Dada a crescente violência nos centros urbanos, a demanda por meios de garantia da segurança tem aumentado consideravelmente.
No caso dos condomínios, os síndicos têm optado pela portaria remota, um sistema automatizado de serviços de portaria que se caracteriza, dentre outras vantagens, pelo maior nível de segurança que é oferecido aos moradores.
Apesar desta tendência de mercado ser relativamente nova no Brasil, a portaria remota surgiu nos Estados Unidos, há mais de 20 anos, quando as primeiras empresas deste setor iniciaram suas atividades.
Nas grandes cidades brasileiras, o sistema de portaria remota tem sido cada vez mais utilizado, viabilizando uma redução de custos, e mais segurança e conforto, através do emprego de tecnologia avançada.
Na portaria remota, o porteiro tradicional é substituído por câmeras e dispositivos eletrônicos que exercem as mais variadas funções, de acordo com as necessidades do condomínio.
Por meio da conexão com uma central, as imagens gravadas e as entradas do condomínio são controladas pela empresa de portaria remota, oferecendo maior praticidade e comodidade aos moradores.
Empresas estão se especializando neste tipo de serviço, dada a constante expansão deste ramo do mercado, e os síndicos dos condomínios podem valer-se de muitas opções de sistemas diferenciados que atendem aos variados tipos de demanda.
As vantagens da portaria remota
Com o uso de tecnologias avançadas, o condomínio dispõe de muitas vantagens que surgem através da implementação de um sistema de portaria remota.
Redução de gastos
Principalmente para os condomínios de menor porte, a instalação da portaria remota permite uma considerável redução de custos. Especialistas da área indicam que esta redução pode ser de 50 até 80% dos gastos que costumavam ser direcionados para a manutenção de uma portaria convencional.
Contratando uma empresa de portaria remota, o condomínio terá que arcar somente com o valor dos serviços contratados, que já é previamente estipulado em contrato.
- Veja também nossa lista de empresas de portaria remota
Já na portaria convencional, os gastos são de responsabilidade da administração do condomínio, desde a aquisição dos equipamentos necessários até as obrigações trabalhistas referentes ao contrato de trabalho do porteiro.
Na portaria tradicional há ainda a possibilidade de surgimento de gastos extras, devido à deterioração ou perda dos equipamentos.
Ausência de condenações trabalhistas
Com a contratação de serviços de portaria remota terceirizados, o condomínio não correrá o risco de sofrer eventual condenação na Justiça do Trabalho. Isto ocorre porque a responsabilidade pelos funcionários é da empresa de portaria remota.
O condomínio que vier a contratar esta empresa terá apenas responsabilidade subsidiária.
Embora a portaria remota se caracterize pela menor intervenção humana, ainda será necessário o trabalho de alguns profissionais, que serão de responsabilidade da companhia contratada.
Mais segurança
Como o sistema de portaria remota funciona 24 horas por dia, é garantida melhor segurança aos moradores. Na portaria tradicional, há a alternância de porteiros por turno, o que pode prejudicar a segurança em determinados momentos.
A portaria remota conta com mecanismos especiais de segurança, sendo mais efetivos no combate às possíveis invasões.
Economia de tempo com treinamento
Na portaria tradicional há a necessidade de que os porteiros e demais funcionários sejam devidamente treinados para exercer suas funções.
Esta tarefa requer estrutura e recursos do condomínio demandando tempo para que os serviços de portaria se iniciem. Na portaria remota, economiza-se este tempo porque os serviços já são prontamente executados, logo quando são contratados.
Mais praticidade e conforto
Os moradores desfrutarão de maior conforto e praticidade com a implementação do sistema de portaria remota.
Como cada condômino receberá suas próprias tags e controles, além de contar com monitores em seus apartamentos, poderão utilizar-se dos serviços de portaria com mais liberdade e eficiência, de acordo com suas necessidades diárias.
Leia também sobre: Terceirização de portaria e os benefícios
As possíveis desvantagens da portaria remota
Embora os serviços de portaria remota ofereçam muitos benefícios, é possível que sejam percebidas algumas desvantagens, em determinadas situações.
Falha na conexão
Como os serviços de portaria remota funcionam, em sua maioria, através da conexão com a internet facilitando a comunicação com a central, é possível que ocorra a queda ou falha na conexão, prejudicando o funcionamento do sistema.
Nestes casos, a gestão do condomínio, no momento de contratação, deve avaliar se a empresa conta com mecanismos extras que mantenham a estabilidade do sistema durante a queda da conexão.
Queda da energia
Outro fator que pode comprometer o funcionamento dos equipamentos da portaria remota é a queda da energia elétrica.
Para contornar esta situação, a companhia deve dispor de geradores próprios de energia que sejam capazes de manter o funcionamento pelo tempo necessário até que a energia retorne.
Dificuldade de adaptação
Embora seja pouco observado, é possível que em alguns condomínios, especialmente de grande porte, haja dificuldade de adaptação aos serviços de portaria remota por parte dos moradores.
Para os condomínios mais antigos, que dispuseram da portaria tradicional por um longo período de tempo, há maior possibilidade de que os moradores não se adaptem bem às novas tecnologias.
Leia também sobre: Portaria virtual e seus benefícios
Dificuldade na entrega de correspondências
Para a entrega de correspondências e demais encomendas, normalmente, será necessária a presença de um funcionário para fazer a identificação e avisar o morador.
Alguns sistemas de portaria remota ainda não contam com uma estrutura que compreenda os serviços de entrega de encomendas e correios, sendo um ponto negativo em sua aplicação.
A aprovação da implementação da portaria remota
O síndico do condomínio, antes de determinar a implementação da portaria remota, deve organizar uma assembleia, composta pela sua gestão, moradores e funcionários, a fim de que seja demonstrado o orçamento previsto, qual será a empresa contratada e as especificações do serviço de portaria remota, bem como seu funcionamento na prática.
Na assembleia, os condôminos devem ser devidamente ouvidos para que possam apresentar suas opiniões, objeções e sanar suas dúvidas. Com todos os pontos de relevância esclarecidos, a implementação da portaria remota será votada, sendo aprovada pela maioria simples ou dois terços (2/3) dos presentes, de acordo com o número de moradores.
É fundamental que os condôminos sintam-se seguros com a instalação do sistema de portaria remota e confiem nos serviços que serão prestados pela empresa contratada.
Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:
Para encontrar as melhores empresas de portaria remota do mercado, que apresentem serviços de qualidade e com bons preços, a plataforma oHub viabiliza o contato entre clientes e prestadores de serviços, facilitando a contratação.