Home > Contratar fornecedores > Processo de desenvolvimento de novos fornecedores
O desenvolvimento de novos fornecedores é essencial para a empresa.

Processo de desenvolvimento de novos fornecedores

A implantação de um processo de desenvolvimento de novos fornecedores é uma das atitudes mais necessárias para manter a correta decisão de compras, de definição de preços, prazos e qualidade para a manutenção das atividades empresariais.

Enquanto a empresa busca tratar seus clientes com a máxima qualidade, atendendo suas necessidades, o processo anterior também precisa acompanhar esse atendimento, considerando que se trata de um movimento contínuo, principalmente quando se percebe que, não havendo o comprometimento dos fornecedores, não haverá o correto processo de vendas.

Vamos analisar os principais motivos que devem levar a empresa a implantar um processo de desenvolvimento de novos fornecedores:

  • Os fabricantes e montadores dependem em mais de 50% de matéria prima fornecida pelos fornecedores;
  • A qualidade do fornecimento de produtos dos fornecedores deve acompanhar a qualidade dos produtos finais, evitando reclamações, principalmente com relação à garantia;
  • Existe uma interdependência entre comprador e fornecedor para completar o processo de produção e de vendas.

Com o passar do tempo, as empresas puderam perceber que a melhor maneira de se chegar à escolha de fornecedores de qualidade é a criação de uma carteira de bons fornecedores, que consigam reduzir não conformidades e que possam incrementar a produtividade e a competitividade, fazendo com que a empresa continue seu processo de melhoria contínua. O fornecedor deve, então, tornar-se um parceiro, criando um relacionamento de confiança, estabelecendo um relacionamento de longo prazo.

Essa parceria deve, com o tempo, tornar-se um relacionamento cooperativo, garantindo a melhoria de desempenho tanto de fornecedor quanto de comprador, com vistas à melhoria da qualidade dos produtos.

Quando se fala em relacionamento cooperativo, fala-se em relacionamento contínuo e planejado, baseado em confiança, em planejamento conjunto e numa relação lucrativa para ambas as partes. Cria-se, então, a relação de parceria, onde há um compromisso entre o fornecedor e o comprador, com objetivos claros e definidos, criando em ambos o mesmo espírito, fazendo parte de uma mesma equipe de trabalho, se vista sob um ângulo mais aberto.

Como criar um processo de desenvolvimento de novos fornecedores

Um processo de desenvolvimento de novos fornecedores deve passar por alguns requisitos básicos, como o estabelecimento de um contrato de longo prazo, incentivando o fornecedor a investir em melhorias; a redução do número de fornecedores, aumentando a participação no mercado dos escolhidos; estabelecer critérios de desenvolvimento de programas de qualidade semelhantes ao do comprador, para garantir os produtos comprados.

Para se chegar a esse ponto, então, é necessário que o fornecedor tenha o compromisso com o comprador, mantendo alguns procedimentos, dentro da exigência do comprador, como relacionamos a seguir:

  • Cumprimento de prazos de entrega;
  • Fornecimento de itens dentro dos padrões de qualidade exigidos;
  • Oferta de preços mais competitivos;
  • Apresentar um histórico de referências;
  • Fornecimento de serviços que possam complementar seus produtos;
  • Fornecer apoio técnico.

Com o cumprimento desses requisitos, o fornecedor pode se considerar alinhado com a estratégia do comprador, participando de uma estratégia organizacional. Cria-se uma sincronização de processos, fornecendo impactos favoráveis tanto ao custo dos produtos, quanto à sua qualidade.

Ao correr do tempo, com o relacionamento entre fornecedor e comprador avançando, também é necessário que haja um monitoramento contínuo do contrato e dos processos implantados pelo fornecedor, estabelecendo uma parceria mais firme e fortalecendo principalmente os fornecedores mais fracos.

Essa parceria mais aprofundada pode trazer benefícios aos dois lados, conseguindo fazer com que o fornecedor tenha uma saúde financeira melhor, podendo atender às necessidades do comprador e gerando o comprometimento entre ambos de se apoiarem mutuamente.

O comprometimento irá conceder o clima de liberdade entre ambos para que possam criar indicadores de desempenho, fornecendo o comprador o apoio necessário ao fornecedor para que os níveis sejam similares, mantendo condições para:

  • Alinhar as metas de desempenho do fornecedor com as metas do comprador;
  • Definir os aspectos de desempenho que devem ser melhorados;
  • Determinar o método de coleta de informações;
  • Fornecer feedback aos fornecedores quanto ao seu desempenho;
  • Produzir resultados decorrentes do desempenho do fornecedor.

Deve-se ter em mente que um fornecedor bem administrado é capaz de fornecer melhores produtos, com maior valor, dentro dos prazos estabelecidos e dentro das conformidades exigidas pelo cliente, proporcionando redução de custos e desenvolvimento de produtos com mais qualidade.

Essa avaliação dos fornecedores poderá também antecipar e reduzir os riscos, seja de saúde financeira ou de desempenho operacional, com uma comunicação mais aberta e com melhores resultados dentro de um processo de melhoria contínua.

O processo de desenvolvimento de novos fornecedores possui o poder de criar impactos positivos no relacionamento entre empresas, trabalhando em conjunto e estabelecendo objetivos comuns, com planos de ação voltados para os resultados, uma certeza de sucesso para ambos os lados.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial