Um visitante ou entregador chega à entrada de um prédio, vê um sistema de intercomunicação residente montado na estação da porta e pressiona o botão de chamada. Tudo o que acontece na estação da porta está sob vigilância de áudio e, em alguns casos, de vídeo também. Essa é a função do porteiro eletrônico para condomínio.
Também conhecido como o bom e velho interfone, essa ferramenta de controle de acesso e segurança é responsável por fazer o controle de chegada das pessoas a um determinado local.
Nos condomínios, o porteiro eletrônico é super importante seja nas portaria se porteiro ou com portaria profissional 24h.
No Brasil, o porteiro eletrônico é usado em condomínios, casas, empresas, locais comerciais, etc. É uma das primeiras medidas de segurança executada pelos gerentes desses locais para evitar invasões criminosas.
Além das “barreiras físicas”, como cercas, muros, portões, cabines de segurança, etc., o porteiro eletrônico é também uma ferramenta de comunicação. É a forma com que pessoas externas fazem contato e se identificam para serem permitidas entrar.
Com um porteiro eletrônico para condomínio não é preciso uma exposição direta de quem controla a entrada ou do morador. Dessa forma, a segurança e a privacidade são mantidas e não reconhecendo quem está chamando pode-se negar a entrada sem se expor pessoalmente.
Continue lendo e saiba mais sobre as vantagens do porteiro eletrônico para condomínio.
Porteiro eletrônico para condomínio: vantagens e cuidados
Como destacamos logo no início a principal vantagens de instalar um porteiro eletrônico para condomínio é poder confirmar quem está solicitando acesso no local. Podendo se resguardar de um contato direto com alguém desconhecido.
Com os avanços tecnológicos, os aparelhos de interfone ganharam novos recursos como câmeras de vídeo. Esses aparelhos permitem ver e ouvir quem está na portaria do condomínio e ter ainda mais certeza de quem se trata.
A verificação dupla, dá ainda mais tranquilidade de permitir a entrada caso seja um prestador de serviço, um, novo cliente ou um conhecido inesperado.
A instalação
Você pesquisou o melhor equipamento, escolheu o melhor modelo para o condomínio onde mora e agora precisa instalá-lo.
É fundamental contratar um técnico capacitado na área para que a instalação seja feita com cuidado para que som, imagem funcionem sem ruídos, chiados, mal contato, apagões e também para que na parte interna os fios fiquem bem armazenados e sem exposições.
Só assim, você terá 100% da funcionalidade do produto e, consequentemente, da segurança que ele pode te oferecer.
Contrate uma empresa ou um profissional que tenha experiência e que você possa contar no futuro para qualquer eventual manutenção, troca do sistema ou falhas em algum apartamento.
Orientações de uso
Se você é o síndico responsável, ao introduzir o novo sistema de porteiro eletrônico para o condomínio, elabore um manual de uso e conservação com as orientações básicas fundamentais para o funcionamento, bom uso e manutenção dos aparelhos.
Saber fazer a abertura das portas usando o interfone, não apertar demais os botões, dentre outras possibilidades, aumentam a vida útil do porteiro eletrônico.
Programa os períodos de manutenção preventiva e informe aos moradores de possíveis visitas técnicas. Como uma parte do porteiro eletrônico para condomínio fica exposta a ação do tempo, a oxidação do aparelho, fontes alternativas de energia, fios devidamente isolados, são detalhes que merecem atenção e reparos para que não haja perdas.
Mantendo os níveis de segurança
Se o seu sistema de porteiro eletrônico para condomínio incluir recurso de vídeo, é possível manter em uma central a gravação da câmera que monitora a entrada.
Toda solicitação de entrada fica registrada e é possível checar posteriormente caso aconteça um problema com algum morador ou haja tentativa de invasão.
Outras medidas que os próprios moradores podem ter em conjunto com o porteiro eletrônico para tornar seu uso ainda mais eficiente são:
- Não abra para estranhos: nunca abra sua porta para um estranho ou libere o acesso pelo interfone. Se um estranho quiser usar seu telefone para uma emergência, ofereça-se para fazer a ligação para ele enquanto permanece do lado de fora da porta trancada.
- Segurança do elevador: seja cauteloso em torno dos elevadores. Se você suspeitar de outro passageiro, espere o próximo elevador. Quando você entrar, fique perto dos controles do elevador.
- Invasões: se você suspeitar que alguém está tentando invadir seu apartamento ou de um vizinho, ligue para a polícia imediatamente. Tenha seu endereço e número de apartamento exatos escritos em ou perto do seu telefone.
Use as fechaduras: tranque todas as portas e janelas. Nunca deixe frestas na sua porta. Use os modelos mais seguros. Se está se mudando para o local, certifique-se de trocar a fechaduras dos locais de entrada do apartamento.- Use dispositivos temporizadores: conecte lâmpadas e rádios a temporizadores em diferentes salas de seu apartamento para dar a impressão de que alguém está em casa.
- Não esconda chaves: nunca deixe uma chave oculta fora do seu apartamento. Os ladrões são espertos sobre esses detalhes e conhecem todos os “esconderijos secretos” para chaves.
- Oculte objetos de valor: não deixe artigos caros ou tentadores visíveis em sua janela.
- Não arrisque: se você chegar em casa e suspeitar que um estranho está dentro, não entre! Vá para o apartamento de um vizinho (ou do síndico) e ligue para a polícia.
Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:
E se você quer contratar um fornecedor para realizar um serviço de portaria terceirizada, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um único pedido ou veja a lista de empresas que realizam portaria terceirizada.
Além deste serviço, você também pode encontrar outros como obtenção de alvará de funcionamento e terceirização de limpeza. O oHub é uma plataforma que conecta a sua empresa ou condomínio aos melhores fornecedores do mercado.
Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer