Home > Consultoria para PME > Plataforma para e-commerce: como escolher a ideal para seu negócio?
plataforma para e-commerce

Plataforma para e-commerce: como escolher a ideal para seu negócio?

Na hora de abrir uma loja virtual, uma das opções é contratar uma plataforma para e-commerce para montar sua estrutura de venda.

Esses serviços vendem uma estrutura pronta que pode ser personalizada visualmente para ficar com a identidade da sua marca.

Além de permitir a integração com outros serviços como meios de pagamento e opções de checkout para os usuários.

Neste post, separamos algumas das plataformas de e-commerce mais conhecidas para criar uma loja virtual e dicas para acertar nessa escolha. Confira!

Melhor plataforma de e-commerce: conheça 5 opções

Quando se trata de contratar uma plataforma de e-commerce existem diversas opções, dependendo do tipo de personalização que você deseja fazer.

Dá para montar uma loja virtual do zero, criando o código de toda estrutura, ou escolher uma plataforma para e-commerce que oferece uma estrutura pronta para começar.

Separamos cinco tipos de plataformas de e-commerce conhecidas e o que cada uma oferece:

1. Shopify

O Shopify foi fundado em 2004 no Canadá e já possui mais de um milhão lojas online hospedadas na sua plataforma para e-commerce em 175 países.

Além de oferecer todos os recursos que uma loja virtual precisa para vender, também conta com a opção de venda social que integra as redes sociais ao site oficial da marca.

Esse recurso permite que os clientes comprem e paguem sem precisar sair da sua rede social favorita.

Entre as vantagens da plataforma estão a variedade de temas e templates com otimização de SEO para e-commerce incluída, suporte 24h e integração com o Facebook para facilitar a venda de produtos na rede social.

As desvantagens são a cobrança de um custo adicional por venda caso sua loja virtual não use o pagamento oficial do Shopify e a complexidade de uso que dar trabalho para iniciantes. 

2. NuvemShop

A Nuvemshop foi eleita em 2017, 2019 e 2020 pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM) a melhor plataforma para e-commerce do Brasil.

Os planos são divididos em três faixas de preço que atendem desde pequenas e médias até grandes empresas com opção de teste de até 30 dias.

Além do sistema pronto para cadastro de produtos, a Nuvemshop oferece checkout transparente, integração com WhatsApp e marketplaces, Google Shopping e mais.

Entre as vantagens destacam-se as mais de 40 opções de layouts customizáveis e responsivos, ferramentas de gestão de estoque, integração com Google Analytics, Instagram Shopping e Facebook Store.

Uma desvantagem é que o serviço de suporte geral é por e-mail, com atendimento via WhatsApp em horário comercial só para o plano avançado.

3. WooCommerce

O WooCommerce é uma plataforma open source, ou seja, de código aberto, desenvolvida para sites programados via WordPress.

Ao instalar o plugin, a interface se transforma em um e-commerce com gestão de estoque, cadastro de produtos, gerador de cupom de descontos, entre outros recursos.

Uma grande vantagem é que o WooCommerce é gratuito, permite integração com todos os gateways de pagamento e várias extensões do WordPress para otimizar sua loja virtual.

Porém, é recomendado para pequenas e médias operações de vendas, não sendo a melhor opção para lojas virtuais grandes.

4. Loja Integrada

A Loja Integrada é uma das maiores plataformas para e-commerce do Brasil com mais de um milhão de lojas cadastradas.

As opções de planos são bastante flexíveis com opções de planos grátis para quem está começando até o plano avançado para lojas maiores.

Além dos temas variados com design responsivo, também integra com os principais marketplaces do Brasil, serviços de pagamento, logística de envio, entre outros. 

Uma desvantagem do serviço é que não existe suporte telefônico para atendimento direto do cliente.

5. Tray

Finalizando nossa lista de plataformas para e-commerce temos a Tray, outra empresa nacional onde você pode configurar uma loja virtual com todos os recursos necessários para vender online.

Assim como os outros tipos de plataformas para e-commerce, também tem integração com os principais marketplaces, gestão via aplicativo, suporte online e via telefone para resolver qualquer problema. 

Outro recurso útil para os donos de negócios virtuais é a integração com o Desk360 que ajuda a criar um processo de atendimento ao cliente profissional.

Algumas desvantagens são a velocidade de carregamento lenta, ausência de uma integração relacionada ao marketing digital e alguns temas com funcionalidade extra mais caros. 

Dicas para contratar uma plataforma de e-commerce ideal

Agora que você conhece algumas plataformas de e-commerce e suas funcionalidades, bate aquela dúvida de qual é a ideal para o seu negócio, não é mesmo?

Nessas horas, ter a assessoria de uma empresa de e-commerce pode ajudar na análise. Assim, você tem um ponto de vista profissional para fazer a melhor escolha.

Veja algumas dicas importantes de analisar: 

Navegue por lojas que são clientes da plataforma

Nada melhor do que ver a teoria aplicada na prática. O site de todas as plataformas para e-commerce mostram cases de sucesso de clientes, então é fácil de achar.

Analise as lojas como um usuário comum. Veja se é fácil de navegar, pesquisar produtos, como é o passo a passo do check out, cadastro, se você consegue encontrar produtos pelo Google, etc. 

Se você gostar da interface e da navegabilidade, pode usar o período de teste nas plataformas que mais gostar.

Cheque os recursos de segurança

Um e-commerce deve ser, antes de tudo, um site seguro. Afinal, são trocadas informações sigilosas como nome, endereço, CPF e, principalmente, dados bancários.

Por isso, é importante que a plataforma para e-commerce ofereça os protocolos de segurança como criptografia de dados e barreiras de proteção contra ciberataques.

Escolha uma plataforma com otimização SEO 

O SEO ou otimização para mecanismos de busca consiste em uma série de detalhes técnicos e no conteúdo de texto do seu e-commerce que facilita suas páginas serem descobertas pelo Google e outros buscadores.

Esses resultados espontâneos são chamados de resultados orgânicos e reforçam a autoridade do endereço da sua loja virtual.

Para isso, é necessário usar as palavras-chave relevantes para cada produto no título, descrição, nome do arquivo de imagem, url das páginas, etc.

Leia mais sobre o tema: SEO no e-commerce: 6 dicas de como atrair tráfego e gerar mais vendas?

Veja mais dicas no vídeo abaixo:

Gostou das dicas para escolher a melhor plataforma para e-commerce?

Pronto para colocar sua loja virtual no ar? Invista tempo na pesquisa de plataformas para e-commerce e no teste dos seus recursos.

Dessa forma, você vai estruturar seu negócio digital com qualidade e com todas as facilidades que o seu futuro cliente espera. Boa sorte!

Este artigo foi escrito pela Gyra+. Somos uma plataforma que realiza empréstimo online seguro com taxas customizadas para empreendedores digitais em busca de capital de giro.

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial