planejamento financeiro pequenas empresas: aprenda a se organizar para 2021
1. Defina objetivos para sua empresa
O primeiro passo para criar um planejamento financeiro de pequenas empresas é definir um objetivo.
Muita gente se pergunta porque o objetivo é algo tão importante dentro de um plano empresarial.
A respostas é simples: o objetivo vai definir onde você quer chegar naquele período, por exemplo, em um ano.
Sem esse objetivo você não sabe onde quer chegar. Sem um destino é impossível traçar um plano de viagem.
Vamos usar um exemplo de planejamento financeiro pessoal para te mostrar a importância de definir um objetivo. Imagine que você queria fazer uma viagem no final do ano com a família, para passar o Réveillon na praia. Esse é o objetivo. A partir dessa definição você vai iniciar a organização para alcançar o objetivo, por exemplo:
- organizar a empresa para que você possa tirar férias neste período,
- pesquisar sobre quanto custa uma viagem para praia,
- quais praias são melhores para relaxar e curtir dias em família com crianças,
- quantos dias vocês podem ficar e por aí vai.
Se você não sabe que tem o objetivo de viajar para a praia, pode juntar menos dinheiro do que o necessário, não encontrar vagas em hotéis, não conseguir tirar férias junto com sua esposa ou esposo.
Veja que juntar dinheiro sem objetivo não soluciona todas as suas necessidades. Por isso, estabeleça um, ou mais, objetivos.
Seu objetivo pode ser expandir a atuação da empresa, criar uma reserva de emergência, conquistar novos clientes, e por aí vai.
2. Estabeleça metas
É a partir da definição de objetivos que criamos as metas. Se o seu objetivo é ampliar faturamento da empresa, precisará criar metas para que isso aconteça.
Essas metas te ajudam a medir se o objetivo foi alcançado e a estabelecer ações que vão te levar ao alcance do que você espera para o período.
Um exemplo de meta para o objetivo de ampliar o faturamento da empresa é: “ampliar o faturamento da empresa em 20% até dezembro”.
Ao definir essa meta você constrói seus planos de ação para chegar lá!
Em um período pós-COVID muitas empresas podem estabelecer como meta:
- o pagamento de todas as dívidas contraídas,
- a reconstrução de uma reserva de emergência,
- a reconquista de clientes que interromperam o trabalho por causa de crise, e mais.
Uma das formas mais eficientes de criar metas é usar o método SMART.
3. Previsão de vendas e despesas
Sua empresa tem um histórico de vendas por período? Isso pode ajudar bastante para realizar a previsão de vendas e despesas do negócio.
A partir dessa previsão é mais fácil identificar quanto você terá em caixa para realizar alguns investimentos necessários para alcançar seus objetivos e quanto você precisará, por exemplo, para o capital de giro da empresa.
É claro que em um cenário ainda de crise, sem muitas respostas para várias perguntas, a indicação é que você crie uma previsão de faturamento um pouco mais pessimista, pelo menos para os primeiros 3 ou 6 meses.
Para colocar em prática essa etapa, indicamos a leitura do artigo, “Como fazer previsão de vendas: aprenda 3 métodos”. Esse passo a passo vai te ajudar a organizar essa etapa tão importante de um planejamento financeiro anual ou semestral.
4. Reveja sua precificação
A precificação é a estratégia mais importante da empresa, isso porque é através do preço que uma empresa vai obter lucro na venda dos produtos ou serviços.
Errar na hora de precificar pode gerar prejuízos irreparáveis para a empresa, principalmente, em uma fase pós-crise.
Essa, entretanto, é uma das dúvidas mais comuns de empreendedores: como dar preço a meu produto ou serviço?
Ao invés de descrever aqui o que você deve fazer para precificar produtos ou serviços, indicamos que assista ao vídeo abaixo. Ele descreve tudo o que deve ser considerado, o que deve entrar na calculadora e prevê margens de lucro variadas. Vale cada minuto.
5. Crie um plano de ação
Agora você tem em mãos muitas informações relevantes sobre seu negócio, pode organizar as ações que deve realizar para alcançar as metas e objetivos.
Por exemplo, se você quer alcançar mais clientes, pode ser necessário investir em marketing ou contratar mais vendedores.
Se busca reduzir custos fixos para cumprir a meta de pagar todas as dívidas, pode investir em contratações de freelancers ao invés de contratações fixas.
Deseja aumentar faturamento? Pode investir em um novo serviço, por exemplo, abrindo também na hora do almoço ou investindo no delivery.
Enfim, organize quais ações vão te ajudar a alcançar suas metas. Lembre-se de colocar na ponta do lápis o custo que eles podem gerar.
6. Faça o controle financeiro
O controle financeiro corresponde a etapa de monitoramento do seu planejamento financeiro, enquanto ele está sendo posto em prática.
Ele aponta se você está no caminho certo para atingir metas e objetivos.
Ao fazer o controle financeiro adequado você tem a chance de identificar problemas e “pedras no caminho” até o seu objetivo. Assim você pode pensar em formas de contorná-las e continuar seu caminho.
Para fazer esse controle, algumas dicas são:
- organize o fluxo de caixa para pequenas empresas,
- crie relacionamento com diferentes fornecedores,
- evite a inadimplência para não pagar multas e juros,
- controle de contas a pagar e receber,
- defina alguns indicadores financeiros e os acompanhe de perto e mais.
Para aprofundar seu conhecimento sobre controle financeiro indicamos que acesse o artigo, “Como fazer controle financeiro empresarial: 5 dicas práticas”.
Mesmo depois desse passo a passo você ainda pode ter algumas incertezas sobre como criar um planejamento financeiro pequenas empresas para 2021. Isso é comum porque estamos vivendo um momento de muita insegurança e dúvidas.
É por isso que contratar uma assessoria profissional pode ser um investimento muito lucrativo para sua pequena empresa. Pode parecer contraditório, mas se a consultoria te ajudar a economizar mais do que o que você está investindo nela, faz todo o sentido, concorda?
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Leia mais sobre as vantagens de contratar uma consultoria no artigo: Consultoria financeira: o que faz e vantagens de contratar.