A contratação de empresas de portaria virtual já é uma realidade presente nos condomínios no Brasil. Com o avanço das novas tecnologias, cada vez mais pessoas estão se tornando adeptas do uso de equipamentos tecnológicos e sistemas automatizados, como meio de simplificar a rotina diária.
Para os condomínios, uma destas novas tecnologias desenvolvidas é a portaria virtual, que transformou completamente o dia a dia dos moradores devido à segurança, praticidade e comodidade que este sistema oferece.
Para saber se a portaria virtual de fato se adéqua às necessidades do condomínio, é necessário avaliar alguns pontos de relevância, como o porte dos prédios, número de moradores, localização do condomínio e número de entradas e ambientes compartilhados.
Cada espécie de condomínio possuirá uma demanda individual, no que tange aos serviços de portaria, e cabe ao síndico e à gestão definir se a portaria virtual cumprirá essa função.
A tendência é de que grandes condomínios, com entradas e ambientes que demandam controle e fiscalização, não se adaptem bem ao sistema de portaria virtual, adequando-se melhor à portaria tradicional.
É essencial que haja a análise conforme cada caso em questão, pois são variados fatores que influenciam na escolha por um tipo específico de serviço de portaria.
Como funciona o sistema de portaria virtual
Considerando que o condomínio abrange ambientes distintos, um sistema completo de portaria virtual dispõe de funções diversas para cada tipo de local através do uso de equipamentos próprios.
Câmeras de monitoramento
Sendo o equipamento mais utilizado pelos sistemas de portaria virtual, as câmeras de monitoramento permitem o controle do fluxo de pessoas que circulam pelos ambientes do condomínio, escadas, elevadores e espaços compartilhados.
As câmeras também possuem a função de fiscalização de quem deseja entrar ou sair do condomínio, especialmente para os casos de visitantes. Este sistema funciona através da conexão com a internet, viabilizando que as imagens sejam vistas, inclusive, em tempo real.
Controle de portas e portões
Os acessos ao condomínio serão abertos e fechados de forma automática, através do uso de sensores de presença e movimento, conferindo aos moradores maior praticidade e segurança.
É possível ainda, por meio de um sistema de conexão integrada, que portões sejam abertos ou fechados à distância, quando necessário. Este controle traz mais segurança, pois evita a entrada de prováveis invasores.
Reconhecimento biométrico e facial
Outro meio de controle da entrada e saída é a utilização do reconhecimento biométrico ou facial, evitando o ingresso de estranhos no interior do condomínio.
Entenda a diferença entre portaria inteligente, virtual e remota
Dessa forma, serão registradas as impressões digitais ou as fotos de rosto dos condôminos para que toda vez que desejarem entrar ou sair, haja o reconhecimento facial ou biométrico, através de dispositivos próprios para esta finalidade.
Leitores QR Code
Sendo uma alternativa ao uso do reconhecimento facial ou biométrico, nos casos em que for inviável, o condomínio também poderá utilizar-se de leitores de QR Code.
Para a utilização deste recurso, cada condômino receberá seu próprio cartão contendo um código que será escaneado pelo leitor toda vez que alguém entrar ou sair do condomínio.
5 dicas para escolher a melhor empresa de Portaria e Limpeza
Botões de pânico
Caso ocorra alguma emergência ou suspeita de ação criminosa, para que o morador ou o síndico possa acionar rapidamente a polícia ou a própria empresa de portaria virtual, serão utilizados os chamados botões de pânico.
Neste sistema, será pré-estabelecida a conexão direta do condomínio com a empresa de portaria virtual e com os números de emergência e da polícia. Portanto, em qualquer ocorrência, basta que o condômino aperte o tipo de botão desejado para acionar o serviço específico.
Geradores próprios
Como medida de prevenção para possíveis quedas de energia elétrica, a empresa de portaria virtual dispõe de geradores de energia próprios que mantém o funcionamento dos equipamentos por tempo suficiente até a normalização do sistema. Estes procedimentos são padrões porque é fundamental garantir a manutenção do sistema de portaria virtual, em tempo integral.
Sistemas independentes de conexão
Assim como existem ocasiões de queda da energia elétrica, também é comum se observar a queda ou falha da conexão com a internet.
Como a maior parte dos sistemas de uma portaria virtual funciona através da conexão com a internet, sua queda pode prejudicar gravemente a segurança do condomínio.
Portanto, para evitar estas situações, a empresa de portaria virtual deve contar com mecanismos extras de conexão dos sistemas que mantenham o funcionamento estável até que o retorno do sinal de internet.
Registros e backups de imagens
É aconselhável que as empresas de portaria virtual forneçam meios de registrar e fazer backups das imagens gravadas pelas câmeras de segurança, assim como os registros de outras espécies, com a finalidade de avaliar a qualidade e eficiência destes serviços, fiscalizar se os condôminos estão cumprindo as normas previstas no regulamento do condomínio e para qualquer tipo de análise posterior, que, porventura, venha a ser necessária.
A aprovação dos serviços de portaria virtual
Em suma, a implementação do sistema de portaria virtual em um condomínio corresponde à uma mudança significativa na dinâmica deste ambiente compartilhado, impactando diretamente a rotina dos moradores.
Logo, para que este serviço traga resultados satisfatórios, é fundamental a sua prévia aprovação por uma assembleia, composta por todos os condôminos, garantindo, assim, o acordo geral e inânime das novas ideias para o condomínio.
Há divergências sobre o quórum específico para este tipo de aprovação, onde alguns advogados, especialistas em Direito Civil e Contratual, acreditam ser necessária a aprovação de dois terços dos condôminos, enquanto outros acreditam que a aprovação pela maioria simples seria o ideal.
A manutenção da estrutura adequada
Dada a complexidade dos serviços de portaria virtual, que são caracterizados por sistemas diferenciados, integrados pela conexão com uma central única, é fundamental que o condomínio disponha de uma estrutura moderna e adequada para a instalação dos equipamentos, garantindo o bom funcionamento.
Portanto, antes da implementação da portaria virtual, o síndico deverá realizar vistorias no condomínio a fim de que se certifique se são necessárias mudanças ou melhorias para comportar os equipamentos que serão instalados.
Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:
Através da plataforma oHub encontra-se as melhores companhias de serviços de portaria virtual oferecendo uma rotina prática e segura aos condomínios.