Uma das práticas mais importantes para as empresas é a realização do inventário de estoque, o responsável pela manutenção do controle de entrada e saída de mercadorias e gestão.
Além disso, é através dessa metodologia que irá garantir maior confiabilidade, transparência e segurança. Com isso, terá todos os parâmetros para manter uma boa administração logística de sua empresa.
Quando não ocorre esse monitoramento constante de todos os produtos que possuem na empresa, acaba sendo dificultoso para o gestor identificar determinados fatores, como perdas e extravios de itens, assim como efetuar o monitoramento consistente.
Dessa maneira, no post de hoje vamos fazer você gestor entender para que serve o inventário de estoque e como ele pode auxiliar em sua gestão. Confira!
O que é inventário de estoque?
O inventário de estoque se trata de um sistema classificatório, contabilização e identificação de todos os produtos que estejam armazenados em seu estoque.
O entendimento real é para que você tenha dados precisos. Assim poderá tomar decisões que possam envolvem produtos vencidos, avariados, sem giro ou que estejam em falta.
Portanto, é através desse procedimento que é possível verificar a importância de cada uma de suas mercadorias.
É de extrema importância entender especificamente todo o seu estoque, uma vez que o esquecimento de baixa de itens ou uma simples falha, possa provocar enormes problemas para a parte de recursos financeiros do seu negócio.
Existem dois tipos de inventário:
- Periódico;
- Permanente.
O primeiro é feito ao final de um determinado período, tendo como objetivo atualizar informações, criar demonstrativos financeiros e sanar problemas existentes.
Já o segundo, precisa ser feito de acordo com uma frequência pré-estabelecida. Ou seja, pode ser diariamente, quinzenalmente, mensalmente ou anualmente.
O objetivo é que se tenha dados precisos em determinados períodos para que seu empreendimento consiga suprir suas necessidades.
O modelo a se adotar não importa de fato, o importante mesmo é que seu inventário de estoque seja o mais detalhista possível. Isso irá simplificar e auxiliar a correção de falhas em seu estoque.
Para a gestão da empresa, qual a sua importância?
A realização do inventário de estoque é essencial para empresas. Através dele os gestores podem ter mais controle do que é armazenado, ou seja, facilitando todos os processos logísticos de sua empresa.
Veja abaixo quais os motivos que podem auxiliar sua gestão:
Redução efetiva de perdas
A empresa conseguirá evitar e diminuir significativamente os desperdícios. Ao efetuar o cálculo exato de quantas mercadorias possuem seu estoque, você se livrará de comprar matérias-primas desnecessárias, visto que a maioria dos pedidos para fornecedores são realizados de acordo com a demanda.
Além disso, quando se possui o inventário em dia, o gestor consegue saber se está acontecendo desvios de mercadoria, e assim poderá acabar com tal problema ou ao menos evitá-lo.
Quando as relações de itens de inventários físicos estão em desarmonia com sua área contábil, é muito mais simples de descobrir possíveis furos ou extravios.
Cumprimento das legislações
Quando ocorrem incoerências entre o contábil e o inventario físico, pode acontecer da empresa entrar na mira do Fisco. Portanto, se um fiscal constatar qualquer tipo de divergência em seu estoque declarado de mercadorias e o que realmente possui, poderá ter aplicação de multas e penalizações. Dessa maneira, a saúde financeira de sua empresa estará ameaçada.
Melhoria no atendimento aos clientes
Quando você entende quais são as mercados que tem disponíveis em seu estoque será simples conseguir uma melhora as vendas, sem contar na ampliação da credibilidade junto aos seus clientes.
Quando isso não acontece, ou seja, a falta de controle de estoque, a chance de erros é muito maior. Vender produtos que não estão disponíveis e prometer a entrega frustra qualquer consumidor. E isso poderá resultar com que ele não negocie mais com sua empresa.
Como fazer um bom inventário de estoque?
Para efetuar um bom inventário de estoque, sabemos que não é uma das atividades mais simples, em especial se a sua empresa possui inúmeros bens. Veja uma lista simples de ações você facilitar o inventário de estoque:
- Escolha um dia somente para realizar essa ação;
- Separe e organize todos os produtos;
- Caracterize cada uma das mercadorias com o máximo de detalhes;
- Atualize periodicamente seu inventário;
- Utilize softwares de gestão.
A dica é contar com uma empresa especializada nesse tipo de serviço, caso sua empresa não possua equipe especializada para realizar o inventário de estoque ou não tenha tempo hábil para tal.
Com a terceirização, o serviço será realizado com qualidade e garantia.
Onde encontro empresas especializadas em inventários de estoques?
Se deseja contratar empresas que efetuem inventário de estoque com qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar.
Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam a o serviço de inventário de estoque. É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer