Home > Facilities > Procedimentos de segurança patrimonial: o que são e como aplicar?
procedimentos-de-seguranca-patrimonial

Procedimentos de segurança patrimonial: o que são e como aplicar?

Os procedimentos de segurança patrimonial são estratégias e táticas criadas e organizadas em um documento formal, que visa garantir a segurança e proteção de bens e pessoas de empresas ou demais espaços privados, como condomínios residenciais. Os principais procedimentos de segurança patrimonial envolvem a definição de técnicas de prevenção, detecção e reação a qualquer sinistro que desestabilize a segurança patrimonial. 

O que são procedimentos de segurança patrimonial?

O objetivo dos procedimentos de segurança patrimonial é organizar as medidas que devem ser tomadas para garantir a segurança do patrimônio. 

Os procedimentos de segurança patrimonial são organizados em um documento formal de gestão de segurança patrimonial que define:

É importante reforçar que a definição de procedimentos de segurança não deve ser ignorada. 

A etapa de planejamento da segurança é fundamental para diminuir as chances de falhas que podem causar problemas futuros, bem como garantir que as pessoas (sejam os profissionais de segurança, moradores ou profissionais que atuam na empresa protegida) vão saber o que fazer em caso de acontecimentos indesejados

Quais os procedimentos de segurança mais utilizados? 

Antes de aprofundarmos sobre quais os procedimentos de segurança patrimonial mais adotados, é importante lembrar que a segurança patrimonial atua na prevenção e combate a:

  • incêndios;
  • furtos e assaltos;
  • invasão da propriedade;
  • atos de espionagem;
  • sabotagem;
  • acidentes de trabalho;
  • invasões em sistemas de dados e informações em rede;
  • sequestros e mais. 

Para proteger o local e as pessoas que circulam por ele, os procedimentos de segurança patrimonial são criados com foco nas etapas de:

  1. Prevenção: identificando a probabilidade, o risco e o efeito de um sinistro e criando ações de prevenção que visem evitar esses problemas. 
  2. Inibição: a criação de suporte para inibir a ação de criminosos, sejam de dentro ou fora da empresa é considerada uma das fases principais dos procedimentos de segurança patrimonial.
  3. Reação: uma vez que as duas etapas anteriores não tenham, efetivamente, impedido a ação criminosa, é necessário ter preparado procedimentos que venham a combater os problemas que se tornaram realidade. 

Entre os procedimentos de segurança patrimonial estão ações que utilizam equipamentos, como sistema de CFTV e portaria virtual, para inibir a ação criminosa, e as que envolvem o trabalho do vigilante.

Leia também: O que faz o vigilante patrimonial? Porque e quando contratar 

Proteção de entradas

Aqui é importante deixar claro que não estamos falando apenas de proteção da portaria, mas também de outros locais que podem ser de fácil passagem para criminosos, como muros, entradas alternativas e garagem.

Entre os principais procedimentos de segurança patrimonial está a proteção dessas entradas e para prevenir invasões alguns procedimentos são adotados, entre eles a instalação de câmeras de segurança, sensores de movimento, cercas e mais. 

Proteção do entorno

Uma das práticas mais recomendadas na segurança patrimonial é a avaliação do entorno

Com câmeras que capturam imagens além da portaria, incluindo todo o entorno do local, os vigilantes podem se preparar para agir com mais tempo, aplicando as técnicas corretas de segurança para esses casos. 

Além disso, um sistema de proteção que envolve o entorno ajuda a inibir a ação de uma boa parte de criminosos.

Controle de acesso

Essa é outra etapa que merece muita atenção na criação de procedimentos de segurança patrimonial, entre essas estratégias estão: 

  • reconhecimento facial, para garantir que um morador é realmente um morador (é possível usar fotos e manter em arquivos, por exemplo);
  • distanciamento da portaria com o vigilante e a entrada do visitante ou morador;
  • portaria virtual;
  • biometria;
  • identificação e liberação de entrada a partir da apresentação de documentos e registro de dados;
  • solicitar em TODOS os casos a liberação do morador para a entrada de visitante (mesmo quando o visitante já foi visto com o morador ou liberado em outras ocasiões); e mais. 

Em cada situação uma série de procedimentos personalizados devem ser consideradas. 

O controle de acesso deve ser realizado tanto para a entrada e saída de pessoas quanto para acesso de mercadorias e veículos. 

Leia também: Plano de segurança patrimonial para condomínio em 4 etapas

Segurança patrimonial 

Como vimos, os procedimentos de segurança patrimonial representam um conjunto estratégias que visam evitar ou solucionar problemas relacionadas a segurança de um ambiente.

Esses procedimentos permitem um trabalho eficaz, com etapas e estratégias previamente estabelecidas, que garantem a melhor conduta de diferentes situações que podem ocorrer.

É importante lembrar que a segurança patrimonial garante a integridade física das pessoas que trabalham na empresa ou moram nos condomínios que contam com esse tipo de proteção. 

A segurança patrimonial é sem dúvida uma área de extrema responsabilidade e por isso um profissional da área só pode atuar mediante a autorização da Polícia Federal

As atividades de segurança patrimonial estão regulamentadas pela Lei nº 7.102, de 1983. Sendo necessário o cumprimento de uma série de exigências como curso, certificação e atualização profissional a cada 2 anos. 

É exatamente por isso que a terceirização da segurança patrimonial é a escolha de grande parte das empresas que buscam por esse serviço. 

Além da confiança de ter ao seu lado profissionais capacitados e treinados, conta com uma empresa autorizada pela própria Polícia Federal para funcionar. 

Antes de contratar uma empresa terceirizada de segurança patrimonial confira se ela está legalizada acessando o site da Polícia Federal.

Conheça a lista completa de empresas de Segurança Patrimonial cadastradas no site da oHub.

O passo a passo para solicitar uma proposta é simples e em menos de cinco minutos você contacta diversas empresas com apenas um pedido:

  • preencha as informações básicas sobre o serviço que você precisa;
  • especifique a localização da sua empresa;
  • forneça os dados para contato do fornecedor.

Pronto! Agora é só aguardar as propostas comerciais de fornecedores qualificados. 

Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:


Economize tempo e obtenha melhores preços. Solicite hoje seu pedido de orçamento

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial