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Portaria virtual para condomínios: como funciona e quais os problemas?

A portaria virtual para condomínio está se tornando uma alternativa muito procurada por síndicos e administradoras que desejam ampliar a segurança e reduzir custos. Mas o que é e como funciona esse sistema de portaria?

O que é portaria virtual para condomínios?

Quando falamos de empresa de portaria remota, estamos falando de uma portaria sem porteiro, ou melhor, sem porteiro presencial ou físico.

Se você optar pela contratação de uma empresa de portaria virtual, o “porteiro” será um profissional qualificado que ficará em uma central de atendimento localizada em outro local, possivelmente, distante do condomínio.

Esse profissional fará o monitoramento do seu e de outros condomínios por meio de câmeras, microfones e sensores espalhados pelo local.

Como funciona a contratação de uma empresa de portaria virtual?

O primeiro passo para instalar a portaria virtual em seu condomínio é contratar uma empresa especializada.

A plataforma do oHub, por exemplo, é gratuita e conecta você a empresas que realizam o serviço de portaria virtual e remota na sua região. Com um único pedido de orçamento você recebe várias propostas de empresas sérias do mercado.

Depois de contratar uma empresa de portaria virtual para condomínios o local passará por algumas mudanças estruturais que envolvem a instalação de equipamentos de monitoramento, como:

  • câmeras;
  • sistema de voz;
  • sistemas de sensores de presença.

Todos esses equipamentos são conectados via internet a uma central de monitoramento, onde fica o porteiro que irá interagir com visitantes e moradores sempre que necessário, além de realizar a segurança do local.

Após a instalação, a central será capaz de:

  • fazer o controle de quem entra e quem sai do condomínio;
  • se comunicar com os condôminos sobre a liberação de entrada de um visitante;
  • identificar movimentações estranhas próximo a portaria do prédio;
  • registrar todos os vídeos e ligações de forma remota, armazenando-os em seus sistemas.

O que muda para os moradores a contratação de uma empresa de portaria virtual?

Com a portaria virtual poucas coisas mudam efetivamente para os moderadores.

O acesso a garagem e a porta principal se mantem por meio de um controle remoto que permite entrada e saída.

Além disso, para a porta principal o condomínio também pode optar por aderir ao sistema de biometria.

Em ambos os casos não será necessário a autorização da central de atendimento para acesso ao local.

Entretanto, os porteiros também poderão liberar acesso a quem esquecer o controle, por exemplo.

Uma outra vantagem que amplia a segurança dos moradores é o sistema de “anti-pânico”. Por exemplo, se um morador estiver sendo coagido a abrir a porta de estrada do prédio, o mesmo pode acionar um botão de pânico que avisará à central que algo de arreado está acontecendo.

No caso de visitantes, o porteiro virtual chamará o morador pelo interfone, como já acontece com o porteiro tradicional e solicitará a liberação.

3 prós e 2 contras de contratar uma empresa de portaria virtual para condomínios

Assim como em todo serviço, existem prós e contras da portaria virtual, por isso é preciso que você faça uma pesquisa sobre algumas características desses sistemas. A partir dessa análise você será capaz de identificar se contratar uma empresa de portaria virtual é a melhor escolha para você.

A seguir, separamos alguns tópicos importantes sobre portaria virtual para condomínios e esperamos que com eles você seja capaz de analisar qual é a melhor escolha para você.

1. Custos

O preço da portaria remota, contando com o investimento para a implementação de um sistema virtual, não é baixo. Entretanto, se você colocar na ponta do lápis os custos da contração de um profissional para a portaria presencial, poderá chegar rapidamente à conclusão que o investimento inicial dos equipamentos para o controle remoto serão interessantes a longo prazo.

Para ter um serviço de portaria 24 horas, segundo as leis trabalhistas, você deverá contratar  cerca de 4 profissionais. Esse custo pode onerar bastante seu condomínio.

Para a redução dos custos de seu condomínio, além da portaria digital, você também pode optar pela terceirização de portaria.

Leia mais em: “Terceirização de portaria: vantagens e dicas de contratação”.

2. Segurança

Vamos ser sinceros, o porteiro presencial intimida a ação de assaltantes e outros criminosos, entretanto, em caso de algo acontecer, será que o seu porteiro conseguirá defender o condomínio de maneira efetiva?

A verdade é que, em grande parte das vezes, o porteiro é o primeiro a ser rendido.

No caso de uma portaria remota os profissionais de plantão pode acionar as empresas de segurança e a Polícia, afinal, não são rendidos e estão a dezenas de quilômetros de distância. Tudo isso permite que o profissional haja assertivamente, no tempo certo.

A tecnologia pode estar ao seu lado, mais do que nunca. Junto com o sistema de portaria virtual, é possível instalar alarmes e sensores perimetrais que ampliam a capacidade de garantir a segurança do local.

3. Apoio profissional em caso de problemas operacionais

Imagine que aconteça uma queda de energia elétrica e o sistema de portaria virtual tenha sido atingido. Ninguém entre, ninguém sai?

Em casos de problemas como este, as empresas de portaria virtual oferecem apoio emergencial, tanto com o no-break como com o envio de um porteiro físico até a solução do problema.

Essa é uma questão importante para você analisar antes de contratar uma empresa de portaria virtual. Garanta o suporte em situações de “pane” do sistema. Caso contrário, os moradores podem ter grandes problemas e inconvenientes.

4. Tamanho do condomínio

Até aqui você teve acesso a 3 benefícios da contratação de uma empresa de portaria virtual. Entretanto, é importante conhecer algumas desvantagens que podem surgir e dificultar a contratação do serviço.

O primeiro está relacionado ao tamanho do condomínio. Alguns especialistas entendem que contratar uma empresa de portaria remota só é viável para condomínios com até 40 apartamentos.

O motivo é o volume de entradas e saídas que pode confundir a portaria eletrônica.

5. Entrega de mercadorias a moradores

A portaria virtual AINDA não é capaz de receber e guardar entregas de mercadorias. Como sabemos a cada dia mais pessoas fazer compras online e esse pode ser um grande problema logístico, uma vez que grande parte das entregas são realizadas em horário comercial.

Para resolver esse aspecto, alguns condomínios estão adotando a portaria híbrida, utilizando, em conjunto com a portaria remota, um porteiro tradicional durante um período determinado do dia.

Se você entende que existem diferenciais no serviço de portaria com porteiro físico, talvez queira investir em uma dobradinha.

Ter um porteiro no local apenas em horários comerciais, de segunda a sexta-feira, enquanto utiliza a portaria virtual para demais horários e com outros objetivos, pode ser a solução ideal para o seu caso.

Onde encontrar a empresa de portaria virtual ideal?

As particularidades de cada condomínio deverão ser sempre consideradas para uma escolha realmente acertada em relação ao tipo de portaria que será implantada.

Se você ainda está analisando opções, sugerimos que conheça mais sobre os fornecedores que cada tipo de terceirização de portaria: a física ou a virtual.

Agora que você compreende como funciona a portaria virtual para condomínios, talvez se sinta preparado para utilizar a tecnologia.

Se você quer contratar um fornecedor para realizar um serviço de terceirização de portaria remota, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam portaria virtual e remota.

Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes.

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