A política da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é usada para implementar uma rotina saudável e segura no ambiente de trabalho.
Além disso, a política também descreve as responsabilidades de segurança e saúde ocupacional e a maneira de organizar as medidas de cooperação. A preparação da política de Segurança e Saúde do Trabalho é baseada na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e Legislação de Segurança e Saúde Ocupacional.
Dessa forma, a política é específica do empregador e aplica-se a todas as empresas.
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Conteúdo da política de segurança e saúde do trabalho
Um ponto-chave da política de Segurança e saúde do trabalho é o desenvolvimento sistemático de segurança ocupacional. Isso, juntamente ao bem-estar dos funcionários, com base nas necessidades do local de trabalho. Assim, uma boa política abrange a organização do trabalho, as condições de trabalho, as relações sociais e os efeitos do ambiente de trabalho na saúde física e mental dos funcionários.
O conteúdo da política de segurança e saúde do trabalho e as metas estabelecidas para o trabalho em saúde se baseiam na avaliação dos perigos e riscos no ambiente. Além disso, a pesquisa realizada no local de trabalho pelos serviços de saúde fornece informações sobre os riscos à saúde causados pelo trabalho e pelas condições de trabalho.
Preparando a política de segurança e saúde do trabalho
O conteúdo, a forma e o escopo da política de segurança e saúde do trabalho dependem do setor, tamanho, método de produção e serviço da empresa e necessidades.
Assim, a política pode ser feita para abranger toda a empresa ou um programa de políticas pode ser elaborado no nível da empresa que pode ser complementado com programas específicos para unidades de trabalho e departamentos.
A preparação da política de segurança e saúde do trabalho é um dos assuntos que devem ser tratados em cooperação com a equipe. Por isso, é importante fazer uso da experiência do pessoal do departamento de segurança no trabalho ao preparar e implementar essa política.
Exemplo do conteúdo da política de segurança e saúde do trabalho
Responsabilidades e obrigações de segurança e saúde ocupacional:
- de acordo com os deveres e poderes do trabalho;
- quem é o empregador e quem é o representante dos empregados.
Organização de pessoal de coordenação e cooperação em saúde e segurança trabalho:
- gerente de segurança do trabalho
- representante de segurança ocupacional e vice-representantes (se eleito)
- Ouvidores de segurança no trabalho e outro pessoal de cooperação, por exemplo, parceiros de segurança no trabalho (se eleitos)
- organização do comitê de segurança ocupacional (se eleito)
Cuidados de saúde ocupacional
- método de organização e conteúdo (estatutário ou não)
- pessoa de contato
Instruções de segurança no local de trabalho
- instruções para situações específicas, por exemplo, trabalhar sozinho, ameaça de violência
- suporte antecipado
- primeiros socorros
Descrição do ambiente de trabalho e necessidades de desenvolvimento
- identificação de perigos e riscos no trabalho e avaliação de riscos
- espaços de trabalho, condições de trabalho
- atividades de promoção da capacidade de trabalho
Questões a monitorar relacionadas às condições de trabalho
- licença médica, acidentes de trabalho
- relatórios de incidentes
- avaliação da capacidade de trabalho, monitorando a quantidade de esforço
- atmosfera de trabalho
Saúde e segurança no trabalho
- orientação para o trabalho
- compras
- treinamento e comunicação
- atividade de desenvolvimento e situações de mudança
Monitoramento e manutenção da política
- pessoas responsáveis
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