A manutenção do sistema de ar condicionado é necessária, principalmente porque profissionais da área de saúde já comprovaram que o sistema de ar condicionado sem manutenção pode se tornar perigoso para a saúde, produzindo bactérias e fungos nocivos ao sistema respiratório e produzir diversas doenças.
A manutenção do sistema de ar condicionado deve ser feita por empresas capacitadas, credenciadas pelos fabricantes, já que a garantia só é concedida para quem direciona a manutenção do sistema a agentes que possuem o respaldo dos fabricantes.
A legislação brasileira, atualmente, está mais exigente com relação à manutenção do sistema de ar condicionado, havendo uma portaria em vigor sobre o assunto desde 1998. A Portaria nº 3.523/1998 estabelece que a Vigilância Sanitária pode efetuar fiscalização em estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços e notificar, multar ou até mesmo fechar locais que não estejam em condições de funcionamento por falta de higiene e de salubridade.
A inspeção da Vigilância Sanitária nos estabelecimentos destina-se, entre outras coisas, a verificar as condições de limpeza do sistema de ar condicionado, sua manutenção, operação e controle dos sistemas de climatização, seguindo procedimentos pré-definidos e registrados no denominado Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), cuja elaboração e implantação devem ser de responsabilidade de um profissional capacitado. Desta forma, todo estabelecimento de uso coletivo e público, climatizado artificialmente, deve possuir o seu PMOC.
Manutenção de sistema de ar condicionado e o PMOC
O PMOC exige que, dentre as informações ali constantes, haja a identificação do estabelecimento, a descrição de suas atividades e a periodicidade com que são desenvolvidas.
Além disso deve constar as recomendações a serem adotadas em situações de falha do equipamento e situações de emergência, proporcionando garantia da segurança do sistema de climatização e dos ocupantes.
A Vigilância Sanitária tem a obrigação de também inspecionar a limpeza do sistema de ar condicionado e pontos críticos dos sistemas de climatização, como as bandejas, as serpentinas, os umidificadores, os ventiladores, dutos e filtros, com o objetivo de evitar a difusão ou a multiplicação dos agentes nocivos à saúde humana, mantendo a boa qualidade do ar interno. Essa inspeção se estende aos pontos de captação do ar externo e à utilização de materiais de limpeza biodegradáveis, entre outros.
A manutenção do sistema de ar condicionado através das recomendações do PMOC é obrigatória para toda e qualquer empresa com sistema de climatização com capacidade acima de 5 TR (ou 60 mil BTU), mesmo que essa capacidade seja atingida pela soma de diversos sistemas menores dentro de um mesmo ambiente.
O que é verificado na manutenção do sistema de ar condicionado
Na manutenção do sistema de ar condicionado, os técnicos devem verificar os seguintes itens e corrigir as possíveis falhas:
- Filtros de ar;
- Sistema elétrico e consumo (tensão e corrente);
- Serpentinas do evaporador e condensador;
- Possíveis entupimentos na mangueira do dreno;
- Isolamento térmico;
- Medição da pressão de equilíbrio do gás refrigerante;
- Bandejas coletoras de água
- Parte elétrica e eletrônica;
- Funcionamento dos controles e termostatos;
- Existência e ajuste de ruídos e vibrações anormais;
- Aplicação de produto bactericida, fungicida e germicida;
- Limpeza geral do equipamento.
A manutenção do sistema de ar condicionado é um conjunto de verificações, ensaios, medições, limpeza e conservação que devem ser feitas nos componentes do sistema e estão relacionadas no relatório de controle de manutenção, de acordo com sua periodicidade.
Algumas atividades de manutenção do sistema de ar condicionado devem ser executadas em períodos distintos, como mensais, trimestrais, semestrais e anuais e, além dos serviços relacionados no controle de manutenção também devem ser feitos todos os que forem necessários e convenientes para maior eficiência e conservação dos equipamentos de ar condicionado e do sistema de ventilação.
A periodicidade de manutenção do sistema de ar condicionado, além desses pontos básicos, deve ser adaptada de acordo com as condições locais e geográficas e de funcionamento dos equipamentos, tendo como objetivo três fatores:
- Manter as condições de temperatura, umidade relativa do ar e grau de pureza do ambiente condicionado, dentro das faixas do projeto;
- Garantir a vida útil das instalações dentro do estabelecido pelos fabricantes;
- Reduzir ao mínimo o consumo de energia.
Manutenção do sistema de ar condicionado e suas especificações
A manutenção do sistema de ar condicionado deve ser feita de duas formas: preventiva e corretiva.
A manutenção preventiva é todo serviço programado para conservação ou restauração de equipamentos ou instalações, tendo a finalidade de mantê-los em condições de operação e prevenindo contra possíveis ocorrências que possam levar à indisponibilidade do sistema. Essa manutenção deve obedecer a um programa pré-estabelecido, onde são detalhados os trabalhos que devem ser feitos e sua periodicidade.
A manutenção corretiva é qualquer serviço efetuado em equipamentos ou instalações com o objetivo de corrigir as causas e efeitos gerados por ocorrências constatadas, que são criadas através de condições não programadas.
A manutenção do sistema de ar condicionado corretiva pode ser considerada programada ou de emergência.
Na manutenção de emergência o serviço é executado para restabelecer as condições normais dos equipamentos ou instalações.
A manutenção preventiva programada é feita é realizada aproveitando-se de um programa ou de uma eventual conveniência para o restabelecimento das condições normais de utilização dos equipamentos de ar condicionado.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer