Home > Facilities > Projeto de cabeamento estruturado – quais os passos para elaborar um?

Projeto de cabeamento estruturado – quais os passos para elaborar um?

Um projeto de cabeamento estruturado bem elaborado pode ser um diferencial fortíssimo para realização eficiente de diversas atividades. Confira mais informações sobre projeto de cabeamento estruturado

Além de oferecer suporte para os mais variados meios de comunicação através de um meio físico padronizado, um projeto de cabeamento estruturado permite flexibilidade na mudança do layout, facilidade na localização de um cabo no sistema e manutenção de uma área de trabalho.

Normas nacionais e internacionais que tratam do assunto foram criadas para direcionar e simplificar a implantação da estrutura mais adequada para cada caso e cada empresa. Mas existem alguns passos básicos a serem seguidos para elaborar bem um projeto de cabeamento estruturado.

Projeto de cabeamento estruturado

O desenvolvimento correto da infraestrutura para este tipo de projeto é fundamental. A correção de uma estrutura implica em um custo mais elevado e não oferece a mesma qualidade daquele que foi bem feito desde o princípio. O cabeamento estruturado possui atributos específicos que interferem diretamente num projeto arquitetônico.

Este tipo de cabeamento opera em fluxo alto, o que exige um planejamento detalhado. Ligar um PC diretamente a um HUB é incorreto, por exemplo. Felizmente, a norma prevê todos estes detalhes e, se seguida de forma acertada, acelera o processo tanto de planejamento quanto de instalação.

Primeiramente, é fundamenta identificar todos os pontos que a rede deve atender. Antigamente, cada PC precisava de um cabo de rede conectado. Felizmente, hoje em dia o processo pode ser simplificado através de routers wi-fi. Mesmo um PC de mesa pode ser beneficiado uma que vez se instale um receptor wi-fi, um aparelho simples que conecta via USB. Neste caso, o dimensionamento da rede deve calcular a quantidade máxima de computadores por Router e o alcance do sinal.

Mesmo assim, a rede que vai alimentar os Roteadores é totalmente física. Neste sentido, confira as especificidades do cabeamento a seguir.

Tipos de cabos

Cabos de fibra ótica são mais indicados para redes de grande porte, pois tem maior alcance, velocidade e são imunes a interferências eletromagnéticas. Já o cabo de par trançado é de fácil instalação e mais barato, porém seu curto alcance o torna indicado para redes menores. Portanto, o projeto deve prever o porte da rede.

A alimentação dos equipamentos necessários à rede deve ser dedicada a esse propósito. O que não significa uma fiação especial, mas sim a inclusão de elementos que garantam a segurança. Já o aterramento deve ser feito em toda a estrutura e seguir as determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Qualquer projeto de rede encontra a maioria de seus defeitos no cabeamento. E, tendo em vista a quantidade de aplicações dependentes, como telecomunicações e vigilância, o projeto de cabeamento estruturado torna-se essencial. O oHub fornece este serviço de forma completa. Precisa de um orçamento? Clique aqui!

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial