Já há algum tempo que os velhos “Departamentos de Pessoal” foram substituídos nas empresas por áreas de Recursos Humanos mais estratégicas e voltadas aos objetivos do negócio.
Nomes como Talentos Humanos e Gente e Gestão surgem para evidenciar essa nova postura de Recursos Humanos.
Dentre as diversas tendências que estão se instalando nas empresas que têm uma visão atualizada da gestão de pessoas, podemos destacar a influência da transformação digital, que tem gerado oportunidades para a automação de processos de RH e o uso do e-learning nas empresas.
Essas duas tendências têm uma relação direta com o processo de treinamento e desenvolvimento de pessoal.
Neste post, você vai entender o papel estratégico que o RH deve desempenhar para entender os objetivos do negócio e determinar quais os treinamentos organizacionais que devem ser desenvolvidos para atender às necessidades da empresa.
5 passos para a implantação de um processo de treinamento e desenvolvimento
Um processo de treinamento e desenvolvimento é tão importantes para uma empresa que uma das mais badaladas metodologias de planejamento estratégico, o BSC (Balanced Scorecard), inclui o aprendizado e crescimento entre as 4 perspectivas que devem ser contempladas com objetivos e metas em um planejamento.
Mas mesmo empresas que não usam essa metodologia precisam desenvolver um processo de treinamento e desenvolvimento, sob o risco de verem seu negócio não realizar seus objetivos por falta de colaboradores capacitados.
Confira quais os 5 passos que sua empresa deve dar para colocar em prática um processo de treinamento e desenvolvimento bem-sucedido.
1- Análise do planejamento estratégico
O departamento de Recursos Humanos deve analisar cuidadosamente o planejamento estratégico da empresa e detectar entres seus objetivos e metas como o RH pode contribuir para seu sucesso.
Dentre as tarefas desse departamento, a capacitação de pessoas é um ponto fundamental.
Portanto, cabe ao departamento de RH iniciar um processo de treinamento e desenvolvimento alinhado com as diretrizes estratégicas organizacionais.
2- Definição das competências necessárias para o negócio
Ao desdobrar os objetivos estratégicos nos objetivos de RH, o gestor dessa área deve atentar para quais competências serão necessárias para que a empresa conte com pessoal qualificado.
Só assim ela será capaz de transformar o planejamento estratégico em uma realidade.
Isso pode incluir a contratação de pessoal especializado, o treinamento da força de trabalho atual ou ambos.
3- Avaliação das deficiências de capacitação na empresa
Com as competências que é preciso desenvolver definidas, é necessário fazer uma avaliação detalhada de quais delas se encontram em defasagem entre os colaboradores da empresa.
Uma das melhores metodologias para isso é o uso de questionários de avaliação 360 graus, já formatados com perguntas que possam detectar a presença ou não das competências desejadas nos colaboradores.
Esse tipo de avaliação envolve pares, superiores, subordinados e até cliente e fornecedores que dão sua opinião acerca das competência e habilidades dos colaboradores avaliados.
As opiniões dadas são sigilosas.
4- Escolha da metodologia de treinamento
Atualmente existem diversas metodologias de ensino, capacitação e treinamento corporativo de pessoal.
Treinamentos a distância, via EAD (o chamado e-learning), cursos presenciais na empresa ou fora dela, treinamentos motivacionais no estilo de dinâmicas de grupo, auxílio financeiro para que funcionários façam uma graduação ou mesmo pós-graduação e ainda a criação de universidades corporativas.
Cabe ao RH definir quais dessas metodologias, podendo usar mais de uma em conjunto, são as mais adequadas para a empresa atingir seus objetivos, levando em conta o custo, o tempo para a capacitação dos colaboradores e a qualidade do aprendizado.
5- Acompanhamento dos resultados
Um processo de RH tão importante quanto o treinamento e desenvolvimento precisa ser acompanhado de perto.
Para isso, é necessário automatizar a coleta de dados e indicadores de desempenho, como a frequência dos colaboradores às aulas, as notas recebidas e também o feedback deles sobre a qualidade da aulas e treinamentos que frequentam.
Além disso, é possível cruzar os dados de desempenho dos alunos nos treinamentos e capacitações com seu desempenho na organização.
Dessa forma se consegue verificar se o processo de treinamento e desenvolvimento está atingindo os objetivos desejados e proporcionado colaboradores preparados para desempenharem suas funções com mais eficiência e produtividade.
Feita essa análise dos resultados, será possível avaliar se o projeto de capacitação está no rumo certo, auxiliando a empresa a atingir seus objetivos estratégicos, ou se é preciso fazer ajustes visando a melhoria contínua desse processo de treinamento e desenvolvimento.
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Este artigo foi escrito pela equipe do HEFLO, um software de BPM e modelagem de processos intuitivo e baseado na nuvem.
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