Primeiro o sonho, depois o projeto e finalmente a hora de colocar tudo em prática. Assim nasce uma empresa, ou pelo menos a ideia. Na prática, é preciso seguir algumas normas do governo e contar com o apoio de alguns órgãos como o Sebrae, por exemplo e claro, preparar a “papelada” para a abertura da empresa, o que a partir desse ano ficou mais fácil e rápido graças à criação do Programa Bem Mais Simples Brasil, do Governo Federal.
Apesar da burocracia ter diminuído consideravelmente na hora de abrir uma empresa, é preciso contratar os fornecedores certos para começar bem o seu empreendimento. A seguir uma relação de alguns desses fornecedores imprescindíveis para o ‘nascimento jurídico’ de sua empresa.
Contador
Esse é o primeiro fornecedor que deve constar em seu projeto, afinal de contas é ele quem vai cuidar de toda a burocracia tanto da abertura, quanto de toda a vida de sua empresa. Todo o trâmite legal de um negócio passa por um contador, que precisa estar devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade
A legislação atual estabelece vários tipos de obrigações, sejam elas comerciais, tributárias, fiscais, trabalhistas ou previdenciárias. Por isso a assessoria de um profissional da área contábil é fundamental.
Corretor de imóveis, escritório virtual ou coworking
Além da abertura da empresa, que passa a existir a partir da liberação de seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), o negócio precisa ter um ponto de referência que já deverá constar na documentação oficial. Seja para locar uma sala ou comprar um ponto comercial maior, é preciso contar com esse fornecedor tão importante quanto os demais: O corretor de imóveis.
Escolha um bom profissional na área, porque um bom corretor vai além do processo de compra e venda, ou locação do imóvel. Ele deve defender seu interesse, além de facilitar a negociação e oferecer tranquilidade e segurança na transação.
Uma segunda opção, mas muito comum para os novos empreendedores é começar o negócio dentro de um escritório virtual ou coworking antes de ter um próprio escritório.
Para explicar melhor, o coworking é um novo jeito de trabalhar baseado no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação, mas que podem compartilhar e trocar serviços e experiências.
Já o escritório virtual é voltado tanto para empresas, profissionais ou pequenos empreendedores e inclui basicamente o atendimento telefônico, transferência de chamados e um endereço físico e fiscal. O interessante desse modelo é o fato de uma empresa localizar-se em uma pequena cidade do interior e manter seu endereço físico (escritório virtual) em uma grande metrópole, como São Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo.
Reforma, móveis e decoração
Se optar por um lugar próprio, talvez seja necessário fazer uma pequena reforma, comprar móveis e decorar. Nesse caso, um arquiteto ou decorador será o fornecedor que deixará tudo organizado e embelezado para a inauguração de seu negócio e poderá continuar cuidando da beleza do ambiente depois de todo esse processo, afinal manter é tão importante quanto criar.
Designer gráfico
Há pouco tempo atrás esse profissional não aparecia muito na relação de fornecedores essenciais na abertura de uma empresa, mas hoje os tempos mudaram e sua empresa precisa começar bem em todos os sentidos. A logomarca de seu negócio, serviço ou produto deve nascer junto com a criação legal da empresa e é o designer gráfico que vai cuidar disso para você. Existem empresas que prestam esse tipo de serviço e até mesmo profissionais que trabalham no sistema freelance e que podem ser encontrados em sites especializados. Porém, se existir um perto de você, melhor ainda.
Desenvolvedor de sites
Uma empresa que se preza, precisa ter um site institucional e muitas vezes um e-commerce. Não espere para cuidar disso depois que a empresa estiver ‘caminhando’. De forma alguma!
O site deve existir já na inauguração do escritório ou lançamento de sua empresa. Há uma extensa lista de fornecedores que trabalham com a criação de sites, desde o projeto inicial, produção de conteúdo, design e publicação de sua página na web.
Agência de marketing e/ou publicidade
Para lançar uma empresa no mercado é preciso mais do que fazer seu registro jurídico. É preciso planejar a estratégia de marketing para o lançamento. É preciso fazer acontecer, tornar a entrada no mercado um evento importante, mostrar a que veio. Nessa etapa, o fornecedor chave é uma empresa de marketing ou publicidade. É ele quem vai cuidar da imagem do seu negócio, apresentá-lo ao mercado e buscar espaço nos meios de comunicação através da sugestão de uma pauta jornalística, que pode ser terceirizada para uma empresa ou profissional que presta serviços de assessoria de imprensa. Além dos espaços gratuitos que uma assessoria de imprensa geralmente consegue para seus clientes, há também a possibilidade da compra de espaço publicitário nos meios de comunicação. Afinal, sua empresa está nascendo e a propaganda é a alma do negócio. É uma frase de efeito e muito antiga, mas que não pode ser desconsiderada.
O marketing digital é uma tendência e não pode ficar de fora do seu planejamento de comunicação. É através dele que sua agência irá traçar as estratégias em mídias digitais como a internet e seus diversos canais (Sites, blogues, Youtube, Redes Sociais, etc.), além de ações voltadas exclusivamente para o público mobile, que faz uso dos mais variados aplicativos para celular, smartphone e tablet. É importante lembrar que o marketing digital é a melhor ferramenta para um uso eficaz dos benefícios da mobilidade.
Você tem mais algum fornecedor para acrescentar em nossa lista? Cite nos comentários! E se precisar de ajuda para encontrar o fornecedor ideal, o Ohub está aqui pra te ajudar! Até a próxima!
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer