Home > Consultoria Financeira > Como fazer uma projeção financeira para 2021? É possível no cenário atual?
projecao-financeira-empresa-2021

Como fazer uma projeção financeira para 2021? É possível no cenário atual?

A projeção financeira é uma ferramenta de gestão muito importante para o desenvolvimento de uma empresa, especialmente agora diante do cenário incerto de 2021.

Mesmo com as previsões de que o próximo ano será bastante difícil para os empreendedores de todos os portes, é importante manter o negócio organizado.

Se a sua empresa está sendo impactada pela pandemia da Covid-19, prever o novo ano financeiro pode parecer difícil à primeira vista.

Porém, fazer a projeção financeira da empresa vai ajudá-lo a entender a situação atual e quais são as expectativas para um futuro próximo.

Com esse documento em mãos, você pode, inclusive, aumentar suas chances de conseguir um investimento ou empréstimo, pois terá algo concreto para mostrar e que valida sua análise de que existe possibilidade de crescimento.

Preparado para começar a projeção financeira da sua empresa para 2021? Continue lendo e confira as principais dicas e o passo a passo para elaborar o documento.

O que é projeção financeira?

A projeção financeira é um documento que descreve as entradas (receita) e os gastos (saídas) de uma empresa para um determinado período de tempo.

Como falamos acima, ter uma projeção demonstra que o dono do negócio sabe o que pode impulsionar o crescimento da empresa.

Por isso, exige bastante cuidado e critério na hora de projetar para ser o mais preciso possível.

Mas o que entra em jogo na hora de fazer uma projeção financeira?

A situação atual do mercado e as projeções do país são um dos primeiros pontos. A expectativa do Banco Mundial para a economia brasileira é de que vamos fechar 2020 com uma retração de 8%.

Para 2021, a previsão de recuperação do período de pandemia ainda será lenta com uma estimativa de crescimento de 2%.

O cenário não está favorável e daqui para frente os empreendedores precisam estar ainda mais atentos a movimentação financeira da empresa.

E aqui cabe uma nova pergunta: é possível fazer uma projeção financeira para 2021, mesmo diante de tanta incerteza e das previsões pouco otimistas?

Tipos de projeção financeira

Bom, parece difícil, mas não é impossível. Agora, você não vai sentar para prever os próximos cinco anos do seu negócio.

Ao invés disso, pode fazer uma projeção financeira exclusiva para 2021, em que vamos viver um momento bastante específico.

Com a projeção em mãos, você vai poder acompanhar com eficiência mês a mês o desempenho da empresa e ainda avaliar a necessidade de investimentos externos.

Existem três tipos de projeção financeira que podem ser feitas:

  1. Projeção financeira de curto prazo: feita para um período de 12 meses e acompanhada mensalmente;
  2. Projeção financeira de médio prazo: feita para um período de três anos e acompanhada semestralmente;
  3. Projeção financeira de longo prazo: feita para um período de cinco anos e acompanhada anualmente.

Quanto mais tempo se tenta projetar, mais incerto fica esse cálculo, pois muitos fatores podem surgir e afetar as projeções, como foi o caso da pandemia de coronavírus.

Como o momento exige cautela, fazer a projeção financeira da sua empresa para 2021, acompanhando a variação no curto prazo é o melhor caminho.

Então mãos a obra e veja a seguir quais são as etapas da projeção financeira.

Quais são as etapas da projeção financeira para empresas?

como-fazer-projecao-financeira-empresa

1. Análise o histórico de receita

Para começar a fazer a projeção financeira financeira da empresa é importante ter uma base para eliminar o “achismo” desse processo.

Como 2021 será um ano mais difícil, esse entendimento se faz ainda mais importante.

Então reúna os dados relativos a receita da empresa (tudo que entrou no caixa) que inclui as vendas realizadas e outras fonte de receita.

2. Descreva as despesas fixas e variáveis

Outra base importante da projeção financeira é saber as principais saídas do negócio.

As despesas fixas são aquelas que o pagamento não podem faltar: fornecedores, aluguel, salários, contas em geral (água, luz, internet, entre outros), etc.

Já as despesas variáveis também devem ser incluídas como comissões, investimentos em marketing, impostos, etc.

3. Estude o fluxo de caixa

O fluxo de caixa também é importante para fazer uma projeção financeira consistente. Durante o ano, ele pode ser analisado diariamente, semanalmente ou mensalmente.

A frequência varia de negócio para negócio. Lojas, por exemplo, fazem o fluxo de caixa diário. Uma empresa de vendas pode acompanhar o fluxo mensal.

O fluxo de caixa é o cálculo de tudo que entra e sai do caixa da empresa durante um determinado período.

Por isso, é um termômetro para analisar a eficiência da projeção ao longo do ano, ou seja, além de estudar o fluxo de caixa do ano anterior, em 2021 é fundamental não tirar o olho dessa movimentação.

4. Entenda como funciona seu ciclo financeiro e ponto de equilíbrio

Outros dois fatores relevantes para a projeção financeira são o ciclo financeiro e o ponto de equilíbrio.

O ciclo financeiro é o prazo entre o pagamento dos fornecedores e o recebimento do valor investido em vendas.

Com um tempo maior para pagar os fornecedores, a empresa consegue manter capital de giro e evita juros de outros pagamentos, por exemplo, conseguindo manter as contas em dia.

Já o ponto de equilíbrio se refere ao valor em vendas necessário para manter a empresa e ter lucro dentro de um determinado período.

Entendendo qual é o desempenho necessário para balancear despesas e receitas, as ações de marketing podem ser melhor planejadas para manter o negócio no positivo.

5. Monitore o planejamento financeiro

A projeção financeira não é um documento de gaveta. Você vai montar, apresentar e revisá-lo mensalmente ao longo do ano.

Baseados nos valores já conquistados e levando em consideração o momento atual, você define a projeção financeira e cria ações para gerar mais receita, além de acompanhar o que está dando certo ou errado.

Faça sua projeção financeira para 2021!

Agora que você já sabe o que considerar para fazer sua projeção financeira, pode começar a planejar o caminho do seu negócio para superar os desafios desse novo ciclo.

Para isso, você pode ter apoio de uma consultoria com os especialistas de uma consultoria empresarial.

Não sabe onde encontrar um profissional ou empresa dessa área? Confira a lista completa de fornecedores de Consultoria Empresarial que a oHub tem para você.

Com poucos passos você faz sua solicitação e recebe orçamentos de diversas empresas com apenas um pedido. Conheça as empresas perto de você!

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial