Home > Gestão Empresarial > Plano de segurança patrimonial: o que é, importância e como fazer
plano-seguranca-patrimonial

Plano de segurança patrimonial: o que é, importância e como fazer

O plano de segurança patrimonial é um documento que formaliza e orienta a utilização dos recursos de segurança patrimonial de forma coordenada e integrada para alcançar os objetivos e metas em relação a sua execução.

Para criar um plano, primeiro, é feito um planejamento que analisa as necessidades atuais da empresa ou residência a fundo para identificar riscos e determinar como eles são barrados.

O gestor de segurança é o responsável pelo projeto, e lidera essas discussões do planejamento a execução do plano de ação de segurança patrimonial. 

Ele também é o responsável por orientar as equipes em todos os níveis da estrutura organizacional e alinhá-los com as novas estratégias.

Sua empresa precisa de um alinhamento em relação a segurança? Continue lendo e entenda o que é e como elaborar um plano de segurança patrimonial.

O que é plano de segurança patrimonial?

O plano de segurança patrimonial é o resultado final das reuniões de planejamento que identificam, analisam e escolhem quais recursos materiais e tecnológicos serão usados para proteger o patrimônio de uma empresa ou outro tipo de propriedade.

O plano de ação de segurança patrimonial fica formalizado em um documento que contém:

  • os objetivos e metas relacionados a segurança;
  • os planos táticos que descrevem os recursos implementados;
  • os planos operacionais que descrevem a organização da equipe, os treinamentos que serão necessários, os investimentos e os novos deveres a serem cumpridos;
  • os indicadores de segurança patrimonial para monitorar o desempenho e cumprimento do plano.

Sempre que uma demanda é identificada é importante passar pela fase do planejamento que vai levar a uma solução estruturada e com maior potencial de atingir o objetivo desejado.

Continue lendo e entenda o passo a psso de como fazer um plano de segurança patrimonial.

Como elaborar um plano de segurança patrimonial

como-elaborar-plano-seguranca-patrimonial

1. Definir metas e objetivos 

Independentemente se sua empresa já tem alguma ferramenta de segurança implementada, é preciso parar para analisar o propósito de investir em um plano de segurança patrimonial.

Identificada as vulnerabilidades da empresa, os riscos em potencial e traçadas as necessidades básicas iniciais, é preciso alinhar os objetivos e metas de segurança ao planejamento estratégico da empresa.

Sim, esses dois planos se conectam, pois sem segurança para trabalhar os funcionários não são produtivos e roubos e invasões virtuais ou físicas podem paralisar todas as atividades da sede.

Então descreva quais são as metas a cumprir com o plano e os objetivos que se pretende alcançar com eles.

2. Estabelecer ações táticas e operacionais

Essa é a parte prática do plano de segurança patrimonial. Para fazer essas definições o trabalho é dividido em duas partes: o plano tático e o ´plano operacional.

Plano tático

A parte tática do plano de segurança patrimonial descreve os recursos que vão ser implementados. A escolha de cada ferramenta deve estar alinhada com os objetivos e metas da etapa #1.

Aqui também são definidos os responsáveis por colocar em prática essas ações. Assim, a rotina de segurança da empresa terão um protocolo definido para que pode ser repassado e aprendido por todos.

Plano operacional

As definições operacionais do plano de segurança patrimonial envolvem a organização da equipe para que todos entendam as funções que devem cumprir.

Para isso, a empresa deve criar ciclos de treinamento para a equipe, explicando as novas ferramentas. Tanto a equipe em geral quanto quem vai operar os equipamentos, devem receber orientação e ter suas dúvidas esclarecidas.

Na parte operacional também é feito um levantamento do investimento necessário para implementar as soluções definidas no plano para que ele seja aprovado pela diretoria da empresa.

Em empresas maiores também pode ser definido os responsáveis por monitorar os departamentos para que todos cumpram os novos protocolos e reportem aos gestores de segurança.

3. Selecionar indicadores de segurança patrimonial

Todo esse esforço de criar um plano de segurança patrimonial precisa ser monitorado e os indicadores de segurança patrimonial são peças-chave nesse monitoramento. 

O acompanhamento é importante para analisar os impactos das melhorias implementadas e se a nova cultura de segurança está sendo cumprida por toda a empresa.

Conheça ‘7 indicadores de segurança patrimonial + como selecionar 📊’ neste outro post do blog.

4. Formalizar o plano em um documento

O quarto passo desse exemplo de plano de segurança patrimonial consiste em documentar  as definições estabelecidas nas três etapas acima.

Nesse caso, a linguagem é mais técnica e detalhada para deixar claro os objetivos e metas e porque essas soluções foram pensadas naquele momento.

Assim, conforme o tempo passa, novas resoluções podem ser acrescentadas e outras que não fizerem sentido retiradas, enriquecendo o ciclo de aprendizado. 

Importância do plano de ação de segurança patrimonial

Tanto trabalho tem seu retorno para as empresas ou outras organizações que investem na elaboração criteriosa de um plano de segurança patrimonial. Separamos três pontos que destacam essa importância:

Garantir o investimento nas soluções certas

Sem analisar as necessidades reais da sua empresa ou organização, você pode acabar investindo em soluções caras que excedem suas necessidades ou implementar ferramentas simples demais para o grau de complexidade das operações existentes.

O plano de segurança patrimonial orienta o investimento porque deixa claro qual a necessidade, os benefícios que serão alcançados e o impacto no desempenho da empresa como um todo.

Criar uma cultura organizacional homogênea

Grande parte do sucesso de um plano de segurança patrimonial depende do envolvimento das pessoas da empresa. 

Para que esse engajamento dê frutos positivos, as pessoas precisam entender, conhecer e poder tirar suas duvida em relação ao que afeta sua rotina diária.

Se uma determinada ferramenta está impedindo a produtividade ou atrasando a execução de uma tarefa é importante que os membros possam dar esse feedback. 

Incluir a empresa na transformação digital

A transformação digital nas empresas é um movimento atual que coloca as empresas em contato com a tecnologia digital, alinhada os objetivos de gestão.

Assim, quem investe em transformações através dos recursos atuais que são mais fáceis de assimilar, consegue colher melhores resultados do plano de segurança patrimonial. 

Conheça empresas de segurança patrimonial

Está pronto para começar a criação do seu plano de segurança patrimonial? Conheça a lista completa de empresas de Segurança Patrimonial cadastradas no site da oHub.

O passo a passo para solicitar uma proposta é simples e em menos de cinco minutos você contacta diversas empresas com apenas um pedido:

  • preencha as informações básicas sobre o serviço que você precisa;
  • especifique a localização da sua empresa;
  • forneça os dados para contato do fornecedor.

Pronto! Agora é só aguardar as propostas comerciais de fornecedores qualificados.

Economize tempo e obtenha melhores preços. Solicite hoje seu pedido de orçamento.

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial