Home > Consultoria Financeira > Principais KPI para indústria: 6 indicadores para monitorar
Businesswoman using a tablet to analysis graph company finance strategy statistics success concept and planning for future in office room.

Principais KPI para indústria: 6 indicadores para monitorar

A melhoria contínua dos processos industriais está intimamente ligada a uma gestão eficiente de pontos estratégicos da produção e ao monitoramento constante do negócio.

Porém, uma dúvida frequente entre gestores é: quais são os principais KPIs para a indústria cujas informações são indispensáveis para auxiliar nas tomadas de decisão? 

Este é um questionamento importante. Até porque a  análise de indicadores auxilia na avaliação da empresa no mercado e, assim, as decisões sobre a operação e os objetivos de negócio são mais estratégicas. 

Se você tem dúvidas de quais aspectos da gestão acompanhar, continue a leitura do artigo e fique por dentro dos indicadores indispensáveis para monitorar as atividades industriais.

O que é KPI?

KPI é a sigla do termo em inglês Key Performance Indicator, em tradução livre, Indicador Chave de Performance. Ou seja, são aspectos da gestão do negócio que podem ser medidos, gerando dados que servem de parâmetro para avaliar melhorias no desempenho.

Na indústria, os KPI ajudam a otimizar os processos operacionais, como a produtividade dos funcionários, quantidade de falhas, eficiência dos equipamentos, retorno de investimentos, entre outros pontos.

Cada setor pode ter uma lista de indicadores, a qual o gestor responsável deve acompanhar e repassar para as demais lideranças no monitoramento do planejamento estratégico.

Esse acompanhamento é fundamental para estabelecer novas metas e priorizar a longevidade do negócio no mercado. As empresas que investem em gerenciamento estão engajadas nesse trabalho.

Segundo uma pesquisa da International Data Corporation (IDC), até 2026, 75% das companhias entrevistadas vão direcionar seus investimentos financeiros para a aquisição de programas e ferramentas de automação para melhorar a eficiência das equipes e as tomadas de decisão.

Ainda conforme a pesquisa, 85% dos presidentes de grandes empresas vão exigir que os relatórios sejam embasados com dados de desempenho para avaliação mais precisa dos resultados do negócio.

Leia também >>> Automação de processos industriais: o que é + como implementar.

Quais os principais KPIs para indústria?

Saber o que acompanhar é o primeiro passo para o desenvolvimento dos setores da empresa. Para te auxiliar na seleção, listamos os principais KPIs para a indústria que você pode monitorar no seu negócio. Confira!

1. Eficácia Geral do Trabalho

O primeiro dos principais KPIs para a indústria é a Eficácia Geral do Trabalho, também referido como OLE (Overall Labor Effectiveness). Esse indicador avalia três variáveis do processo produtivo: disponibilidade, desempenho e qualidade. 

A disponibilidade é o número de horas que os funcionários estão disponíveis para o trabalho. O desempenho é quanto o time produz durante o expediente, e quantidade é o volume produzido sem defeitos e, portanto, em condições de venda. 

O cálculo da OLE é realizado com a multiplicação das três variáveis, permitindo acompanhar o desempenho da produção e os gargalos dos processos.

Leia também: Como implementar a política de SST na indústria?

2. Produtividade homem-hora

Você sabe quanto cada funcionário de uma equipe consegue produzir a cada hora trabalhada? A Produtividade homem-hora é outro dos principais KPIs para a indústria.

O cálculo é feito a partir de dois dados: total de peças fabricadas e número de horas trabalhadas. Basta dividir a primeira variável pela segunda para chegar ao resultado.

A vantagem desse KPI é que ele pode ser calculado por turno para avaliar a produtividade de diferentes equipes, além de atuar como parâmetro para comparar a capacidade produtiva com a de outras empresas do mesmo setor.

3. On Time In Full (OTIF)

Outro dos principais KPIs para a indústria é o On Time In Full (OTIF), cujo conceito pode ser traduzido como “o produto certo, no tempo certo”. 

A eficiência da produção industrial está relacionada à capacidade de entregar os produtos no prazo calculado (on time) e completos, sem avarias ou com itens faltando (in full).

Para calcular esse indicador, multiplica-se o percentual de entregas on time pelo percentual de entregas in full. O objetivo é oferecer produtos com qualidade e dentro do prazo, garantindo a satisfação do cliente com a empresa.

4. Tempo Médio para Reparo

Um dos indicadores da gestão da manutenção industrial é o Tempo Médio para Reparo, que calcula quanto tempo é gasto com a correção de falhas dos equipamentos utilizados no processo produtivo.

Essa informação ajuda o setor a avaliar a qualidade do maquinário e se é necessário fazer atualizações para evitar a perda de produtividade causada por longas horas de manutenção. 

Para calcular o Tempo Médio para Reparo, divida o número total de horas gasto com reparações pelo total de falhas corrigidas no mês.

5. Tempo de Inatividade

A inatividade é um dos vilões do processo produtivo, por isso, o Tempo de Inatividade é um dos principais KPIs para a indústria. Essas perdas geram um efeito cascata, afetando os prazos e até a qualidade da produção. 

Dessa forma, saber precisamente quanto tempo o maquinário da fábrica fica sem operar é fundamental para avaliar se o tipo de reparo realizado é eficiente. Isso porque a demora e a recorrência dos consertos podem indicar que as soluções não estão sendo as melhores. 

6. Eficiência Global dos Equipamentos

Fechando a lista de principais KPIs para indústria, temos a Eficiência Global dos Equipamentos, ou OEE (Overall Equipment Effectiveness), que mensura a capacidade das máquinas e equipamentos utilizados no processo produtivo.

Assim como o OLE, o primeiro indicador da lista, o cálculo é baseado nas variáveis: qualidade (nº de itens em perfeito estado), produtividade (quanto cada máquina produz) e disponibilidade (nº de horas em funcionamento). 

O resultado do OEE é obtido com a multiplicação das três variáveis.

Leia também >>> Gestão de maquinário: 5 dicas para diminuir os custos.

Por que é importante gerenciar indicadores de desempenho?

A gestão de indicadores contribui para melhorar a qualidade das análises por serem informações precisas e confiáveis sobre o processo produtivo.

Quando os gestores se dedicam a mensuração e avaliação desses dados, conseguem identificar melhorias e buscar soluções rápidas para recuperar o desempenho, evitando prejuízo à empresa.

Para facilitar o trabalho, as indústrias implementam softwares de automação para centralizar as informações e facilitar os cálculos, eliminando o trabalho manual. Invista nesse acompanhamento e veja seu negócio crescer!

Este artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em oferecer a melhor energia para as indústrias, por meio do Mercado Livre, garantindo economia com simplicidade.

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial