Nos últimos anos, alguns condomínios estão seguindo a tendência de substituir o porteiro tradicional pelo porteiro eletrônico. Entretanto, muita gente ainda se pergunta, “portaria remota, como funciona?”.
A novidade pode deixar muita gente intrigada e com dúvidas, mas também pode ser a solução para os principais problemas de um condomínio: segurança e redução de custos fixos.
Ter um serviço de portaria 24 horas amplia a segurança do condomínio, entretanto, pode custar caro aos moradores.
Pensando em manter as vantagens da presença de um porteiro e reduzir os custos com a folha de pagamento, a portaria virtual para condomínios tem sido vista como uma opção bastante atrativa.
Então se você está buscando algum desses benefícios para o condomínio é hora de aprender sobre portaria remota, como funciona.
- Veja também nossa lista de portaria remota
Portaria remota, como funciona?
De acordo com as leis trabalhistas do Brasil, para que você cumpra todas as horas de folga, férias e horas máximas trabalhadas de um porteiro, seu condomínio precisa em média de 4 porteiros, se quiser um serviço 24 horas nos 7 dias da semana.
Pensando em diminuir os custos de salários, tributos trabalhistas e benefícios, muitos condomínios optaram pela terceirização da portaria. Essa é, sem dúvida, uma opção a ser considerada, por isso se você está pensando nessa opção, sugerimos que leia o artigo, “Quanto custa uma portaria terceirizada?”.
Outra opção ainda mais moderna e que vem se mostrando ainda mais eficaz é o sistema de portaria remota.
Entretanto, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre como funciona a portaria remota. Na verdade é bastante simples entender esse processo.
Vamos começar apresentando quais são os equipamentos usados. Entre eles estão:
- câmeras de segurança;
- sistema de voz;
- sensores de presença;
- conectividade com a Internet.
A partir desses equipamentos um porteiro que está a dezenas ou mesmo centenas de quilômetros de distância é capaz de:
- controlar a entrada e saída de visitantes;
- se comunicar com os moradores por meio de interfones;
- registrar imagens e áudios;
- realizar solicitações de manutenção de emergência e mais.
Atenção: algumas pessoas acham que é uma máquina que irá interagir com visitantes e moradores. Isso não é verdade. Dentro do entendimento de como funciona a portaria remota é importante destacar que o atendimento é virtual, mas realmente existe um porteiro que interage com as pessoas que transitam pelo condomínio. Entretanto, ao invés dele estar na cabine do seu prédio, ele está a quilômetros de distância.
Dependendo da empresa de portaria virtual contratada os moradores do condomínio ainda poderão visualizar as imagens das câmeras de segurança em um sistema online.
- Veja também nossa lista de empresas de portaria virtual
Na prática: como funciona a portaria remota?
Entendido quais equipamentos são usados e como os porteiros se comunicam com moradores e visitantes, é hora de entender na prática como é o dia a dia de um condomínio com um sistema de portaria virtual.
Por meio do sistema de câmeras periférico, o sistema identifica quem está chegando ao portão de entrada.
É possível identificar, por exemplo, se o individuo tem autorização de entrada pré-registrada, como é o caso dos moradores.
Os moradores recebem autorização de entrada. Essa autorização pode ser concedida de diversas maneiras, seja por biometria ou controle. Será preciso conversar com a empresa contratada para escolher o melhor modelo para seu condomínio.
Caso o indivíduo seja um visitante um porteiro remoto recepciona-o e notifica sua presença ao morador procurado.
Caso a entrada seja autorizada o visitante poderá se dirigir até local em que o morador o aguarda.
O que observar antes de contratar uma empresa de portaria remota
Agora que você já sabe como funciona a portaria remota é importante conhecer algumas de suas vantagens e desvantagens. Começando pelos pontos positivos estão:
- redução do custo com portaria a longo prazo;
- segurança;
- suporte em casos emergenciais como queda de energia elétrica e falta de internet (consulte com seu fornecedor antes de assinar qualquer contrato).
Como nem tudo são flores, também existem alguns pontos que podem pesar contra a implantação de uma sistema de portaria virtual. Quais?
- custo de instalação: mesmo com custo benefício melhor a longo prazo, o custo de instalação imediato pode ser um problema. Leia mais em: Preços de Portaria Remota
- necessidade de apoio de um zelador: caso o condomínio deseje o apoio de um profissional para receber encomendas e afins.
Se você quer saber mais sobre as vantagens e desvantagens de investir nesse tipo de serviço, sugerimos que leia mais sobre o assunto no artigo; “Portaria virtual prós e contras da contratação do serviço remoto”.
Como apontamos acima, existem muitas vantagens na contratação de um serviço de portaria remota. Entretanto, você só aproveitará esses benefícios se contratar a empresa certa.
É preciso ficar atento a diversos pontos do contrato, garantindo que o serviço contratado atenderá os condôminos em suas necessidades.
Então é hora de pesquisar pela empresa de portaria virtual ideal!
| Agora que você compreende como funciona a portaria remota, talvez se sinta preparado para utilizar a tecnologia. Se você quer contratar um fornecedor para realizar um serviço de terceirização de portaria remota, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam portaria virtual e remota. Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes. |
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer