Home > Condominios > Quais as obrigações de uma administradora de condomínios?
administradora de condomínios - oHub

Quais as obrigações de uma administradora de condomínios?

As reais obrigações de uma administradora de condomínios é um assunto que rende dúvidas. Quais são as verdadeiras funções? Qual papel ela exerce dentro da gestão do condomínio? Quanto cobra uma prestadora desse tipo de serviço?

Retire suas dúvidas em nosso post de hoje. Entenda as obrigações da administradora de condomínios ao assinar um contrato de prestação de serviços.

 

Quais as responsabilidades de uma administradora de condomínios?

O primeiro passo é determinar as principais funções de uma administradora de condomínios, como cuidar da gestão contábil, de recursos humanos, financeira, administrativa e jurídica de um condomínio.

 

Quais as funções quanto à gestão financeira?

Um dos principais motivos que levam um condomínio a contratar uma administradora de condomínios é a gestão financeira do empreendimento.

As principais funções na parte de finanças de uma administradora são:

  • Gerenciar todas as contas a pagar;
  • Gerenciamento de fundo de reserva;
  • Elaboração de demonstrativos de receitas e despesas;
  • Fornecimento de assessoria na previsão orçamentaria e prestação de contas;
  • Efetuar o controle de inadimplências do condomínio, efetuando relatórios e suas devidas cobranças;
  • E, caso o condomínio opte pela modalidade de serviço – conta pool  , a empresa deverá administrá-la.

 

Quais as funções na gestão de recursos humanos?

A gestão de recursos humanos é extremamente significativa para a administração condominial. Veja abaixo as obrigações em relação aos recursos humanos:

  • Elaboração da folha de pagamento dos funcionários do condomínio;
  • Desenvolvimento e armazenamento de contratos de trabalho;
  • Gerenciamento e pagamento de encargos previdenciários, bem como tributários.

As administradoras costumam ficar responsáveis pela seleção, contratação e até treinamento de novos colaboradores do condomínio. No entanto, essas atividades poderão ser levadas como adicionais. Ou seja, poderá aumentar o valor mensal de contrato, de acordo com a necessidade de cada condomínio.

Quais as funções jurídicas?

 

Essa é uma pergunta essencial que todo síndico precisa fazer para nova administradora de condomínios que pretende contratar.

Posteriormente, no âmbito jurídico, a função principal da administradora de condomínios será oferecer assessoria aos síndicos. A empresa deverá oferecer suporte jurídico, por exemplo, em casos de inadimplência de condôminos.

As obrigações tributarias e jurídicas, como o EFD Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais) e o e-Social, estão transformando o mercado de administração condominial. Uma administradora preparada precisa cumprir com essas obrigações com transparência e correção.

Uma boa administradora de condomínios possui todo o conhecimento necessário para entrar com cobranças judiciais de maneira rápida e eficiente, anteriormente ao surgimento do problema.

 

Quais as funções administrativas?

A principal função de uma administradora de condomínio está relacionada às atividades burocráticas do empreendimento, como:

  • Emissão e envio de boletos de cobrança de taxa condominial;
  • Organização de documentos pertinentes ao condomínio;
  • Organização da pasta de prestação de contas;
  • Cumprimento de todas as obrigações contábeis e fiscais do condomínio.

 

Qual a diferença entre administrador de condomínio e síndico?

Uma alternativa para solucionar os problemas da administração do condomínio é a contratação de um síndico profissional. Esse é um tipo de profissional liberal que atua com as mesmas funções de uma administradora, mesmo que o preço seja mais em conta, uma administradora de condomínios é sempre a melhor opção.

Atente-se para um ponto extremamente importante: é dever da administradora administrar as convenções coletivas para o empreendimento sempre seguindo as normas do condomínio.

Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:

 

Onde encontrar boas administradoras de condomínios?

Se deseja contratar empresas que auxiliem a encontrar uma boa administradora de condomínios, com qualidade e credibilidade que o seu empreendimento merece, o oHub pode ajudar.

Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam o serviço de administradora de condomínios.

É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes

Sobre Luiza Guimarães

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial