Com o grande crescimento dos centros urbanos, a construção de prédios e condomínios residenciais foi a solução encontrada para a demanda habitacional crescente. Dessa forma, tornou-se comum a presença de condomínios nas cidades e metrópoles, com grande fluxo de moradores e visitantes.
A segurança é um dos assuntos mais debatidos na vida em condomínio. Para suprir a demanda por meios eficazes surgiu a portaria virtual, uma modalidade diferenciada de serviços de portaria, que conta com tecnologia avançada.
Veja também nossa lista de empresas de portaria virtual
O nicho das empresas de serviços de portaria oferece mecanismos e equipamentos modernos que buscam, sobretudo, praticidade e qualidade para os usuários.
Os serviços de portaria virtual ainda são vistos como novidade para condomínios, no entanto, sua popularização, principalmente nas grandes cidades, é constante.
Como funciona a portaria virtual
A portaria virtual é caracterizada pela utilização da tecnologia e da inteligência artificial para a realização dos serviços da portaria. A figura do porteiro é substituída por câmeras, sensores e demais equipamentos.
A empresa de portaria virtual controla as atividades de maneira remota através de uma central. São realizadas tarefas como liberar (ou não) a entrada e saída de pessoas do condomínio, abertura dos portões e da garagem, entrega de encomendas, entre outros serviços básicos.
Veja também nossa lista de empresa de portaria eletrônica para condomínios
Cada morador recebe controles e tags, além de possui acesso às imagens de segurança do condomínio. Assim, os próprios condôminos poderão exercer o controle da segurança, juntamente à empresa de portaria virtual.
Com a possibilidade de terceirização de serviços e expansão do mercado das empresas de portaria virtual, condomínios têm optado por contratar estas companhias como forma de simplificar a gestão e o dia a dia.
A segurança fornecida pela portaria virtual é efetiva?
Após a implementação da portaria virtual em condomínios brasileiros, tem sido debatido sobre se a segurança oferecida por este sistema é mesmo efetiva. Para responder esta questão, é necessário avaliar os principais pontos de relevância sobre os mecanismos de segurança da portaria virtual, assim como suas desvantagens.
Falhas no registro de pessoas
Para um real controle de quem ingressa nas dependências do condomínio, é essencial realizar o registro de todos os moradores e visitantes. Para o sistema de portaria virtual, este registro pode ser feito através do uso da inteligência artificial.
Esta etapa é imprescindível para o cadastramento biométrico ou facial, tornando viável o controle de quem pode entrar ou sair do condomínio. Nos casos de novos moradores e visitantes, deve ser feito o cadastro no primeiro contato.
Leia também: Limpeza de condomínios
A portaria virtual pode apresentar falhas no cadastramento e controle de pessoas que entram e saem do condomínio. Entretanto, é fundamental que a gestão conte com um segundo plano, com procedimentos para o controle efetivo, no caso de falhas técnicas no sistema.
Possibilidade de queda na conexão ou de energia
Considerando que o sistema de portaria virtual funciona por meio da conexão com a internet, a queda de energia ou da própria internet, pode afetar gravemente a segurança do condomínio.
A gestão deve optar por contratar empresas que disponham de geradores de energia próprios, bem como possuam procedimentos secundários, para os casos de queda na conexão.
Riscos financeiros
Embora haja a possibilidade de terceirização dos serviços de portaria virtual, o investimento inicial necessário pode ser alto, dependendo do porte do condomínio.
Para condomínios com mais de 40 apartamentos, a portaria virtual pode não ser o sistema ideal, sendo recomendável a adoção da portaria convencional.
O risco de inadimplência também é um fator a ser considerado. O atraso do pagamento das mensalidades do condomínio pode acarretar o desequilíbrio das finanças condominiais.
Falta de amparo aos portadores de necessidades especiais
O sistema de portaria virtual não conta com mecanismos de amparo e acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. Dessa forma, deficientes, idosos e até mesmo crianças, podem sofrer dificuldades ao lidar com o sistema de portaria virtual.
Este fator afeta a segurança do condomínio, expondo estes moradores ou visitantes a riscos variados.
A questão dos grandes condomínios
De acordo com especialistas do oHub, em estudo realizado, para os condomínios com mais de 40 unidades, a implementação da portaria virtual pode ser inviável. Considerando que estes condomínios necessitam de maior controle nos portões de acesso de pessoas e de carros, a portaria virtual mostra-se insuficiente, demandando a implementação da portaria tradicional.
A gestão deve realizar uma pesquisa de mercado e estudos técnicos que avaliem a estrutura e as necessidades do condomínio. Após esta avaliação será possível determinar se a implantação do sistema de portaria virtual será viável, economicamente e tecnicamente.
Leia também: Como contratar uma empresa de portaria virtual?
Contratando uma empresa especializada
Para garantir que o sistema de portaria virtual manterá o ambiente do condomínio seguro, é necessário que a gestão condominial contrate uma empresa especializada. No momento da contratação, é fundamental avaliar de quais recursos a empresa de portaria virtual dispõe, de modo que atenda às expectativas, em termos de segurança e tecnologia.
Veja também nossa lista de empresa de porteiro
Da mesma forma, na hora de confecção do contrato, a atenção ao conteúdo das cláusulas contratuais é de extrema importância, visto que estarão previstas todas as condições e informando qual será o procedimento a ser adotado.
Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:
As melhores empresas de portaria virtual no oHub
Se você quer contratar um fornecedor para realizar um serviço de portaria virtual, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam serviços de portaria virtual.
É fornecedor? Cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes.