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Plano de contingência para segurança patrimonial: o que é + para que serve

Um plano de contingência para segurança patrimonial é um documento no qual estão descritos todos os protocolos que garantem a segurança de uma empresa para que a equipe saiba o que fazer em caso de ameaças. O objetivo do plano de emergência é implementar todos os recursos de segurança necessários para cobrir os pontos de vulnerabilidade do espaço físico de um negócio.

Toda empresa que possui uma sede ou tem um centro de distribuição deve se preocupar em estudar o espaço físico para identificar onde pode existir brecha para ameaças como roubo, entrada de pessoas sem autorização, furto de bens dos funcionários, etc.

Quem presta a consultoria e organiza esse tipo de estudo é uma firma especializada em segurança patrimonial.

Para que o plano de contingência seja eficiente, a análise precisa ser séria e passar por pontos específicos.

Continue lendo e saiba mais sobre o plano de contingência para segurança patrimonial, para que ele serve, os pontos principais de estudo e onde encontrar um bom fornecedor nesta área. 

O que é plano de contingência para segurança patrimonial?

Como explicamos acima o plano de contingência para segurança patrimonial é um passo a passo com as principais medidas e ferramentas de segurança que serão usadas na segurança de um espaço.

Para que o ambiente de trabalho e todas as dependências da empresa — garagem, depósito, portões de entrada, etc — permaneçam seguros, é necessário estudar e analisar os pontos mais vulneráveis.

Seguranças, sistema de alarme, câmera de vigilância, vigilante patrimonial noturno são alguns exemplos de recursos que podem ser definidos no plano de contingência.

A complexidade do sistema de segurança depende do tamanho da empresa, da dinâmica de funcionamento, da rotatividade de pessoas que circulam pela área etc.

Em grandes empresas, por exemplo, pode ser necessária a instalação de uma guarita com um sistema de portaria para liberar quem chega e registrar todas as entradas e saídas.

Já em uma empresa menor com uma sede pequena, um sistema de alarme e câmeras internas e externas mantém o ambiente seguro.

Além dos materiais de segurança a serem utilizados, o plano de contingência para segurança patrimonial inclui outras diretrizes como:

  • padrões de segurança a serem seguidos pelos funcionários;
  • treinamentos para equipe interna sobre os protocolos;
  • contratação e orientação de fornecedores.

Todas esses pontos devem estar descritos de forma clara e simples no plano de contingência para que todos possam segui-lo.

Mas por que é tão importante compilar esses detalhes em um documento físico ou digital? Vamos explicar a seguir porque o planejamento é tão importante.

Para que serve o plano de emergência?

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Fonte: Manutenção em Foco.

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Fazer um plano de contingência para segurança patrimonial com uma empresa qualificada nesse tipo de solução auxilia na criação de uma rotina mais organizada.

Imagine trabalhar em um lugar onde não é possível diferenciar quem é funcionário de um visitante ou pessoa aleatória que entrou na empresa porque não havia barreira no portão.

Independentemente do porte do negócio, é importante se preocupar com a segurança nos mínimos detalhes.

Uma empresa que funciona em uma sala de um prédio comercial, onde todas as entradas são informadas pelo porteiro, deve ter um campainha simples na porta para que as pessoas se anunciem.

Dessa forma, o controle de entrada e saída fica devidamente organizado e afasta tentativas de roubo em qualquer período do dia, principalmente à noite.

O plano de contingência serve ainda para orientar cada setor da empresa sobre portas que devem se manter fechadas, quando os alarmes devem ser ativados, onde ficarão as câmaras, etc.

Um plano só é eficiente se todos tiverem consciência do seu objetivo e conhecerem os protocolos que devem ser seguidos.

E o quais são os pontos analisados para criar um plano de contingência para segurança patrimonial. Vamos conferir no tópico a seguir.

> Complete sua leitura com o artigo: Gestão de segurança patrimonial: o que é e como implementar.

Principais pontos do plano de contingência

Agora que você já sabe o que é e para que serve o plano de contingência para segurança patrimonial, vamos falar sobre os pontos analisados para sua elaboração.

Optando pela terceirização de segurança patrimonial, cada empresa terá o seu processo para atender os clientes que precisam criar um plano de contingência.

Para facilitar o entendimento, vamos explicar em linhas gerais por quais pontos passam a análise e como eles contribuem para um bom resultado

Estudo e análise do cliente

Não existe um plano de contingência para segurança patrimonial padrão que funcione maneira uniforme para todos.

Quando uma empresa contrata um fornecedor, um dos primeiros passos é fazer uma análise de risco de segurança patrimonial e um estudo do perfil da contratante.

O perfil da empresa

O perfil de uma empresa inclui características como:

  • localização da sede (cidade, bairro);
  • área em m² que as dependências ocupam;
  • setor de atuação da empresa;
  • por do negócio — micro, pequeno, médio, grande;
  • tipos de bens guardados na sede: dinheiro, matéria-prima, equipamentos, maquinários, etc.

Dependendo de cada um desses pontos vão ser identificados vulnerabilidades e propostas soluções para garantir a segurança e o funcionamento da rotina de trabalho, sem interrupções.

Ações de prevenção

Como o próprio nome diz, o plano de contingência para segurança patrimonial previne que uma empresa passe por situações como roubo e outras ameaças.

Depois de identificar as vulnerabilidades do cliente, a empresa contratada elabora e propõe ferramentas e processos para o dia a dia que vão garantir a segurança.

Neste momentos são propostas as soluções de segurança como adoção de um sistema de câmeras interno e externo, vigilantes e porteiros diurnos e noturnos, sistema de alarme 24h, entre outros.

Estrutura do plano de ação

O documento final do plano de ação pode ser dividido em duas partes:

Geral: onde são listadas as diretrizes de segurança e prevenção comuns a todos os funcionários que trabalham no local;

Especifica: os departamentos e/ou áreas que lidam com recursos valiosos da empresa devem seguir protocolos especiais para aquela área, usando corretamente as ferramentas implementadas.

Treinamento e conscientização

É importante que depois de concluído o documento final do plano de contingência para segurança patrimonial, a empresa organize treinamentos para ensinar a manter as ferramentas ativas e quais são as medidas de controle que devem ser seguidas.

Também é fundamental conscientizar os funcionários da importância de cada protocolo não só para a segurança material da empresa, mas também para integridade física de cada membro.

Como contratar uma empresa de segurança patrimonial

Sua empresa precisa de um plano de contingência para segurança patrimonial? Conheça a lista completa de empresas de Segurança Patrimonial cadastradas no site da oHub.

O passo a passo para solicitar uma proposta é simples e em menos de cinco minutos você contacta diversas empresas com apenas um pedido:

  • preencha as informações básicas sobre o serviço que você precisa;
  • especifique a localização da sua empresa;
  • forneça os dados para contato do fornecedor.

Pronto! Agora é só aguardar as propostas comerciais de fornecedores qualificados.

Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:


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